11296
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Tangram:Um jogo divertido

POR: Ana Carla Thomaz Meira 18/07/2018
Código: MAT3_17GEO04

3º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Construir e analisar figuras pela composição das diferentes figuras geométricas planas.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete , escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma.

Propósito:Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quem já fez alguma atividade com o tangram?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Ana Carla Thomaz Meira

    Mentor: Daniela Pannuti

    Especialista de área: Pricilla Cerqueira

    Habilidade da BNCC

    (EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados

    (quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.

    Objetivos específicos:
    Construir e analisar figuras pela composição das diferentes figuras geométricas planas.

    Conceito-chave:

    Figuras planas.

    Recursos necessários:

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
    • Lápis de cor.
    • Régua.
    • Um Tangram por aluno que poderá ser confeccionado em EVA, cartolina ou papel cartão.

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 5)

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

  • No caderno ou no papel sulfite solicite que a turma através da sua descrição desenhe a figura.
  • Confira com a turma as figuras construídas analisando as diferenças entre os desenhos e o porquê dessas possíveis diferenças.
  • Confeccione 1 tangram para cada aluno, cole em folha de papel cartão ou cartolina para maior durabilidade.
  • Explique para a turma que o Tangram é um jogo chinês formado por 7 peças: 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio, 1 quadrado e um 1 paralelogramo e o seu objetivo é formar uma figura utilizando as sete peças.
  • Esse jogo tem algumas regras discuta-as com a turma. (Exemplo: as peças precisam ficar unidas pelo menos por um vértice,não podem ficar sobrepostas,etc…)

Propósito: Identificar as figuras geométricas trabalhadas.

Discuta com a turma:

  • Que figura foi formada? Será que todos formaram a mesma figura?
  • Todos conseguiram formar um foguete?Por quê?
  • Quais são as figuras que compõem o Tangram? (Neste momento relembre com a turma se necessário, o nome das figuras, o número de lados e o seu ponto de encontro (vértices).
  • Quais são as maiores peças?
  • E as menores?

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 5)

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

  • No caderno ou no papel sulfite solicite que a turma através da sua descrição desenhe a figura.
  • Confira com a turma as figuras construídas analisando as diferenças entre os desenhos e o porquê dessas possíveis diferenças.
  • Confeccione 1 tangram para cada aluno, cole em folha de papel cartão ou cartolina para maior durabilidade.
  • Explique para a turma que o Tangram é um jogo chinês formado por 7 peças: 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio, 1 quadrado e um 1 paralelogramo e o seu objetivo é formar uma figura utilizando as sete peças.
  • Esse jogo tem algumas regras discuta-as com a turma. (Exemplo: as peças precisam ficar unidas pelo menos por um vértice,não podem ficar sobrepostas,etc…)

Propósito: Identificar as figuras geométricas trabalhadas.

Discuta com a turma:

  • Que figura foi formada? Será que todos formaram a mesma figura?
  • Todos conseguiram formar um foguete?Por quê?
  • Quais são as figuras que compõem o Tangram? (Neste momento relembre com a turma se necessário, o nome das figuras, o número de lados e o seu ponto de encontro (vértices).
  • Quais são as maiores peças?
  • E as menores?

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 5)

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

  • No caderno ou no papel sulfite solicite que a turma através da sua descrição desenhe a figura.
  • Confira com a turma as figuras construídas analisando as diferenças entre os desenhos e o porquê dessas possíveis diferenças.
  • Confeccione 1 tangram para cada aluno, cole em folha de papel cartão ou cartolina para maior durabilidade.
  • Explique para a turma que o Tangram é um jogo chinês formado por 7 peças: 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio, 1 quadrado e um 1 paralelogramo e o seu objetivo é formar uma figura utilizando as sete peças.
  • Esse jogo tem algumas regras discuta-as com a turma. (Exemplo: as peças precisam ficar unidas pelo menos por um vértice,não podem ficar sobrepostas,etc…)

Propósito: Identificar as figuras geométricas trabalhadas.

Discuta com a turma:

  • Que figura foi formada? Será que todos formaram a mesma figura?
  • Todos conseguiram formar um foguete?Por quê?
  • Quais são as figuras que compõem o Tangram? (Neste momento relembre com a turma se necessário, o nome das figuras, o número de lados e o seu ponto de encontro (vértices).
  • Quais são as maiores peças?
  • E as menores?

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia ,copie no quadro ou imprima a atividade.

  • Explique para a turma que em duplas, utilizando apenas 3 peças do tangram construam quadrados e depois triângulos.
  • Circule pelas duplas observando e desafiando os alunos a argumentarem sobre as suas escolhas.
  • Perceba que neste momento estamos utilizando o material para explorar as peças e identificar as suas formas verificando as figuras que são possíveis de serem construídas com três peças do tangram.

Propósito: Manusear as figuras planas e compor figuras.

Discuta com a turma:

  • Em qual das construções você encontrou mais de uma solução? Na dos quadrados ou na dos triângulos?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Solicite que as duplas compartilhem e expliquem suas descobertas; nesse momento incentive a turma a participar discutindo as ideias trabalhadas.

  • Projete o slide ou escreva e desenhe no quadro para a conclusão das ideias.
  • Privilegie a negociação coletiva e oral com os alunos produzindo com eles ao final da atividade uma síntese com as principais ideias trabalhadas.
  • Leve a turma a perceber que a união das peças pode formar outras peças.Comente também que não é possível construir triângulos somente com figuras quadriláteras; os triângulos só podem ser construídos se houver outros triângulos na construção.

Propósito: Discutir com a turma as possíveis soluções encontradas; o fechamento da discussão pode ser registrada na forma de um texto coletivo tendo a professora como escriba,esse material pode ficar afixado na sala para futuras consultas.

Discuta com a turma:

  • Quais são as principais características do polígono? (Possíveis respostas: são figuras planas fechadas, com lados retos, três ou mais que não se cruzam).

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Solicite que as duplas compartilhem e expliquem suas descobertas; nesse momento incentive a turma a participar discutindo as ideias trabalhadas.

  • Projete o slide ou escreva e desenhe no quadro para a conclusão das ideias.
  • Privilegie a negociação coletiva e oral com os alunos produzindo com eles ao final da atividade uma síntese com as principais ideias trabalhadas.
  • Leve a turma a perceber que a união das peças pode formar outras peças.Comente também que não é possível construir triângulos somente com figuras quadriláteras; os triângulos só podem ser construídos se houver outros triângulos na construção.

Propósito: Discutir com a turma as possíveis soluções encontradas; o fechamento da discussão pode ser registrada na forma de um texto coletivo tendo a professora como escriba,esse material pode ficar afixado na sala para futuras consultas.

Discuta com a turma:

  • Quais são as principais características do polígono? (Possíveis respostas: são figuras planas fechadas, com lados retos, três ou mais que não se cruzam).

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

  • Encerre a atividade retomando com os alunos o que foi explorado na aula.

Propósito: Conversa informal sobre os principais pontos explorados na aula.

Discuta com a turma:

  • Qual é o nome da figura que possui 4 lados iguais e é formada pelas sete peças do tangram?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Imprima e distribua a atividade para a turma para que possam resolvê-la individualmente.

  • Existem várias formas de formar um quadrado usando as peças do Tangram: usando 2 triângulos pequenos, 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos e 1 triângulo médio. Peça para os alunos irem experimentando e registrando as figuras formadas através de desenhos.

Propósito: Avaliar individualmente se o aluno conseguiu avançar no conteúdo proposto.

Discuta com a turma:

  • Que estratégia vocês podem utilizar para responder essa atividade?
  • Quais peças poderiam ser usadas?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Referências Bibliográficas

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática/Ministério da Educação,secretaria da Educação Básica, diretoria de Apoio à Gestão Educacional – Brasília: MEC/SEB, 2014.

Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca ; v. 4).

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ana Carla Thomaz Meira

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados

(quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.

Objetivos específicos:
Construir e analisar figuras pela composição das diferentes figuras geométricas planas.

Conceito-chave:

Figuras planas.

Recursos necessários:

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis de cor.
  • Régua.
  • Um Tangram por aluno que poderá ser confeccionado em EVA, cartolina ou papel cartão.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes