Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carla Thomaz Meira
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados
(quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.
Objetivos específicos:
Construir e analisar figuras pela composição das diferentes figuras geométricas planas.
Conceito-chave:
Figuras planas.
Recursos necessários:
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis de cor.
- Régua.
- Um Tangram por aluno que poderá ser confeccionado em EVA, cartolina ou papel cartão.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete , escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma.
Propósito:Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Quem já fez alguma atividade com o tangram?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 5)
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
- No caderno ou no papel sulfite solicite que a turma através da sua descrição desenhe a figura.
- Confira com a turma as figuras construídas analisando as diferenças entre os desenhos e o porquê dessas possíveis diferenças.
- Confeccione 1 tangram para cada aluno, cole em folha de papel cartão ou cartolina para maior durabilidade.
- Explique para a turma que o Tangram é um jogo chinês formado por 7 peças: 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio, 1 quadrado e um 1 paralelogramo e o seu objetivo é formar uma figura utilizando as sete peças.
- Esse jogo tem algumas regras discuta-as com a turma. (Exemplo: as peças precisam ficar unidas pelo menos por um vértice,não podem ficar sobrepostas,etc…)
Propósito: Identificar as figuras geométricas trabalhadas.
Discuta com a turma:
- Que figura foi formada? Será que todos formaram a mesma figura?
- Todos conseguiram formar um foguete?Por quê?
- Quais são as figuras que compõem o Tangram? (Neste momento relembre com a turma se necessário, o nome das figuras, o número de lados e o seu ponto de encontro (vértices).
- Quais são as maiores peças?
- E as menores?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 5)
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
- No caderno ou no papel sulfite solicite que a turma através da sua descrição desenhe a figura.
- Confira com a turma as figuras construídas analisando as diferenças entre os desenhos e o porquê dessas possíveis diferenças.
- Confeccione 1 tangram para cada aluno, cole em folha de papel cartão ou cartolina para maior durabilidade.
- Explique para a turma que o Tangram é um jogo chinês formado por 7 peças: 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio, 1 quadrado e um 1 paralelogramo e o seu objetivo é formar uma figura utilizando as sete peças.
- Esse jogo tem algumas regras discuta-as com a turma. (Exemplo: as peças precisam ficar unidas pelo menos por um vértice,não podem ficar sobrepostas,etc…)
Propósito: Identificar as figuras geométricas trabalhadas.
Discuta com a turma:
- Que figura foi formada? Será que todos formaram a mesma figura?
- Todos conseguiram formar um foguete?Por quê?
- Quais são as figuras que compõem o Tangram? (Neste momento relembre com a turma se necessário, o nome das figuras, o número de lados e o seu ponto de encontro (vértices).
- Quais são as maiores peças?
- E as menores?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 5)
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
- No caderno ou no papel sulfite solicite que a turma através da sua descrição desenhe a figura.
- Confira com a turma as figuras construídas analisando as diferenças entre os desenhos e o porquê dessas possíveis diferenças.
- Confeccione 1 tangram para cada aluno, cole em folha de papel cartão ou cartolina para maior durabilidade.
- Explique para a turma que o Tangram é um jogo chinês formado por 7 peças: 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio, 1 quadrado e um 1 paralelogramo e o seu objetivo é formar uma figura utilizando as sete peças.
- Esse jogo tem algumas regras discuta-as com a turma. (Exemplo: as peças precisam ficar unidas pelo menos por um vértice,não podem ficar sobrepostas,etc…)
Propósito: Identificar as figuras geométricas trabalhadas.
Discuta com a turma:
- Que figura foi formada? Será que todos formaram a mesma figura?
- Todos conseguiram formar um foguete?Por quê?
- Quais são as figuras que compõem o Tangram? (Neste momento relembre com a turma se necessário, o nome das figuras, o número de lados e o seu ponto de encontro (vértices).
- Quais são as maiores peças?
- E as menores?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Leia ,copie no quadro ou imprima a atividade.
- Explique para a turma que em duplas, utilizando apenas 3 peças do tangram construam quadrados e depois triângulos.
- Circule pelas duplas observando e desafiando os alunos a argumentarem sobre as suas escolhas.
- Perceba que neste momento estamos utilizando o material para explorar as peças e identificar as suas formas verificando as figuras que são possíveis de serem construídas com três peças do tangram.
Propósito: Manusear as figuras planas e compor figuras.
Discuta com a turma:
- Em qual das construções você encontrou mais de uma solução? Na dos quadrados ou na dos triângulos?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Solicite que as duplas compartilhem e expliquem suas descobertas; nesse momento incentive a turma a participar discutindo as ideias trabalhadas.
- Projete o slide ou escreva e desenhe no quadro para a conclusão das ideias.
- Privilegie a negociação coletiva e oral com os alunos produzindo com eles ao final da atividade uma síntese com as principais ideias trabalhadas.
- Leve a turma a perceber que a união das peças pode formar outras peças.Comente também que não é possível construir triângulos somente com figuras quadriláteras; os triângulos só podem ser construídos se houver outros triângulos na construção.
Propósito: Discutir com a turma as possíveis soluções encontradas; o fechamento da discussão pode ser registrada na forma de um texto coletivo tendo a professora como escriba,esse material pode ficar afixado na sala para futuras consultas.
Discuta com a turma:
- Quais são as principais características do polígono? (Possíveis respostas: são figuras planas fechadas, com lados retos, três ou mais que não se cruzam).
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Solicite que as duplas compartilhem e expliquem suas descobertas; nesse momento incentive a turma a participar discutindo as ideias trabalhadas.
- Projete o slide ou escreva e desenhe no quadro para a conclusão das ideias.
- Privilegie a negociação coletiva e oral com os alunos produzindo com eles ao final da atividade uma síntese com as principais ideias trabalhadas.
- Leve a turma a perceber que a união das peças pode formar outras peças.Comente também que não é possível construir triângulos somente com figuras quadriláteras; os triângulos só podem ser construídos se houver outros triângulos na construção.
Propósito: Discutir com a turma as possíveis soluções encontradas; o fechamento da discussão pode ser registrada na forma de um texto coletivo tendo a professora como escriba,esse material pode ficar afixado na sala para futuras consultas.
Discuta com a turma:
- Quais são as principais características do polígono? (Possíveis respostas: são figuras planas fechadas, com lados retos, três ou mais que não se cruzam).
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
- Encerre a atividade retomando com os alunos o que foi explorado na aula.
Propósito: Conversa informal sobre os principais pontos explorados na aula.
Discuta com a turma:
- Qual é o nome da figura que possui 4 lados iguais e é formada pelas sete peças do tangram?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Imprima e distribua a atividade para a turma para que possam resolvê-la individualmente.
- Existem várias formas de formar um quadrado usando as peças do Tangram: usando 2 triângulos pequenos, 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos e 1 triângulo médio. Peça para os alunos irem experimentando e registrando as figuras formadas através de desenhos.
Propósito: Avaliar individualmente se o aluno conseguiu avançar no conteúdo proposto.
Discuta com a turma:
- Que estratégia vocês podem utilizar para responder essa atividade?
- Quais peças poderiam ser usadas?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Referências Bibliográficas
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática/Ministério da Educação,secretaria da Educação Básica, diretoria de Apoio à Gestão Educacional – Brasília: MEC/SEB, 2014.
Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca ; v. 4).