Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Tangram:Um jogo divertido
Plano 4 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Figuras geométricas espaciais, figuras planas e simetria
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carla Thomaz Meira
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados
(quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.
Objetivos específicos:
Construir e analisar figuras pela composição das diferentes figuras geométricas planas.
Conceito-chave:
Figuras planas.
Recursos necessários:
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis de cor.
- Régua.
- Um Tangram por aluno que poderá ser confeccionado em EVA, cartolina ou papel cartão.
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete , escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma.
Propósito:Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Quem já fez alguma atividade com o tangram?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 5)
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
- No caderno ou no papel sulfite solicite que a turma através da sua descrição desenhe a figura.
- Confira com a turma as figuras construídas analisando as diferenças entre os desenhos e o porquê dessas possíveis diferenças.
- Confeccione 1 tangram para cada aluno, cole em folha de papel cartão ou cartolina para maior durabilidade.
- Explique para a turma que o Tangram é um jogo chinês formado por 7 peças: 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio, 1 quadrado e um 1 paralelogramo e o seu objetivo é formar uma figura utilizando as sete peças.
- Esse jogo tem algumas regras discuta-as com a turma. (Exemplo: as peças precisam ficar unidas pelo menos por um vértice,não podem ficar sobrepostas,etc…)
Propósito: Identificar as figuras geométricas trabalhadas.
Discuta com a turma:
- Que figura foi formada? Será que todos formaram a mesma figura?
- Todos conseguiram formar um foguete?Por quê?
- Quais são as figuras que compõem o Tangram? (Neste momento relembre com a turma se necessário, o nome das figuras, o número de lados e o seu ponto de encontro (vértices).
- Quais são as maiores peças?
- E as menores?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 5)
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
- No caderno ou no papel sulfite solicite que a turma através da sua descrição desenhe a figura.
- Confira com a turma as figuras construídas analisando as diferenças entre os desenhos e o porquê dessas possíveis diferenças.
- Confeccione 1 tangram para cada aluno, cole em folha de papel cartão ou cartolina para maior durabilidade.
- Explique para a turma que o Tangram é um jogo chinês formado por 7 peças: 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio, 1 quadrado e um 1 paralelogramo e o seu objetivo é formar uma figura utilizando as sete peças.
- Esse jogo tem algumas regras discuta-as com a turma. (Exemplo: as peças precisam ficar unidas pelo menos por um vértice,não podem ficar sobrepostas,etc…)
Propósito: Identificar as figuras geométricas trabalhadas.
Discuta com a turma:
- Que figura foi formada? Será que todos formaram a mesma figura?
- Todos conseguiram formar um foguete?Por quê?
- Quais são as figuras que compõem o Tangram? (Neste momento relembre com a turma se necessário, o nome das figuras, o número de lados e o seu ponto de encontro (vértices).
- Quais são as maiores peças?
- E as menores?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 3 ao 5)
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
- No caderno ou no papel sulfite solicite que a turma através da sua descrição desenhe a figura.
- Confira com a turma as figuras construídas analisando as diferenças entre os desenhos e o porquê dessas possíveis diferenças.
- Confeccione 1 tangram para cada aluno, cole em folha de papel cartão ou cartolina para maior durabilidade.
- Explique para a turma que o Tangram é um jogo chinês formado por 7 peças: 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio, 1 quadrado e um 1 paralelogramo e o seu objetivo é formar uma figura utilizando as sete peças.
- Esse jogo tem algumas regras discuta-as com a turma. (Exemplo: as peças precisam ficar unidas pelo menos por um vértice,não podem ficar sobrepostas,etc…)
Propósito: Identificar as figuras geométricas trabalhadas.
Discuta com a turma:
- Que figura foi formada? Será que todos formaram a mesma figura?
- Todos conseguiram formar um foguete?Por quê?
- Quais são as figuras que compõem o Tangram? (Neste momento relembre com a turma se necessário, o nome das figuras, o número de lados e o seu ponto de encontro (vértices).
- Quais são as maiores peças?
- E as menores?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Leia ,copie no quadro ou imprima a atividade.
- Explique para a turma que em duplas, utilizando apenas 3 peças do tangram construam quadrados e depois triângulos.
- Circule pelas duplas observando e desafiando os alunos a argumentarem sobre as suas escolhas.
- Perceba que neste momento estamos utilizando o material para explorar as peças e identificar as suas formas verificando as figuras que são possíveis de serem construídas com três peças do tangram.
Propósito: Manusear as figuras planas e compor figuras.
Discuta com a turma:
- Em qual das construções você encontrou mais de uma solução? Na dos quadrados ou na dos triângulos?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Solicite que as duplas compartilhem e expliquem suas descobertas; nesse momento incentive a turma a participar discutindo as ideias trabalhadas.
- Projete o slide ou escreva e desenhe no quadro para a conclusão das ideias.
- Privilegie a negociação coletiva e oral com os alunos produzindo com eles ao final da atividade uma síntese com as principais ideias trabalhadas.
- Leve a turma a perceber que a união das peças pode formar outras peças.Comente também que não é possível construir triângulos somente com figuras quadriláteras; os triângulos só podem ser construídos se houver outros triângulos na construção.
Propósito: Discutir com a turma as possíveis soluções encontradas; o fechamento da discussão pode ser registrada na forma de um texto coletivo tendo a professora como escriba,esse material pode ficar afixado na sala para futuras consultas.
Discuta com a turma:
- Quais são as principais características do polígono? (Possíveis respostas: são figuras planas fechadas, com lados retos, três ou mais que não se cruzam).
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Solicite que as duplas compartilhem e expliquem suas descobertas; nesse momento incentive a turma a participar discutindo as ideias trabalhadas.
- Projete o slide ou escreva e desenhe no quadro para a conclusão das ideias.
- Privilegie a negociação coletiva e oral com os alunos produzindo com eles ao final da atividade uma síntese com as principais ideias trabalhadas.
- Leve a turma a perceber que a união das peças pode formar outras peças.Comente também que não é possível construir triângulos somente com figuras quadriláteras; os triângulos só podem ser construídos se houver outros triângulos na construção.
Propósito: Discutir com a turma as possíveis soluções encontradas; o fechamento da discussão pode ser registrada na forma de um texto coletivo tendo a professora como escriba,esse material pode ficar afixado na sala para futuras consultas.
Discuta com a turma:
- Quais são as principais características do polígono? (Possíveis respostas: são figuras planas fechadas, com lados retos, três ou mais que não se cruzam).
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
- Encerre a atividade retomando com os alunos o que foi explorado na aula.
Propósito: Conversa informal sobre os principais pontos explorados na aula.
Discuta com a turma:
- Qual é o nome da figura que possui 4 lados iguais e é formada pelas sete peças do tangram?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Imprima e distribua a atividade para a turma para que possam resolvê-la individualmente.
- Existem várias formas de formar um quadrado usando as peças do Tangram: usando 2 triângulos pequenos, 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos e 1 triângulo médio. Peça para os alunos irem experimentando e registrando as figuras formadas através de desenhos.
Propósito: Avaliar individualmente se o aluno conseguiu avançar no conteúdo proposto.
Discuta com a turma:
- Que estratégia vocês podem utilizar para responder essa atividade?
- Quais peças poderiam ser usadas?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Referências Bibliográficas
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática/Ministério da Educação,secretaria da Educação Básica, diretoria de Apoio à Gestão Educacional – Brasília: MEC/SEB, 2014.
Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca ; v. 4).
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_17GEO04
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
Tangram para imprimir
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Álbum Virtual de fotografias
Jogo: Kids Tangram
Tangram
Tangram
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a construção de figuras planas utilizando o Tangram. Os alunos precisam ter um Tangram para poder manipulá-lo e construir as figuras planas com ele. Os alunos podem imprimir ou desenhar e recortar seu próprio Tangram.
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos com a proposta de construção de figuras.
Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode enviar a proposta por fotografia e o enunciado em forma de texto ou áudio. Você pode gravar um vídeo demonstrando a atividade também.
Os alunos devem criar as figuras pedidas utilizando o Tangram e fotografá-las. Não é necessário que copiem o enunciado. Peça que os alunos fotografem as figuras que formaram e compartilhem com seus colegas por WhatsApp ou você pode criar um álbum de fotografias virtual como, por exemplo, o Google Fotos, para que os alunos postem suas fotos.
Caso nenhuma das opções seja possível, você pode imprimir a atividade e disponibilizar para os alunos buscarem na escola. Essa deve ser a última das opções, dado o momento que estamos vivenciando.
Discussão das soluções
Compartilhe os slides da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça que os alunos comparem com suas criações com as apresentadas. Caso não consigam montar alguma, os alunos podem observar as apresentadas e explicar os motivos. Eles podem se colocar através de texto ou de áudio. Devem também comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade de Raio-x retoma a formação do quadrado com as peças do Tangram. Você pode enviá-las pelo mesmo meio que envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também.
Convite às famílias
As famílias podem participar estimulando que os alunos joguem com o Tangram e façam formas diferentes. Há indicação de jogos que podem usar um tangram virtual ou os alunos podem jogar com a família com o Tangram que construíram juntos.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carla Thomaz Meira
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados
(quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.
Objetivos específicos:
Construir e analisar figuras pela composição das diferentes figuras geométricas planas.
Conceito-chave:
Figuras planas.
Recursos necessários:
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis de cor.
- Régua.
- Um Tangram por aluno que poderá ser confeccionado em EVA, cartolina ou papel cartão.