11254
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Localizar datas e informações contidas no calendário.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Localizar datas e informações contidas no calendário.

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Objetivos específicos

Localizar datas e informações contidas no calendário.

Conceito-chave

Medidas de tempo: uso do calendário e escrita de data no formato dia, mês e ano.

Recursos necessários

  • Tabuleiro para o jogo impresso em tamanho grande e papel com gramatura alta, cartas impressas em papel com gramatura alta, dado, peões (podem ser confeccionados de tampinhas de garrafa pet de cores diferentes;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Lápis e borracha;
  • Calendário em tamanho grande.






Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente a imagem do calendário e explore oralmente várias situações que aparecerão durante o Jogo de Trilha proposto na atividade principal: qual o ano em que estamos, nomes dos meses, quantos meses há no ano, nomes dos dias da semana, localização de datas conhecidas ou significativas para os alunos, solicitar que digam em que dia da semana cai a data encontrada, entre outras situações.

Propósito: Explorar as características do calendário e a localização de datas com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Vocês reconhecem essa imagem? Como se chama?
  • Para que serve?
  • Vocês já viram pessoas utilizando o calendário? O que elas procuravam?
  • Qual o ano desse calendário?
  • Quantos meses temos no ano? Quais são os nomes dos meses?
  • Quais são os nomes dos dias da semana?
  • Em que dia da semana cai essa data (no caso, data sugerida pelo professor)?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Prepare previamente o material a ser utilizado com os alunos: o tabuleiro, o dado, os peões (podem ser tampinhas de garrafa de cores diferentes), as cartas do jogo. Apresente e explique aos alunos o que é um jogo de trilha, deixe claro que os peões só podem avançar o número de casas correspondente ao número sorteado no dado e cada casa do jogo tem uma tarefa para o grupo. Divida a turma em grupos de quatro alunos, explique que cada equipe será representada por um peão e que deverão jogar o dado e responder as questões da casa em que caírem no jogo. Se não souberem ou errarem a questão dada deverão voltar às casas. O jogo termina quando uma equipe chegar ao final da trilha. Como nem todas as crianças do 1º ano são leitores fluentes, a leitura das cartas e das tarefas de cada casa deve ser feita pelo professor.

Propósito: Jogar o Jogo de Trilha ”Avançando com o Tempo” que explora características do calendário e a localização de datas.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome as questões que aparecem na trilha e nas cartas do jogo para discutir as respostas com os alunos. É importante que as crianças possam responder e procurar as respostas, devendo o professor realizar intervenções somente quando necessário.

Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes soluções entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Por que precisamos aprender a utilizar o calendário?
  • Como podemos localizar datas no calendário?
  • Que informações importantes o calendário nos traz?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Converse com os alunos sobre a importância do calendário para medir o tempo. Lembre-os das características do calendário exploradas no início da aula e peça que falem sobre elas. É importante que o façam de memória. Devem ser repetidos pelos alunos, os pontos mencionados abaixo:

  • O calendário compreende o período de um ano.
  • O ano também faz parte de uma contagem e o número correspondente a esse ano é indicado no calendário (por exemplo: 2018).
  • O ano é dividido em 12 meses e existe uma ordem em que os meses aparecem no calendário.
  • Cada mês tem um nome e uma quantidade específica de dias.
  • Cada mês é dividido em semanas e cada dia da semana tem um nome.
  • Podemos localizar datas no calendário tendo como base as informações do dia, mês e ano.

Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia da atividade para cada aluno dizendo que eles receberam mais cartas do jogo para responder. Além de marcar a data no calendário, os alunos terão que escrevê-la no formato dia, mês e ano. Leia cada carta que aparece na atividade e procure acompanhar a resposta que os alunos estão elaborando para realizar intervenções com aqueles alunos que ainda não compreenderam de que forma localizamos datas no calendário e que ainda não dominam a escrita da data no formato dia, mês e ano.

Propósito: Mobilizar os conceitos aprendidos durante a aula para resolver mais uma atividade envolvendo calendário.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram encontrar as informações solicitadas no calendário?
  • Vocês sabem como escrever uma data utilizando o formato dia, mês e ano?
  • Como foi a experiência com o jogo e com as cartas, fácil ou difícil?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Objetivos específicos

Localizar datas e informações contidas no calendário.

Conceito-chave

Medidas de tempo: uso do calendário e escrita de data no formato dia, mês e ano.

Recursos necessários

  • Tabuleiro para o jogo impresso em tamanho grande e papel com gramatura alta, cartas impressas em papel com gramatura alta, dado, peões (podem ser confeccionados de tampinhas de garrafa pet de cores diferentes;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Lápis e borracha;
  • Calendário em tamanho grande.





Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente a imagem do calendário e explore oralmente várias situações que aparecerão durante o Jogo de Trilha proposto na atividade principal: qual o ano em que estamos, nomes dos meses, quantos meses há no ano, nomes dos dias da semana, localização de datas conhecidas ou significativas para os alunos, solicitar que digam em que dia da semana cai a data encontrada, entre outras situações.

Propósito: Explorar as características do calendário e a localização de datas com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Vocês reconhecem essa imagem? Como se chama?
  • Para que serve?
  • Vocês já viram pessoas utilizando o calendário? O que elas procuravam?
  • Qual o ano desse calendário?
  • Quantos meses temos no ano? Quais são os nomes dos meses?
  • Quais são os nomes dos dias da semana?
  • Em que dia da semana cai essa data (no caso, data sugerida pelo professor)?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Prepare previamente o material a ser utilizado com os alunos: o tabuleiro, o dado, os peões (podem ser tampinhas de garrafa de cores diferentes), as cartas do jogo. Apresente e explique aos alunos o que é um jogo de trilha, deixe claro que os peões só podem avançar o número de casas correspondente ao número sorteado no dado e cada casa do jogo tem uma tarefa para o grupo. Divida a turma em grupos de quatro alunos, explique que cada equipe será representada por um peão e que deverão jogar o dado e responder as questões da casa em que caírem no jogo. Se não souberem ou errarem a questão dada deverão voltar às casas. O jogo termina quando uma equipe chegar ao final da trilha. Como nem todas as crianças do 1º ano são leitores fluentes, a leitura das cartas e das tarefas de cada casa deve ser feita pelo professor.

Propósito: Jogar o Jogo de Trilha ”Avançando com o Tempo” que explora características do calendário e a localização de datas.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome as questões que aparecem na trilha e nas cartas do jogo para discutir as respostas com os alunos. É importante que as crianças possam responder e procurar as respostas, devendo o professor realizar intervenções somente quando necessário.

Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes soluções entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Por que precisamos aprender a utilizar o calendário?
  • Como podemos localizar datas no calendário?
  • Que informações importantes o calendário nos traz?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Converse com os alunos sobre a importância do calendário para medir o tempo. Lembre-os das características do calendário exploradas no início da aula e peça que falem sobre elas. É importante que o façam de memória. Devem ser repetidos pelos alunos, os pontos mencionados abaixo:

  • O calendário compreende o período de um ano.
  • O ano também faz parte de uma contagem e o número correspondente a esse ano é indicado no calendário (por exemplo: 2018).
  • O ano é dividido em 12 meses e existe uma ordem em que os meses aparecem no calendário.
  • Cada mês tem um nome e uma quantidade específica de dias.
  • Cada mês é dividido em semanas e cada dia da semana tem um nome.
  • Podemos localizar datas no calendário tendo como base as informações do dia, mês e ano.

Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia da atividade para cada aluno dizendo que eles receberam mais cartas do jogo para responder. Além de marcar a data no calendário, os alunos terão que escrevê-la no formato dia, mês e ano. Leia cada carta que aparece na atividade e procure acompanhar a resposta que os alunos estão elaborando para realizar intervenções com aqueles alunos que ainda não compreenderam de que forma localizamos datas no calendário e que ainda não dominam a escrita da data no formato dia, mês e ano.

Propósito: Mobilizar os conceitos aprendidos durante a aula para resolver mais uma atividade envolvendo calendário.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram encontrar as informações solicitadas no calendário?
  • Vocês sabem como escrever uma data utilizando o formato dia, mês e ano?
  • Como foi a experiência com o jogo e com as cartas, fácil ou difícil?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano