11235
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Cálculo de médias: pensando no futuro...

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Média aritmética e amplitude

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Amélia Escaleira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciane Amélia Escaleira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA29 - Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

Objetivos específicos

Estabelecer estratégias de soluções para situações-problema envolvendo o cálculo da média para realizar estimativas e tomada de decisões.

Conceito-chave

Média aritmética e amplitude

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar cálculos com mais de uma operação, envolvendo números naturais e números racionais.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Peça que um aluno faça a leitura das informações apresentadas e do questionamento feito. Pergunte se os alunos concordam com o valor da média apresentada. Discuta com eles quais informações são importantes para definir o valor do tempo médio. Para auxiliar faça os seguintes questionamentos: “Será que o número de clientes diferentes em cada caixa irá interferir na média?”, “Qual foi o cálculo feito para se obter uma média de 3,5 minutos?”, “Como seria o cálculo correto?”.

Propósito: Analisar a relação entre o conceito de média aritmética e o seu cálculo na composição de duas médias.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que um aluno leia a atividade proposta e solicite que alguns alunos expliquem, com suas palavras, o que entenderam da situação apresentada. Analise junto com eles os dados apresentados na tabela. Pergunte se algum aluno concorda com a diretora sem realizar nenhum cálculo. Proponha que eles discutam em duplas como fariam esse cálculo para avaliar a média apresentada pela diretora. Peça que eles anotem seus cálculos e suas conclusões. Enquanto os alunos estão resolvendo o problema circule pela sala e acompanhe a realização da atividade. Para incentivá-los a resolver faça comentários como: “Você concorda com a diretora? Porquê?”, “Me explique como você faria o cálculo da média.”, “Você acha que o fato de uma turma ter mais alunos que outra interfere na média?”

Propósito: Posicionar com relação a uma situação na qual é necessária a composição de duas médias aritméticas, assim como analisar os resultados obtidos.

Discuta com a turma:

  • O número total de alunos é importante para o cálculo da média ?
  • Como pode ser feito o cálculo para saber o somatório das notas de cada turma?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Relembre junto com a turma quais os dados necessários para o cálculo da média. Ressalte que, nessa situação, as turmas possuem um quantitativo de alunos diferente e peça para eles explicarem como trabalharam com esses dados. Peça que algumas duplas demonstrem para a turma o raciocínio que seguiram e qual a análise que fizeram do resultado apresentado pela diretora. Destaque que o número de alunos de cada turma irá influenciar diretamente no cálculo da média aritmética pois um número muito grande de alunos (45) tirou uma nota baixa enquanto um número reduzido (20) tirou uma nota alta.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Qual o grupo de alunos irá influenciar mais no cálculo da média?
  • Onde a diretora errou em seus cálculos?
  • Se a média de uma turma é 7,8 podemos considerar que cada aluno tenha tirado 7,8?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Relembre junto com a turma quais os dados necessários para o cálculo da média. Ressalte que, nessa situação, as turmas possuem um quantitativo de alunos diferente e peça para eles explicarem como trabalharam com esses dados. Peça que algumas duplas demonstrem para a turma o raciocínio que seguiram e qual a análise que fizeram do resultado apresentado pela diretora. Destaque que o número de alunos de cada turma irá influenciar diretamente no cálculo da média aritmética pois um número muito grande de alunos (45) tirou uma nota baixa enquanto um número reduzido (20) tirou uma nota alta.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Qual o grupo de alunos irá influenciar mais no cálculo da média?
  • Onde a diretora errou em seus cálculos?
  • Se a média de uma turma é 7,8 podemos considerar que cada aluno tenha tirado 7,8?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Relembre junto com a turma quais os dados necessários para o cálculo da média. Ressalte que, nessa situação, as turmas possuem um quantitativo de alunos diferente e peça para eles explicarem como trabalharam com esses dados. Peça que algumas duplas demonstrem para a turma o raciocínio que seguiram e qual a análise que fizeram do resultado apresentado pela diretora. Destaque que o número de alunos de cada turma irá influenciar diretamente no cálculo da média aritmética pois um número muito grande de alunos (45) tirou uma nota baixa enquanto um número reduzido (20) tirou uma nota alta.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Qual o grupo de alunos irá influenciar mais no cálculo da média?
  • Onde a diretora errou em seus cálculos?
  • Se a média de uma turma é 7,8 podemos considerar que cada aluno tenha tirado 7,8?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que um aluno faça a leitura do texto de encerramento. Destaque que a média é uma importante medida de tendência central e seu cálculo é fácil. Porém devemos ter atenção ao usá-la. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Propósito: Destacar que a ampla compreensão do conceito de média é importante para embasar estimativas e tomadas de decisões, em certas ocasiões.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o problema junto com os alunos e peça que eles, em duplas, discutam como solucionar o problema e que registrem suas conclusões. Aproveite o assunto abordado na questão e fale sobre conversão de moedas estrangeiras. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram alcançar o objetivo proposto. No final discuta com os alunos os resultados encontrados. Ressalte para o aluno que o valor do dólar é atualizado diariamente. Portanto, os cálculos realizados acima seriam somente para ter-se uma estimativa do valor em reais necessário para a compra de dólares. Explique aos alunos que pode haver uma variação para mais ou para menos dependendo do dia que será feita a compra.

Você pode projetar, passar na lousa ou fazer cópia para os alunos

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam com relação realizar estimativas envolvendo o conceito de média.

Discuta com a turma:

  • Se Carlos comprasse a quantidade de dólares que iria precisar, quanto lhe faltaria ou sobraria?
  • Supondo que ao trocar seus reais por dólares a cotação estivesse abaixo da média calculada, ele conseguiria mais ou menos dólares?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciane Amélia Escaleira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA29 - Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

Objetivos específicos

Estabelecer estratégias de soluções para situações-problema envolvendo o cálculo da média para realizar estimativas e tomada de decisões.

Conceito-chave

Média aritmética e amplitude

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar cálculos com mais de uma operação, envolvendo números naturais e números racionais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Peça que um aluno faça a leitura das informações apresentadas e do questionamento feito. Pergunte se os alunos concordam com o valor da média apresentada. Discuta com eles quais informações são importantes para definir o valor do tempo médio. Para auxiliar faça os seguintes questionamentos: “Será que o número de clientes diferentes em cada caixa irá interferir na média?”, “Qual foi o cálculo feito para se obter uma média de 3,5 minutos?”, “Como seria o cálculo correto?”.

Propósito: Analisar a relação entre o conceito de média aritmética e o seu cálculo na composição de duas médias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que um aluno leia a atividade proposta e solicite que alguns alunos expliquem, com suas palavras, o que entenderam da situação apresentada. Analise junto com eles os dados apresentados na tabela. Pergunte se algum aluno concorda com a diretora sem realizar nenhum cálculo. Proponha que eles discutam em duplas como fariam esse cálculo para avaliar a média apresentada pela diretora. Peça que eles anotem seus cálculos e suas conclusões. Enquanto os alunos estão resolvendo o problema circule pela sala e acompanhe a realização da atividade. Para incentivá-los a resolver faça comentários como: “Você concorda com a diretora? Porquê?”, “Me explique como você faria o cálculo da média.”, “Você acha que o fato de uma turma ter mais alunos que outra interfere na média?”

Propósito: Posicionar com relação a uma situação na qual é necessária a composição de duas médias aritméticas, assim como analisar os resultados obtidos.

Discuta com a turma:

  • O número total de alunos é importante para o cálculo da média ?
  • Como pode ser feito o cálculo para saber o somatório das notas de cada turma?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Relembre junto com a turma quais os dados necessários para o cálculo da média. Ressalte que, nessa situação, as turmas possuem um quantitativo de alunos diferente e peça para eles explicarem como trabalharam com esses dados. Peça que algumas duplas demonstrem para a turma o raciocínio que seguiram e qual a análise que fizeram do resultado apresentado pela diretora. Destaque que o número de alunos de cada turma irá influenciar diretamente no cálculo da média aritmética pois um número muito grande de alunos (45) tirou uma nota baixa enquanto um número reduzido (20) tirou uma nota alta.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Qual o grupo de alunos irá influenciar mais no cálculo da média?
  • Onde a diretora errou em seus cálculos?
  • Se a média de uma turma é 7,8 podemos considerar que cada aluno tenha tirado 7,8?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Relembre junto com a turma quais os dados necessários para o cálculo da média. Ressalte que, nessa situação, as turmas possuem um quantitativo de alunos diferente e peça para eles explicarem como trabalharam com esses dados. Peça que algumas duplas demonstrem para a turma o raciocínio que seguiram e qual a análise que fizeram do resultado apresentado pela diretora. Destaque que o número de alunos de cada turma irá influenciar diretamente no cálculo da média aritmética pois um número muito grande de alunos (45) tirou uma nota baixa enquanto um número reduzido (20) tirou uma nota alta.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Qual o grupo de alunos irá influenciar mais no cálculo da média?
  • Onde a diretora errou em seus cálculos?
  • Se a média de uma turma é 7,8 podemos considerar que cada aluno tenha tirado 7,8?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientações: Relembre junto com a turma quais os dados necessários para o cálculo da média. Ressalte que, nessa situação, as turmas possuem um quantitativo de alunos diferente e peça para eles explicarem como trabalharam com esses dados. Peça que algumas duplas demonstrem para a turma o raciocínio que seguiram e qual a análise que fizeram do resultado apresentado pela diretora. Destaque que o número de alunos de cada turma irá influenciar diretamente no cálculo da média aritmética pois um número muito grande de alunos (45) tirou uma nota baixa enquanto um número reduzido (20) tirou uma nota alta.

Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Qual o grupo de alunos irá influenciar mais no cálculo da média?
  • Onde a diretora errou em seus cálculos?
  • Se a média de uma turma é 7,8 podemos considerar que cada aluno tenha tirado 7,8?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que um aluno faça a leitura do texto de encerramento. Destaque que a média é uma importante medida de tendência central e seu cálculo é fácil. Porém devemos ter atenção ao usá-la. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Propósito: Destacar que a ampla compreensão do conceito de média é importante para embasar estimativas e tomadas de decisões, em certas ocasiões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o problema junto com os alunos e peça que eles, em duplas, discutam como solucionar o problema e que registrem suas conclusões. Aproveite o assunto abordado na questão e fale sobre conversão de moedas estrangeiras. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram alcançar o objetivo proposto. No final discuta com os alunos os resultados encontrados. Ressalte para o aluno que o valor do dólar é atualizado diariamente. Portanto, os cálculos realizados acima seriam somente para ter-se uma estimativa do valor em reais necessário para a compra de dólares. Explique aos alunos que pode haver uma variação para mais ou para menos dependendo do dia que será feita a compra.

Você pode projetar, passar na lousa ou fazer cópia para os alunos

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam com relação realizar estimativas envolvendo o conceito de média.

Discuta com a turma:

  • Se Carlos comprasse a quantidade de dólares que iria precisar, quanto lhe faltaria ou sobraria?
  • Supondo que ao trocar seus reais por dólares a cotação estivesse abaixo da média calculada, ele conseguiria mais ou menos dólares?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 7º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a calcular probabilidade de ocorrência de eventos aleatórios, calcular média e amplitude de um conjunto de dados, planejar pesquisa amostral e pesquisa censitária e representar dados no gráfico de setores.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA35 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano