Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Peça que um aluno faça a leitura das informações apresentadas e do questionamento feito. Pergunte se os alunos concordam com o valor da média apresentada. Discuta com eles quais informações são importantes para definir o valor do tempo médio. Para auxiliar faça os seguintes questionamentos: “Será que o número de clientes diferentes em cada caixa irá interferir na média?”, “Qual foi o cálculo feito para se obter uma média de 3,5 minutos?”, “Como seria o cálculo correto?”.
Propósito: Analisar a relação entre o conceito de média aritmética e o seu cálculo na composição de duas médias.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que um aluno leia a atividade proposta e solicite que alguns alunos expliquem, com suas palavras, o que entenderam da situação apresentada. Analise junto com eles os dados apresentados na tabela. Pergunte se algum aluno concorda com a diretora sem realizar nenhum cálculo. Proponha que eles discutam em duplas como fariam esse cálculo para avaliar a média apresentada pela diretora. Peça que eles anotem seus cálculos e suas conclusões. Enquanto os alunos estão resolvendo o problema circule pela sala e acompanhe a realização da atividade. Para incentivá-los a resolver faça comentários como: “Você concorda com a diretora? Porquê?”, “Me explique como você faria o cálculo da média.”, “Você acha que o fato de uma turma ter mais alunos que outra interfere na média?”
Propósito: Posicionar com relação a uma situação na qual é necessária a composição de duas médias aritméticas, assim como analisar os resultados obtidos.
Discuta com a turma:
- O número total de alunos é importante para o cálculo da média ?
- Como pode ser feito o cálculo para saber o somatório das notas de cada turma?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientações: Relembre junto com a turma quais os dados necessários para o cálculo da média. Ressalte que, nessa situação, as turmas possuem um quantitativo de alunos diferente e peça para eles explicarem como trabalharam com esses dados. Peça que algumas duplas demonstrem para a turma o raciocínio que seguiram e qual a análise que fizeram do resultado apresentado pela diretora. Destaque que o número de alunos de cada turma irá influenciar diretamente no cálculo da média aritmética pois um número muito grande de alunos (45) tirou uma nota baixa enquanto um número reduzido (20) tirou uma nota alta.
Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.
Discuta com a turma:
- Qual o grupo de alunos irá influenciar mais no cálculo da média?
- Onde a diretora errou em seus cálculos?
- Se a média de uma turma é 7,8 podemos considerar que cada aluno tenha tirado 7,8?
Material Complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientações: Relembre junto com a turma quais os dados necessários para o cálculo da média. Ressalte que, nessa situação, as turmas possuem um quantitativo de alunos diferente e peça para eles explicarem como trabalharam com esses dados. Peça que algumas duplas demonstrem para a turma o raciocínio que seguiram e qual a análise que fizeram do resultado apresentado pela diretora. Destaque que o número de alunos de cada turma irá influenciar diretamente no cálculo da média aritmética pois um número muito grande de alunos (45) tirou uma nota baixa enquanto um número reduzido (20) tirou uma nota alta.
Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.
Discuta com a turma:
- Qual o grupo de alunos irá influenciar mais no cálculo da média?
- Onde a diretora errou em seus cálculos?
- Se a média de uma turma é 7,8 podemos considerar que cada aluno tenha tirado 7,8?
Material Complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientações: Relembre junto com a turma quais os dados necessários para o cálculo da média. Ressalte que, nessa situação, as turmas possuem um quantitativo de alunos diferente e peça para eles explicarem como trabalharam com esses dados. Peça que algumas duplas demonstrem para a turma o raciocínio que seguiram e qual a análise que fizeram do resultado apresentado pela diretora. Destaque que o número de alunos de cada turma irá influenciar diretamente no cálculo da média aritmética pois um número muito grande de alunos (45) tirou uma nota baixa enquanto um número reduzido (20) tirou uma nota alta.
Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.
Discuta com a turma:
- Qual o grupo de alunos irá influenciar mais no cálculo da média?
- Onde a diretora errou em seus cálculos?
- Se a média de uma turma é 7,8 podemos considerar que cada aluno tenha tirado 7,8?
Material Complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que um aluno faça a leitura do texto de encerramento. Destaque que a média é uma importante medida de tendência central e seu cálculo é fácil. Porém devemos ter atenção ao usá-la. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.
Propósito: Destacar que a ampla compreensão do conceito de média é importante para embasar estimativas e tomadas de decisões, em certas ocasiões.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Leia o problema junto com os alunos e peça que eles, em duplas, discutam como solucionar o problema e que registrem suas conclusões. Aproveite o assunto abordado na questão e fale sobre conversão de moedas estrangeiras. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram alcançar o objetivo proposto. No final discuta com os alunos os resultados encontrados. Ressalte para o aluno que o valor do dólar é atualizado diariamente. Portanto, os cálculos realizados acima seriam somente para ter-se uma estimativa do valor em reais necessário para a compra de dólares. Explique aos alunos que pode haver uma variação para mais ou para menos dependendo do dia que será feita a compra.
Você pode projetar, passar na lousa ou fazer cópia para os alunos
Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam com relação realizar estimativas envolvendo o conceito de média.
Discuta com a turma:
- Se Carlos comprasse a quantidade de dólares que iria precisar, quanto lhe faltaria ou sobraria?
- Supondo que ao trocar seus reais por dólares a cotação estivesse abaixo da média calculada, ele conseguiria mais ou menos dólares?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar