9586
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Usando a calculadora

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Aplicar os princípios do sistema de numeração decimal: formação da centena (10 dezenas) e o valor posicional dos algarismos no número.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane Barreto Maia Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: atividade impressa, e-mail ou Whatsapp.
- Opcionais: uma calculadora, celular ou computador que tenha calculadora; gravação de áudio, Zoom, Google Meets.

Para a resolução das atividades deste plano, o ideal é que os alunos tenham uma calculadora. Também é possível realizar usando apenas a imagem das teclas, que podem ser enviadas junto com as tarefas.

Esta adaptação é para ser usada em duas aulas: a primeira utilizará o aquecimento e a atividade principal e a segunda aplicará a atividade de Raio X.

Aquecimento
Peça que os alunos tenham em mãos uma calculadora, um celular ou encaminhe a imagem de uma junto com um áudio ou texto explicativo de apresentação e uso. Desenvolva a atividade de familiarização com a calculadora proposta no aquecimento. É importante que eles percebam a calculadora como ferramenta de aprendizagem.

Atividade principal
A atividade original foi proposta para ser realizada em duplas, porém ela pode ser aplicada individualmente. Assim, cada aluno pode resolver os exercícios sozinho em casa.
Se você estiver em um momento de aula síncrona (como no Zoom ou Google Meet), pode ir apresentando os slides com as atividades para os alunos e deixar que eles façam os cálculos usando as calculadoras. Caso sintam necessidade de fazer anotações no caderno, permita os registros auxiliares de memória. Peça para compartilharem as hipóteses e conclusões durante o momento, conversando ou por meio do bate-papo.

Caso não disponha de momento síncrono, você pode fotografar ou fazer um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via Whatsapp ou e-mail.
Se essas opções também não forem possíveis, você pode imprimir a atividade, inserir imagens das teclas e do visor da calculadora junto com alguns questionamentos, para que eles respondam e devolvam. Observando o visor da máquina, os alunos podem formular hipóteses e perceber regularidades do Sistema de Numeração Decimal.

Discussão das soluções
Promova a discussão usando a ferramenta que tiver disponível. Incentive os alunos a mostrarem as diferentes soluções encontradas na resolução aos colegas via mensagem, áudio ou imagem. Converse sobre as estratégias utilizadas, e deixe que concluam quais facilitam o processo de encontrar os valores pedidos. Questione-os:
     - O que foi fácil para você? O que foi mais difícil descobrir?
     - A calculadora ajudou a encontrar os resultados, ou foi mais difícil usar as teclas?
     - O que aprendemos sobre os números hoje?

Sistematização
Anote algumas estratégias apresentadas pelos alunos que você considerar interessantes e apresente-as a todos, validando as respostas com a turma e dando devolutivas, coletiva ou individualmente. Faça o fechamento da aula, dizendo que a calculadora foi usada para que compreendessem a ordem e o valor posicional dos algarismos, porém ela também pode ser uma ferramenta importante no cotidiano.

Raio X
A atividade do Raio x pode ser utilizada da mesma forma que a atividade principal. Os alunos que não tiverem calculadora podem usar o quadro de ordens e fazer as adições para formar os números. Você também pode enviar imagens com as teclas e o visor de calculadoras.

Convite às famílias
É interessante apresentar aos pais um pequeno trecho das atividades valorizando o uso da calculadora nas aulas de matemática, através de áudios, vídeos ou mensagens de texto. Explique que a calculadora, assim como o computador, é um recurso de ensino. Além de ser atrativa e despertar o interesse dos alunos, permite que eles possam trabalhar no próprio ritmo de aprendizagem.

Com ela, eles podem fazer descobertas por meio de tentativas que colaboraram muito com o processo de ensino e aprendizagem. Incentive os familiares a permitirem que os filhos usem a calculadora dos celulares ou computadores.

 

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_02NUM03

(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas