Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”
Objetivo
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção do mesmo.
Propósito: Calcular a porcentagem de uma quantidade dada, em relação a um inteiro.
Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes concluam, através da atividade principal, generalizações do cálculo da porcentagem.
Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:
- Porcentagem
- Frações equivalentes a
- Números decimais equivalentes a
- Fração centesimal
- Parte em relação ao todo
Discuta com a turma:
- O que é porcentagem?
- O que significa o símbolo %?
- Pode-se escrever uma porcentagem de outra forma, além do %?
Adequações:
- Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar o número decimal equivalente à fração centesimal.
- Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se passar as atividades no quadro, e a professora pode ditar de forma resumida os itens apresentados.
- Para estudantes com problemas de visão (baixa visão), pode-se solicitar material ampliado, ou desenhar em cartolina, em uma escala grande.
- Para estudantes com outras especificidade,s pode-se alterar as variáveis postas nos itens para valores menores, mediando as relações das porcentagens e as frações centesimais.
Material de apoio:
O vídeo abaixo, mostra como podemos calcular frações usando as peças do TANGRAM
https://www.youtube.com/watch?v=aTAl9Q9X3_s
Atividade de aquecimento
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Entregar a atividade para os estudantes e observar se retomam o conteúdo trabalhado na unidade MAT6_05NUM - Exploração do conceito de frações e operações com frações, análise de equivalência entre frações.
Agrupe os alunos em duplas e peça para que resolvam o que está sendo pedido.
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Propósito: Relembrar o conceito de frações equivalente a uma quantidade em relação a um inteiro.
Discuta com a turma:
- O que significa a quantidade em relação ao inteiro?
- O que significa fração equivalente e fração reduzida?
Possíveis soluções:
Quantidade = 3 e Inteiro = 15 ? fração equivalente 3/15 ? 3 e 15 são múltiplo de 3, logo simplificando a fração teremos a fração reduzida como ?.
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Quantidade = ? e Inteiro = 40 ? fração reduzida equivalente ½ ? ?/40 = ½ , então deve-se pensar qual fração equivalente a ½ , cujo denominador é 40? Ou seja, 2 x ? = 40 ? ? = 20, logo quantidade = 20.
OU
1 é a metade de 2, então qual é a metade de 40 ? 20, logo a quantidade = 20.
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Quantidade = 15 e Inteiro = ? ? fração reduzida equivalente ¾ , então deve-se pensar qual a fração equivalente a ¾ , cujo numerador representa 3 partes do inteiro? ? 3 partes de 4 equivale à 15 ? 15:3=5, então cada parte equivale a 5 ? 4 x 5 = 20, logo o inteiro equivale à 20.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 min
Orientação:
1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade - 5 minutos
Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que, em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.
É importante disponibilizar um tangram para cada um dos estudantes, ou caso prefira, pode imprimir um jogo para cada.
2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla - 10 minutos
Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.
3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas - 5 minutos
Propósito: Resolver a atividade sugerida
Discuta com a turma:
- O que significa a porcentagem encontrada?
- Existem outras formas de resolver?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Tangram
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 7)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias de cálculo da porcentagem da montagem do TANGRAM, faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização de cálculo de porcentagem de uma quantidade em relação ao inteiro.
Para melhor visualização da menor unidade do inteiro, pode-se desenhar um tangram em malha quadriculada para que os estudantes percebam essa unidade.
Para que cada estudante perceba a quantidade que cada peça equivale da menor unidade, pode-se fazer comparações com os tamanhos das peças, sobrepondo a menor unidade em cada uma. Também pode-se usar ainda a quantidade de “quadradinhos” equivalente na malha quadriculada.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como encontrar a menor unidade do inteiro?
- Como encontrar a equivalência da menor unidade nas peças?
- Qual percentual da menor unidade em relação ao todo?
- Questione se existe outra maneira de resolver?
- Converse sobre a equivalência das peças no tangram.
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 7)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias de cálculo da porcentagem da montagem do TANGRAM, faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização de cálculo de porcentagem de uma quantidade em relação ao inteiro.
Para melhor visualização da menor unidade do inteiro, pode-se desenhar um tangram em malha quadriculada para que os estudantes percebam essa unidade.
Para que cada estudante perceba a quantidade que cada peça equivale da menor unidade, pode-se fazer comparações com os tamanhos das peças, sobrepondo a menor unidade em cada uma. Também pode-se usar ainda a quantidade de “quadradinhos” equivalente na malha quadriculada.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como encontrar a menor unidade do inteiro?
- Como encontrar a equivalência da menor unidade nas peças?
- Qual percentual da menor unidade em relação ao todo?
- Questione se existe outra maneira de resolver?
- Converse sobre a equivalência das peças no tangram.
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 7)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias de cálculo da porcentagem da montagem do TANGRAM, faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização de cálculo de porcentagem de uma quantidade em relação ao inteiro.
Para melhor visualização da menor unidade do inteiro, pode-se desenhar um tangram em malha quadriculada para que os estudantes percebam essa unidade.
Para que cada estudante perceba a quantidade que cada peça equivale da menor unidade, pode-se fazer comparações com os tamanhos das peças, sobrepondo a menor unidade em cada uma. Também pode-se usar ainda a quantidade de “quadradinhos” equivalente na malha quadriculada.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como encontrar a menor unidade do inteiro?
- Como encontrar a equivalência da menor unidade nas peças?
- Qual percentual da menor unidade em relação ao todo?
- Questione se existe outra maneira de resolver?
- Converse sobre a equivalência das peças no tangram.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Encerre com os estudantes retomando unidade dada, comparando a menor unidade em relação ao inteiro dado e a equivalência dessa quantidade na soma das peças.
Propósito: retomada da ferramenta de cálculo da porcentagem de uma quantidade em relação ao inteiro.
Discuta com a turma:
- Existe outra maneira de se comparar a menor unidade do inteiro?
- Qual outra estratégia pode ser usada?
- Como podemos generalizar o cálculo dessa atividade?
Raio X
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Peça para que o aluno, individualmente, calcule a porcentagem de cada força em relação à Terra.
Propósito: Retomar as estratégias trabalhadas nessa unidade e verificar o conhecimento aprendido.
Discuta com a turma:
- Qual o significado de 250% em relação à 100%?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar