Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Jogando no plano cartesiano
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Divertindo-se com o plano cartesiano
Descrição
Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas
Mentor: Paula Massi Reis Pires
Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF05MA14; Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.
EF05MA15; Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos, no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros
Objetivos específicos
Localizar objetos utilizando coordenadas cartesianas.
Conceito-chave
Plano cartesiano
Coordenadas
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Localizar objetos utilizando coordenadas cartesianas.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos.
Orientações: Professor para familiarizar os alunos sobre o estudo das coordenadas cartesianas faça a sugestão da pergunta aos alunos. Dê alguns minutos para eles responderem e de acordo com cada comentário faça intervenções para otimizar a resolução da Atividade.
Considerando que os pontos no plano cartesiano com dois eixos numerados podem ser descritos como pares ordenados de números em cada par o primeiro número corresponde à posição no eixo horizontal e o segundo número representa a linha marcada no eixo vertical. O ponto desejado fica localizado onde na interseção entre as perpendiculares de cada coordenada.
Resolução: As minas estão localizadas nas coordenadas (A,4); (B,1); (C,3) e (D,4).
Propósito: Promover a familiaridade com o jogo utilizando o plano cartesiano como indicador de posições, introduzindo assim a prática do jogo “Batalha Naval”.
Discuta com a turma:
- Vocês acham que alterando a posição das granadas também alteraria a posição das coordenadas?
- Traçando retas perpendiculares às coordenadas dos eixos horizontal e vertical facilitaria obter a localização das granadas?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6, 7)
Orientações: Nesse momento faça a pergunta do slide e complete desafiando-os de forma descontraída dizendo que os alunos aprenderão os elementos do Plano Cartesiano através de um jogo.
Inicialmente mostre os elementos do jogo Batalha Naval. Projete as peças ou desenhe na lousa para que os alunos possam observar seus formatos e quantos quadradinhos formam cada um.
O jogo será desenvolvido de forma tradicional usando papel e caneta. Prepare as as malhas quadriculadas antes da aula. Você pode criá-las usando cartolina ou outro papel. Separe os alunos em duplas e entregue as malhas quadriculadas para o jogo e peça para que eles disponham os elementos da batalha conforme as instruções dadas.
Como o plano tem duas dimensões, para localizar os pontos serão necessárias duas coordenadas. O aluno deverá indicar a localização do pontos dizendo uma letra da coluna e um número da linha.
Propósito: Utilizar o jogo da Batalha Naval para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem jogar Batalha Naval? O que sabem sobre suas regras?
- Como são desenhados os componente do jogo Batalha Naval?
- Quais são os navios que deverão ser desenhados na malha quadriculada? Quantos quadradinhos tem cada um deles?
- Que tipo de estratégia é necessária para vencer o jogo Batalha Naval?
- Por que é mais prático localizar-se no plano cartesiano usando coordenadas do que aleatoriamente?
O Plano Cartesiano é um conteúdo didático que permite o uso de atividades lúdicas e uma extensa variedade de atividades práticas como metodologia. Acreditamos que o uso destas atividades facilita muito a aprendizagem pois o aluno passa a reconhecer facilmente a semelhança entre os jogos e as atividades práticas com a construção do Plano Cartesiano e a localização dos pontos no mesmo.
O plano cartesiano é muito parecido com o jogo, pois, é formado por uma reta horizontal, chamada eixo das abcissas e designada x, onde o zero se encontra no seu centro. Os números aumentam para a direita e diminuem para a esquerda deste ponto. No ponto zero da linha das abscissas (x) cruza uma reta vertical, chamada eixo das ordenadas e designada y. O zero se encontra no seu centro e os números aumentam a medida que se sobe na reta e diminuem na medida em que se desce na reta. Não existe limite para os números aumentarem em cada um dos eixos. Para marcar qualquer ponto devemos sempre andar no corredor que corresponde ao x, para então subir ou descer os degraus para marcar o valor que corresponde ao y. Chamamos de ponto P do plano, qualquer ponto identificado pelas coordenadas (x,y). É importante observar esta ordem. Fonte: http://panambi-egef.blogspot.com.br/2013/12/geometria-analitica-ideias-para.html escrito por Alessandra Bairros da Trindade, Raquel Buchmann Rossi e Neiva Pierini.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6, 7)
Orientações: Nesse momento faça a pergunta do slide e complete desafiando-os de forma descontraída dizendo que os alunos aprenderão os elementos do Plano Cartesiano através de um jogo.
Inicialmente mostre os elementos do jogo Batalha Naval. Projete as peças ou desenhe na lousa para que os alunos possam observar seus formatos e quantos quadradinhos formam cada um.
O jogo será desenvolvido de forma tradicional usando papel e caneta. Prepare as as malhas quadriculadas antes da aula. Você pode criá-las usando cartolina ou outro papel. Separe os alunos em duplas e entregue as malhas quadriculadas para o jogo e peça para que eles disponham os elementos da batalha conforme as instruções dadas.
Como o plano tem duas dimensões, para localizar os pontos serão necessárias duas coordenadas. O aluno deverá indicar a localização do pontos dizendo uma letra da coluna e um número da linha.
Propósito: Utilizar o jogo da Batalha Naval para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem jogar Batalha Naval? O que sabem sobre suas regras?
- Como são desenhados os componente do jogo Batalha Naval?
- Quais são os navios que deverão ser desenhados na malha quadriculada? Quantos quadradinhos tem cada um deles?
- Que tipo de estratégia é necessária para vencer o jogo Batalha Naval?
- Por que é mais prático localizar-se no plano cartesiano usando coordenadas do que aleatoriamente?
O Plano Cartesiano é um conteúdo didático que permite o uso de atividades lúdicas e uma extensa variedade de atividades práticas como metodologia. Acreditamos que o uso destas atividades facilita muito a aprendizagem pois o aluno passa a reconhecer facilmente a semelhança entre os jogos e as atividades práticas com a construção do Plano Cartesiano e a localização dos pontos no mesmo.
O plano cartesiano é muito parecido com o jogo, pois, é formado por uma reta horizontal, chamada eixo das abcissas e designada x, onde o zero se encontra no seu centro. Os números aumentam para a direita e diminuem para a esquerda deste ponto. No ponto zero da linha das abscissas (x) cruza uma reta vertical, chamada eixo das ordenadas e designada y. O zero se encontra no seu centro e os números aumentam a medida que se sobe na reta e diminuem na medida em que se desce na reta. Não existe limite para os números aumentarem em cada um dos eixos. Para marcar qualquer ponto devemos sempre andar no corredor que corresponde ao x, para então subir ou descer os degraus para marcar o valor que corresponde ao y. Chamamos de ponto P do plano, qualquer ponto identificado pelas coordenadas (x,y). É importante observar esta ordem. Fonte: http://panambi-egef.blogspot.com.br/2013/12/geometria-analitica-ideias-para.html escrito por Alessandra Bairros da Trindade, Raquel Buchmann Rossi e Neiva Pierini.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6, 7)
Orientações: Nesse momento faça a pergunta do slide e complete desafiando-os de forma descontraída dizendo que os alunos aprenderão os elementos do Plano Cartesiano através de um jogo.
Inicialmente mostre os elementos do jogo Batalha Naval. Projete as peças ou desenhe na lousa para que os alunos possam observar seus formatos e quantos quadradinhos formam cada um.
O jogo será desenvolvido de forma tradicional usando papel e caneta. Prepare as as malhas quadriculadas antes da aula. Você pode criá-las usando cartolina ou outro papel. Separe os alunos em duplas e entregue as malhas quadriculadas para o jogo e peça para que eles disponham os elementos da batalha conforme as instruções dadas.
Como o plano tem duas dimensões, para localizar os pontos serão necessárias duas coordenadas. O aluno deverá indicar a localização do pontos dizendo uma letra da coluna e um número da linha.
Propósito: Utilizar o jogo da Batalha Naval para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem jogar Batalha Naval? O que sabem sobre suas regras?
- Como são desenhados os componente do jogo Batalha Naval?
- Quais são os navios que deverão ser desenhados na malha quadriculada? Quantos quadradinhos tem cada um deles?
- Que tipo de estratégia é necessária para vencer o jogo Batalha Naval?
- Por que é mais prático localizar-se no plano cartesiano usando coordenadas do que aleatoriamente?
O Plano Cartesiano é um conteúdo didático que permite o uso de atividades lúdicas e uma extensa variedade de atividades práticas como metodologia. Acreditamos que o uso destas atividades facilita muito a aprendizagem pois o aluno passa a reconhecer facilmente a semelhança entre os jogos e as atividades práticas com a construção do Plano Cartesiano e a localização dos pontos no mesmo.
O plano cartesiano é muito parecido com o jogo, pois, é formado por uma reta horizontal, chamada eixo das abcissas e designada x, onde o zero se encontra no seu centro. Os números aumentam para a direita e diminuem para a esquerda deste ponto. No ponto zero da linha das abscissas (x) cruza uma reta vertical, chamada eixo das ordenadas e designada y. O zero se encontra no seu centro e os números aumentam a medida que se sobe na reta e diminuem na medida em que se desce na reta. Não existe limite para os números aumentarem em cada um dos eixos. Para marcar qualquer ponto devemos sempre andar no corredor que corresponde ao x, para então subir ou descer os degraus para marcar o valor que corresponde ao y. Chamamos de ponto P do plano, qualquer ponto identificado pelas coordenadas (x,y). É importante observar esta ordem. Fonte: http://panambi-egef.blogspot.com.br/2013/12/geometria-analitica-ideias-para.html escrito por Alessandra Bairros da Trindade, Raquel Buchmann Rossi e Neiva Pierini.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6, 7)
Orientações: Nesse momento faça a pergunta do slide e complete desafiando-os de forma descontraída dizendo que os alunos aprenderão os elementos do Plano Cartesiano através de um jogo.
Inicialmente mostre os elementos do jogo Batalha Naval. Projete as peças ou desenhe na lousa para que os alunos possam observar seus formatos e quantos quadradinhos formam cada um.
O jogo será desenvolvido de forma tradicional usando papel e caneta. Prepare as as malhas quadriculadas antes da aula. Você pode criá-las usando cartolina ou outro papel. Separe os alunos em duplas e entregue as malhas quadriculadas para o jogo e peça para que eles disponham os elementos da batalha conforme as instruções dadas.
Como o plano tem duas dimensões, para localizar os pontos serão necessárias duas coordenadas. O aluno deverá indicar a localização do pontos dizendo uma letra da coluna e um número da linha.
Propósito: Utilizar o jogo da Batalha Naval para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem jogar Batalha Naval? O que sabem sobre suas regras?
- Como são desenhados os componente do jogo Batalha Naval?
- Quais são os navios que deverão ser desenhados na malha quadriculada? Quantos quadradinhos tem cada um deles?
- Que tipo de estratégia é necessária para vencer o jogo Batalha Naval?
- Por que é mais prático localizar-se no plano cartesiano usando coordenadas do que aleatoriamente?
O Plano Cartesiano é um conteúdo didático que permite o uso de atividades lúdicas e uma extensa variedade de atividades práticas como metodologia. Acreditamos que o uso destas atividades facilita muito a aprendizagem pois o aluno passa a reconhecer facilmente a semelhança entre os jogos e as atividades práticas com a construção do Plano Cartesiano e a localização dos pontos no mesmo.
O plano cartesiano é muito parecido com o jogo, pois, é formado por uma reta horizontal, chamada eixo das abcissas e designada x, onde o zero se encontra no seu centro. Os números aumentam para a direita e diminuem para a esquerda deste ponto. No ponto zero da linha das abscissas (x) cruza uma reta vertical, chamada eixo das ordenadas e designada y. O zero se encontra no seu centro e os números aumentam a medida que se sobe na reta e diminuem na medida em que se desce na reta. Não existe limite para os números aumentarem em cada um dos eixos. Para marcar qualquer ponto devemos sempre andar no corredor que corresponde ao x, para então subir ou descer os degraus para marcar o valor que corresponde ao y. Chamamos de ponto P do plano, qualquer ponto identificado pelas coordenadas (x,y). É importante observar esta ordem. Fonte: http://panambi-egef.blogspot.com.br/2013/12/geometria-analitica-ideias-para.html escrito por Alessandra Bairros da Trindade, Raquel Buchmann Rossi e Neiva Pierini.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, discuta as diferentes soluções encontradas pela turma, os prováveis erros/dificuldades valorizando as diferentes resoluções. Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve ao resultado correto. Peça aos alunos que registrem as etapas no caderno para chegar ao final do jogo.
Se tiver um projetor à sua disposição, pode apresentar os slides como apoio à sua explicação.
Propósito: Dar sentido e significado ao estudo do plano cartesiano por meio da estratégia do jogo Batalha Naval.
Discuta com a turma:
- Você vê semelhanças entre o jogo Batalha Naval e o Plano Cartesiano? Quais são estas semelhanças?
- O formato dos navios facilitou ou dificultou durante o jogo? Teve algum mais fácil de acertar? E algum mais difícil?
- Seria interessante colocar um navio bem ao lado de outro?
- Existe alguma região da malha quadriculada que os oponentes costumam atirar com maior frequência?
- Um amigo colocou todos os navios na mesma linha? Esta foi uma boa estratégia dele? Por quê?
- Existe maior probabilidade de acertar um tiro num navio ou fora dele no jogo Batalha Naval?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leitura do slide com as conclusões da aula.
Propósito: Sintetizar os conceitos abordados durante a aula.
Discuta com a turma:
Encerre a atividade retomando com os estudantes o conceito de plano cartesiano e como localizar-se nele.
Raio X
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientação ao Professor: Professor(a) imprima essa atividade e distribua aos alunos para realizarem. Eles deverão apenas descrever as coordenadas conforme o enunciado da questão proposta.
Propósito: Desenhar e localizar elementos da Batalha naval através de coordenadas.
Discuta com a turma:
- Você sabe diferenciar o litoral norte brasileiro do litoral sul? Onde podemos observar para saber onde são tais posições?
- Qual dos dois navios foi mais fácil de ser inserido no mapa? Por quê?
Materiais complementares para impressão:
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_15GEO02
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: Malha Quadriculada
Para este plano, foque na etapa Retomada e Discussão das soluções
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade, peça que os alunos reproduzam o quadro (eles podem utilizar malha quadriculada caso possuam) e que tentem resolver o problema. Sugerimos que a imagem do slide ou o documento com a atividade seja disponibilizado, visto que possui uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções; e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas soluções em formato de texto ou áudio.
Discussão das soluções
Professor(a), como este plano de aula propõe a realização de um jogo, sugerimos que você inicie a aula explicando como ele se constitui, mas sem a necessidade de realizá-lo. A partir disso, inicie uma discussão com a turma de algumas possíveis situações de jogo. Independente se a aula estiver ocorrendo de forma síncrona ou assíncrona, compartilhe com a turma o slide presente nesta etapa do plano, seja compartilhando sua tela ou enviando a imagem no ambiente virtual que a aula esteja sendo realizada. Você pode compartilhar também no grupo que possuam nas redes sociais, enviar por e-mail, disponibilizar impressões na escola,...
Expanda as situações de jogo: você pode apresentar uma determinada simulação de posição dos navios e perguntar aos alunos em que ponto “atirar”. Você pode também realizar uma simulação de jogo online através do link https://rachacuca.com.br/jogos/batalha-naval/, compartilhar sua tela com a turma e refletir sobre as jogadas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, você pode gravar um vídeo mostrando a simulação. Proponha uma discussão/reflexão a partir dos questionamentos presentes no “Discuta com a turma” em cada slide. Você pode enviar os questionamentos em formato de texto e solicitar que os alunos escrevam suas respostas e as enviem.
Encerramento
Professor(a), compartilhe com a turma as considerações presentes nesta etapa do plano de aluno. Você pode perguntar aos alunos se teriam outras estratégias a serem consideradas em um jogo de batalha naval.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Eles não precisam desenhar os navios, basta que indiquem as coordenadas dos locais escolhidos.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre coordenadas no plano cartesiano. Sugira que os alunos questionem os membros de suas famílias se eles conhecem o jogo Batalha Naval e proponha que eles tentem jogar juntos. Eles podem imprimir o documento da Atividade Principal (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EFEdKub3MeRBZfm37CbwqCj59zmsnmJKuSesUQJDvsG6amMtFN72MCUdSN6t/ativaula-mat5-15geo02.pdf) ou então jogar online entrando no link a seguir: https://rachacuca.com.br/jogos/batalha-naval/.
Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas
Mentor: Paula Massi Reis Pires
Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF05MA14; Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.
EF05MA15; Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos, no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros
Objetivos específicos
Localizar objetos utilizando coordenadas cartesianas.
Conceito-chave
Plano cartesiano
Coordenadas
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não