11116
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Adivinhas Matemáticas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre Estratégia de leitura de problemas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra Gabarão Altemari,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens ou imressões das atividades e comandas.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, Whatsapp ou outro recurso para compartilhar as propostas.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções. Lembre-se da relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.

Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

Caso realize uma aula síncrona, realize a proposta do plano de aula organizando momentos com grupos menores, para que possa fazer as intervenções nas diversas partes da aula (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). Será necessário, porém, fazer uma adaptação na dinâmica da atividade principal. Os alunos deverão ir marcando as figuras individualmente, portanto envie cartelas iguais para todos. As discussões poderão ser feitas no momento Discussão das soluções. Feche a aula com a sistematização do conceito e o encerramento. Para o Raio X, siga as sugestões abaixo.

Se a aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família para que possa conduzir as propostas conforme as sugestões a seguir.

Aquecimento
Oriente as famílias para que conversem e brinquem com adivinhas. Para isso, envie as questões como base e alguns exemplos de adivinhas.
     - Você sabe o que é adivinha?
     - Você gosta de adivinhas?
     - É fácil adivinhar alguma coisa? Por quê?
     - Que tipos de adivinhas você conhece?

Exemplos:
1. Todo mundo leva,
Todo mundo tem,
Porque a todos lhes dão um
Quando ao mundo vem.
O nome

2. Somos muitos irmãozinhos, em uma só casa vivemos, se nos coçam a cabeça, num instante morremos.
Os fósforos

3. Fui na feira e comprei uma bela, cheguei em casa e comecei a chorar com ela.
A cebola

4. O que é que dá um pulo e se veste de noiva?
pipoca

Atividade principal e discussão das soluções
Envie aos alunos a imagem com as figuras da atividade, via digital ou impressa. Caso recebam digitalmente e não tenham como imprimir, podem copiar os desenhos ou escrever os nomes para serem marcados e ir acompanhando com a imagem na tela (do celular, tablet ou computador). Junto com a atividade, encaminhe a comanda:

VAMOS ADIVINHAR? QUAL SERÁ A FIGURA?
     1. VOCÊ RECEBEU UMA CARTELA COM VÁRIAS FIGURAS..
     2. MANTENHA BASTANTE ATENÇÃO.
     3. A CADA DICA QUE OUVIR DEVERÁ RISCAR AS FIGURAS QUE NÃO SE ENCAIXAM NESSA DICA.
     4. A FIGURA QUE SOBRAR É A ESCOLHIDA DA ADIVINHA.

Encaminhe às famílias as dicas solicitando que leiam uma a uma para a criança, que deverá riscar as figuras que não se encaixam em cada dica. Informe que a figura escolhida será o peixe, mas eles não devem dar a resposta antes do final de toda a aula. Depois de responder as últimas questões, devem enviá-las a você.
     - Não tenho formato redondo;
     - Sou de várias cores;
     - Não tenho pelos;
     - Não sou brinquedo;
     - Não sei andar porque não tenho pernas nem patas;
     - Sirvo para alimentar as pessoas, mas não sou doce;
     - Não dou frutos;
     - Não sou fruta, nem legume, nem verdura;
     - Não faço cálculos;
     - Não fico presa na terra;
     - Posso ser um presente mas não posso vir numa caixa de presente.

Peça ao adulto que estiver acompanhando a criança que depois de ler as dicas discuta com base nas seguintes perguntas:
     - Você considera esta atividade um problema? Por quê?
     - Há alguma dica que poderia ser entendida de maneira diferente?
     - Qual figura teve dúvidas? Em que dica?
     - Qual figura sobrou que não se encaixou nas dicas?
     - Sobrou mais alguma figura?

Caso tenha sobrado a figura errada, ou mais de uma figura, solicite que o adulto proponha ao aluno uma nova análise e vá lendo cada dica novamente e parando para conversarem sobre o que riscar.

Solicite que os alunos respondam as questões a seguir e te encaminhem:
     1. VOCÊ DESCOBRIU QUAL É A FIGURA? QUAL É?
     2. VOCÊ TEVE DIFICULDADES PARA RISCAR AS FIGURAS?
     3. QUAL DICA FOI MAIS DIFÍCIL? POR QUÊ?
     4. QUAL FOI MAIS FÁCIL? EXPLIQUE.

Sistematização do conceito e Encerramento
Depois de receber as questões respondidas pelos alunos, faça uma devolutiva apresentando as aprendizagens da aula (ao vivo, por mensagem de voz ou escrita), como as sugestões dos slides no plano de aula.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos a realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se isso não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Para esta atividade, o convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_13RDP03

(EF01MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas