11116
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Adivinhas Matemáticas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre Estratégia de leitura de problemas

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra Gabarão Altemari,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra Gabarão Altemari

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Identificar os dados e a pergunta do problema

Objetivos específicos

  • Desenvolver habilidade de analisar adivinhas
  • Reconhecer que adivinhas são problemas que demandam análise e atenção aos dados apresentados

Conceito-chave

Estratégia de leitura de problemas

Recursos necessários

  • Atividade impressa em folha

Os alunos devem dominar

  • Saber elaborar perguntas coerentes com o contexto
  • Entender que um problema precisa de dados e que é uma situação a ser resolvida
  • Reconhecer os dados e a pergunta de um problema.




  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Faça questionamentos sobre o que os alunos sabem sobre adivinhas.

Propósito: Investigar o que os alunos sabem sobre adivinhas

Discuta com a turma:

  • X
  • x

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Entregue as cartelas que terão as mesmas figuras porém em outra ordem para que os alunos não copiem as marcações de outros grupos. Diga às dicas devagar para que os alunos consigam observar e analisar as figuras conforme as dicas que ouviram. Diga para que observem as marcações dos colegas e se tiver algo que não concordem procurem conversar para chegar a um acordo. A figura escolhida será Peixe.

DICAS:

  • Não tenho formato redondo
  • Sou de várias cores
  • Não tenho pelos
  • Não sou brinquedo
  • Não sei andar por que não tenho pernas nem patas
  • Sirvo para alimentar as pessoas mas não sou doce
  • Não dou frutos
  • Não sou fruta, nem legumes, nem verdura
  • Não faço cálculos
  • Não fico presa na terra
  • Posso ser um presente mas não posso vir numa caixa de presente

Propósito: Estimular o raciocínio lógico divertindo e contribuindo para a compreensão e análise

Discuta com a turma:

  • Vocês consideram esta atividade um problema? Por quê?
  • Há alguma dica que poderia ser entendida de maneira diferente?
  • Qual figura o grupo precisou entrar num acordo após ouvir a dica?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: A figura que deverá sobrar será o peixe. Leia os questionamentos do slide e analise novamente as marcações com os grupos pois nem todos os alunos farão as marcações das mesmas figuras nas primeiras dicas porém nas dicas seguintes deverão marcá-las.

Propósito: Expor as diferentes formas de resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Por que na primeira dica “ não tenho formato redondo” alguns grupos não marcaram a tartaruga?
  • Em qual momento essa figura (tartaruga) foi marcada? Na dica 5
  • Quais figuras vocês marcaram na dica 2 “Sou de várias cores”? As figuras que tem apenas uma cor
  • Qual figura foi marcada na dica 7? Todos marcaram a árvore? Por que? Nem todos marcarão a árvore por que nem todas dão frutos.
  • Então qual dica eliminou a árvore? A dica 10

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia cada tópico do slide e faça comparações com a atividade desenvolvida. Relacione com as dicas da atividade principal.

Propósito: Mostrar a importância da leitura e análise de adivinhas

Discuta com a turma:

  • Precisou de cálculos para adivinhar a figura?
  • O que devemos observar quando recebemos dicas para resolver algum problema?
  • As adivinhas podem ser consideradas problemas? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: verifique junto com os alunos tópicos importantes de leitura e compreensão de adivinhas.

Propósito: Dar dicas de resolução e compreensão de adivinhas

Discuta com a turma:

  • Precisamos saber fazer cálculos para solucionar uma adivinha?
  • As adivinhas são problemas muito complicados?
  • Qual a diferença entre resolver uma adivinha e um outro problema?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Entregue a atividade escrita em folha. Leia e peça que resolvam individualmente como quiserem e de acordo a compreensão de cada um.

Propósito: Ler e resolver o problema observando as dicas

Discuta com a turma:

  • O que foi preciso analisar para resolver este problema?
  • Estas dicas foram suficientes para adivinhar a fruta que cada criança gosta?
  • Como você descobriu a fruta que Roberta gosta?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano
  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Elissandra Gabarão Altemari

    Mentor: Mara Elizabeth Mansani

    Especialista de área: Rita Batista

    Habilidade da BNCC

    Identificar os dados e a pergunta do problema

    Objetivos específicos

    • Desenvolver habilidade de analisar adivinhas
    • Reconhecer que adivinhas são problemas que demandam análise e atenção aos dados apresentados

    Conceito-chave

    Estratégia de leitura de problemas

    Recursos necessários

    • Atividade impressa em folha

    Os alunos devem dominar

    • Saber elaborar perguntas coerentes com o contexto
    • Entender que um problema precisa de dados e que é uma situação a ser resolvida
    • Reconhecer os dados e a pergunta de um problema.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Faça questionamentos sobre o que os alunos sabem sobre adivinhas.

Propósito: Investigar o que os alunos sabem sobre adivinhas

Discuta com a turma:

  • X
  • x

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Entregue as cartelas que terão as mesmas figuras porém em outra ordem para que os alunos não copiem as marcações de outros grupos. Diga às dicas devagar para que os alunos consigam observar e analisar as figuras conforme as dicas que ouviram. Diga para que observem as marcações dos colegas e se tiver algo que não concordem procurem conversar para chegar a um acordo. A figura escolhida será Peixe.

DICAS:

  • Não tenho formato redondo
  • Sou de várias cores
  • Não tenho pelos
  • Não sou brinquedo
  • Não sei andar por que não tenho pernas nem patas
  • Sirvo para alimentar as pessoas mas não sou doce
  • Não dou frutos
  • Não sou fruta, nem legumes, nem verdura
  • Não faço cálculos
  • Não fico presa na terra
  • Posso ser um presente mas não posso vir numa caixa de presente

Propósito: Estimular o raciocínio lógico divertindo e contribuindo para a compreensão e análise

Discuta com a turma:

  • Vocês consideram esta atividade um problema? Por quê?
  • Há alguma dica que poderia ser entendida de maneira diferente?
  • Qual figura o grupo precisou entrar num acordo após ouvir a dica?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: A figura que deverá sobrar será o peixe. Leia os questionamentos do slide e analise novamente as marcações com os grupos pois nem todos os alunos farão as marcações das mesmas figuras nas primeiras dicas porém nas dicas seguintes deverão marcá-las.

Propósito: Expor as diferentes formas de resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Por que na primeira dica “ não tenho formato redondo” alguns grupos não marcaram a tartaruga?
  • Em qual momento essa figura (tartaruga) foi marcada? Na dica 5
  • Quais figuras vocês marcaram na dica 2 “Sou de várias cores”? As figuras que tem apenas uma cor
  • Qual figura foi marcada na dica 7? Todos marcaram a árvore? Por que? Nem todos marcarão a árvore por que nem todas dão frutos.
  • Então qual dica eliminou a árvore? A dica 10

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia cada tópico do slide e faça comparações com a atividade desenvolvida. Relacione com as dicas da atividade principal.

Propósito: Mostrar a importância da leitura e análise de adivinhas

Discuta com a turma:

  • Precisou de cálculos para adivinhar a figura?
  • O que devemos observar quando recebemos dicas para resolver algum problema?
  • As adivinhas podem ser consideradas problemas? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: verifique junto com os alunos tópicos importantes de leitura e compreensão de adivinhas.

Propósito: Dar dicas de resolução e compreensão de adivinhas

Discuta com a turma:

  • Precisamos saber fazer cálculos para solucionar uma adivinha?
  • As adivinhas são problemas muito complicados?
  • Qual a diferença entre resolver uma adivinha e um outro problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Entregue a atividade escrita em folha. Leia e peça que resolvam individualmente como quiserem e de acordo a compreensão de cada um.

Propósito: Ler e resolver o problema observando as dicas

Discuta com a turma:

  • O que foi preciso analisar para resolver este problema?
  • Estas dicas foram suficientes para adivinhar a fruta que cada criança gosta?
  • Como você descobriu a fruta que Roberta gosta?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano