Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elissandra Gabarão Altemari
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Identificar os dados e a pergunta do problema
Objetivos específicos
- Desenvolver habilidade de analisar adivinhas
- Reconhecer que adivinhas são problemas que demandam análise e atenção aos dados apresentados
Conceito-chave
Estratégia de leitura de problemas
Recursos necessários
- Atividade impressa em folha
Os alunos devem dominar
- Saber elaborar perguntas coerentes com o contexto
- Entender que um problema precisa de dados e que é uma situação a ser resolvida
- Reconhecer os dados e a pergunta de um problema.
- Tempo sugerido: 2 minutos.
- Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Faça questionamentos sobre o que os alunos sabem sobre adivinhas.
Propósito: Investigar o que os alunos sabem sobre adivinhas
Discuta com a turma:
- X
- x
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Entregue as cartelas que terão as mesmas figuras porém em outra ordem para que os alunos não copiem as marcações de outros grupos. Diga às dicas devagar para que os alunos consigam observar e analisar as figuras conforme as dicas que ouviram. Diga para que observem as marcações dos colegas e se tiver algo que não concordem procurem conversar para chegar a um acordo. A figura escolhida será Peixe.
DICAS:
- Não tenho formato redondo
- Sou de várias cores
- Não tenho pelos
- Não sou brinquedo
- Não sei andar por que não tenho pernas nem patas
- Sirvo para alimentar as pessoas mas não sou doce
- Não dou frutos
- Não sou fruta, nem legumes, nem verdura
- Não faço cálculos
- Não fico presa na terra
- Posso ser um presente mas não posso vir numa caixa de presente
Propósito: Estimular o raciocínio lógico divertindo e contribuindo para a compreensão e análise
Discuta com a turma:
- Vocês consideram esta atividade um problema? Por quê?
- Há alguma dica que poderia ser entendida de maneira diferente?
- Qual figura o grupo precisou entrar num acordo após ouvir a dica?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: A figura que deverá sobrar será o peixe. Leia os questionamentos do slide e analise novamente as marcações com os grupos pois nem todos os alunos farão as marcações das mesmas figuras nas primeiras dicas porém nas dicas seguintes deverão marcá-las.
Propósito: Expor as diferentes formas de resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Por que na primeira dica “ não tenho formato redondo” alguns grupos não marcaram a tartaruga?
- Em qual momento essa figura (tartaruga) foi marcada? Na dica 5
- Quais figuras vocês marcaram na dica 2 “Sou de várias cores”? As figuras que tem apenas uma cor
- Qual figura foi marcada na dica 7? Todos marcaram a árvore? Por que? Nem todos marcarão a árvore por que nem todas dão frutos.
- Então qual dica eliminou a árvore? A dica 10
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Leia cada tópico do slide e faça comparações com a atividade desenvolvida. Relacione com as dicas da atividade principal.
Propósito: Mostrar a importância da leitura e análise de adivinhas
Discuta com a turma:
- Precisou de cálculos para adivinhar a figura?
- O que devemos observar quando recebemos dicas para resolver algum problema?
- As adivinhas podem ser consideradas problemas? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: verifique junto com os alunos tópicos importantes de leitura e compreensão de adivinhas.
Propósito: Dar dicas de resolução e compreensão de adivinhas
Discuta com a turma:
- Precisamos saber fazer cálculos para solucionar uma adivinha?
- As adivinhas são problemas muito complicados?
- Qual a diferença entre resolver uma adivinha e um outro problema?
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Entregue a atividade escrita em folha. Leia e peça que resolvam individualmente como quiserem e de acordo a compreensão de cada um.
Propósito: Ler e resolver o problema observando as dicas
Discuta com a turma:
- O que foi preciso analisar para resolver este problema?
- Estas dicas foram suficientes para adivinhar a fruta que cada criança gosta?
- Como você descobriu a fruta que Roberta gosta?
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar