Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”
Objetivo
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção.
Propósito: Calcular porcentagem de um número dado.
Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes concluam, através da atividade principal, generalizações de como calcular porcentagens.
Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:
- Fração centesimal.
- Fração equivalente.
- Porcentagem de.
Discuta com a turma:
- O que é porcentagem?
- Qual fração equivale a porcentagem?
Adequações:
- Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar a porcentagem.
- Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se passar as questões no quadro, ou desenhar a malha de 10x10.
- Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se solicitar material ampliado, ou desenhar em cartolina, em uma escala grande a malha quadriculada.
- Para estudantes com outras especificidades pode-se alterar as variáveis postas nos itens para valores menores, mediando o cálculo da porcentagem.
Material Complementar:
- Clicando nesse link você pode assistir um vídeo que explica como calcular rapidamente porcentagem.
- Clicando nesse link você pode assistir um vídeo que explica o que é uma porcentagem.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Entregar a atividade para os estudantes e observar se retomam o conteúdo trabalhado na unidade MAT6_05NUM - Exploração do conceito de frações; cálculo da fração de um número natural, e também MAT6_06NUM - Operações com números racionais nas formas decimal e fracionária.
Agrupe os alunos em duplas e peça para que resolvam o que está sendo pedido.
Propósito: Relembrar o cálculo da fração de uma quantidade.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia pode ser usada?
- Qual o decimal equivale à fração dada?
Possíveis soluções:
Uma mãe resolveu dividir uma barra de chocolate, conforme a idade de cada filho.
- João que era o mais velho vai receber um quarto da barra.
- Maria que é a 2ª filha irá receber um meio da barra.
- José o terceiro filho irá receber um vinte avos da barra.
- Camila que é a caçula vai receber um quinto da barra.
Se os pedacinhos da barra terão o mesmo tamanho, em quantos pedaços a mãe deverá dividir a barra? E quantos pedacinhos ficará para cada filho?
Resolução:
Um quarto, um meio e um quinto, devemos encontrar o denominador comum, para sabermos em quantos pedacinhos o inteiro deverá ser dividido de forma que fiquem do mesmo tamanho.
MMC (2, 4, 5, 20) = 20 ? então a barra deverá ser divida em 20 pedaços.
Um quarto de 20 = 5 ? 20 : 4 = 5
Um meio de 20 = 10 ? 20 : 2 = 10
Um quinto de 20 = 4 ? 20 : 5 = 4
Um vinte avos de 20 = 1 ? 20 : 20 = 1
OU
Um quarto = 0,25 ? 20 x 0,25 = 5
Um meio = 0,5 ? 20 x 0,5 = 10
Um quinto = 0,2 ? 20 x 0,2 = 4
Um vinte avos = 0,05 ? 20 x 0,05 = 1
Atividade de Aquecimento
Resolução da Atividade de Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 min
Orientação: 1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade - 5 minutos
Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.
2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla - 5 minutos
Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.
3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas - 5 minutos
Esse é um momento onde a mediação do professor deve ser mínima, para que os estudantes discutam com o conhecimento que possuem.
Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as estratégias de aproximação e a escrita das potências de 10.
Propósito: Resolver a atividade sugerida.
Discuta com a turma:
- As porcentagens encontradas podem ser escritas na forma fracionária e decimal. Sendo assim, como poderiam resolver as questões colocadas?
- Por que existe a necessidade de fazer aproximações?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Discussão da Soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 7)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias de resolução, passe essa série de slides. Nela, os estudantes verão o passo a passo para o para o cálculo de porcentagens.
Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do cálculo da porcentagem.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Existe alguma outra maneira de resolver a situação problema?
- O que podemos verificar comparando o resultado das três opções de venda?
- Discuta as aproximações necessárias.
Discussão da Soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 7)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias de resolução, passe essa série de slides. Nela, os estudantes verão o passo a passo para o para o cálculo de porcentagens.
Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do cálculo da porcentagem.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Existe alguma outra maneira de resolver a situação problema?
- O que podemos verificar comparando o resultado das três opções de venda?
- Discuta as aproximações necessárias.
Discussão da Soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 7)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias de resolução, passe essa série de slides. Nela, os estudantes verão o passo a passo para o para o cálculo de porcentagens.
Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do cálculo da porcentagem.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Existe alguma outra maneira de resolver a situação problema?
- O que podemos verificar comparando o resultado das três opções de venda?
- Discuta as aproximações necessárias.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Sistematize com os estudantes a generalização, discutida no painel de soluções, para cálculo de porcentagem.
Propósito: Organizar o registro, sistematizando o que foi aprendido na unidade.
Discuta com a turma:
- Qual a relação que existe entre a fração centesimal e o número decimal equivalente à divisão por 100?
- Existe outra forma de encontrar a porcentagem?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre com os estudantes retomando o cálculo da porcentagem de uma quantidade.
Propósito: retomada o cálculo de porcentagem.
Discuta com a turma:
- Qual as semelhanças e diferenças entre calcular utilizando a fração centesimal ou o número decimal equivalente?
- Qual relação pode ser estabelecida entre a fração centesimal e o número decimal?