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Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Calculando porcentagem

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre Cálculo de porcentagem.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marytta Vilela Perez Masseli

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA12 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Objetivos específicos

Calcular porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal.



Conceito-chave

Cálculo de porcentagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Folha quadriculadas, malhas de 10x10.

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção.

Propósito: Calcular porcentagem de um número dado.

Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes concluam, através da atividade principal, generalizações de como calcular porcentagens.

Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:

  • Fração centesimal.
  • Fração equivalente.
  • Porcentagem de.

Discuta com a turma:

  • O que é porcentagem?
  • Qual fração equivale a porcentagem?

Adequações:

  • Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar a porcentagem.
  • Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se passar as questões no quadro, ou desenhar a malha de 10x10.
  • Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se solicitar material ampliado, ou desenhar em cartolina, em uma escala grande a malha quadriculada.
  • Para estudantes com outras especificidades pode-se alterar as variáveis postas nos itens para valores menores, mediando o cálculo da porcentagem.

Material Complementar:

  • Clicando nesse link você pode assistir um vídeo que explica como calcular rapidamente porcentagem.
  • Clicando nesse link você pode assistir um vídeo que explica o que é uma porcentagem.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Entregar a atividade para os estudantes e observar se retomam o conteúdo trabalhado na unidade MAT6_05NUM - Exploração do conceito de frações; cálculo da fração de um número natural, e também MAT6_06NUM - Operações com números racionais nas formas decimal e fracionária.

Agrupe os alunos em duplas e peça para que resolvam o que está sendo pedido.

Propósito: Relembrar o cálculo da fração de uma quantidade.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia pode ser usada?
  • Qual o decimal equivale à fração dada?

Possíveis soluções:

Uma mãe resolveu dividir uma barra de chocolate, conforme a idade de cada filho.

  • João que era o mais velho vai receber um quarto da barra.

  • Maria que é a 2ª filha irá receber um meio da barra.

  • José o terceiro filho irá receber um vinte avos da barra.

  • Camila que é a caçula vai receber um quinto da barra.

Se os pedacinhos da barra terão o mesmo tamanho, em quantos pedaços a mãe deverá dividir a barra? E quantos pedacinhos ficará para cada filho?

Resolução:

Um quarto, um meio e um quinto, devemos encontrar o denominador comum, para sabermos em quantos pedacinhos o inteiro deverá ser dividido de forma que fiquem do mesmo tamanho.

MMC (2, 4, 5, 20) = 20 ? então a barra deverá ser divida em 20 pedaços.

Um quarto de 20 = 5 ? 20 : 4 = 5

Um meio de 20 = 10 ? 20 : 2 = 10

Um quinto de 20 = 4 ? 20 : 5 = 4

Um vinte avos de 20 = 1 ? 20 : 20 = 1

OU

Um quarto = 0,25 ? 20 x 0,25 = 5

Um meio = 0,5 ? 20 x 0,5 = 10

Um quinto = 0,2 ? 20 x 0,2 = 4

Um vinte avos = 0,05 ? 20 x 0,05 = 1

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientação: 1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade - 5 minutos

Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.

2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla - 5 minutos

Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.

3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas - 5 minutos

Esse é um momento onde a mediação do professor deve ser mínima, para que os estudantes discutam com o conhecimento que possuem.

Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as estratégias de aproximação e a escrita das potências de 10.

Propósito: Resolver a atividade sugerida.

Discuta com a turma:

  • As porcentagens encontradas podem ser escritas na forma fracionária e decimal. Sendo assim, como poderiam resolver as questões colocadas?
  • Por que existe a necessidade de fazer aproximações?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Discussão da Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 7)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias de resolução, passe essa série de slides. Nela, os estudantes verão o passo a passo para o para o cálculo de porcentagens.

Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do cálculo da porcentagem.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra maneira de resolver a situação problema?
  • O que podemos verificar comparando o resultado das três opções de venda?
  • Discuta as aproximações necessárias.

Discussão da Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 7)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias de resolução, passe essa série de slides. Nela, os estudantes verão o passo a passo para o para o cálculo de porcentagens.

Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do cálculo da porcentagem.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra maneira de resolver a situação problema?
  • O que podemos verificar comparando o resultado das três opções de venda?
  • Discuta as aproximações necessárias.

Discussão da Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 7)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias de resolução, passe essa série de slides. Nela, os estudantes verão o passo a passo para o para o cálculo de porcentagens.

Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do cálculo da porcentagem.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra maneira de resolver a situação problema?
  • O que podemos verificar comparando o resultado das três opções de venda?
  • Discuta as aproximações necessárias.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Sistematize com os estudantes a generalização, discutida no painel de soluções, para cálculo de porcentagem.

Propósito: Organizar o registro, sistematizando o que foi aprendido na unidade.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação que existe entre a fração centesimal e o número decimal equivalente à divisão por 100?
  • Existe outra forma de encontrar a porcentagem?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre com os estudantes retomando o cálculo da porcentagem de uma quantidade.

Propósito: retomada o cálculo de porcentagem.

Discuta com a turma:

  • Qual as semelhanças e diferenças entre calcular utilizando a fração centesimal ou o número decimal equivalente?
  • Qual relação pode ser estabelecida entre a fração centesimal e o número decimal?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Peça para que, individualmente, complete a tabela. Aproveite para relembrar que as frações podem ser equivalentes à algumas porcentagens e que os resultados são encontrados mais rapidamente efetuando a divisão.

Propósito: Retomar as estratégias trabalhadas nessa unidade e verificar o conhecimento aprendido.

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção.

Propósito: Calcular porcentagem de um número dado.

Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes concluam, através da atividade principal, generalizações de como calcular porcentagens.

Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:

  • Fração centesimal.
  • Fração equivalente.
  • Porcentagem de.

Discuta com a turma:

  • O que é porcentagem?
  • Qual fração equivale a porcentagem?

Adequações:

  • Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar a porcentagem.
  • Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se passar as questões no quadro, ou desenhar a malha de 10x10.
  • Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se solicitar material ampliado, ou desenhar em cartolina, em uma escala grande a malha quadriculada.
  • Para estudantes com outras especificidades pode-se alterar as variáveis postas nos itens para valores menores, mediando o cálculo da porcentagem.

Material Complementar:

  • Clicando nesse link você pode assistir um vídeo que explica como calcular rapidamente porcentagem.
  • Clicando nesse link você pode assistir um vídeo que explica o que é uma porcentagem.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autora: Marytta Rennó Masseli

    Mentora: Débora Vieira de Moraes

    Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



    Habilidade da BNCC

    EF06MA12 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

    Objetivos específicos

    Calcular porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal.



    Conceito-chave

    Cálculo de porcentagem.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
    • Folha quadriculadas, malhas de 10x10.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Entregar a atividade para os estudantes e observar se retomam o conteúdo trabalhado na unidade MAT6_05NUM - Exploração do conceito de frações; cálculo da fração de um número natural, e também MAT6_06NUM - Operações com números racionais nas formas decimal e fracionária.

Agrupe os alunos em duplas e peça para que resolvam o que está sendo pedido.

Propósito: Relembrar o cálculo da fração de uma quantidade.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia pode ser usada?
  • Qual o decimal equivale à fração dada?

Possíveis soluções:

Uma mãe resolveu dividir uma barra de chocolate, conforme a idade de cada filho.

  • João que era o mais velho vai receber um quarto da barra.

  • Maria que é a 2ª filha irá receber um meio da barra.

  • José o terceiro filho irá receber um vinte avos da barra.

  • Camila que é a caçula vai receber um quinto da barra.

Se os pedacinhos da barra terão o mesmo tamanho, em quantos pedaços a mãe deverá dividir a barra? E quantos pedacinhos ficará para cada filho?

Resolução:

Um quarto, um meio e um quinto, devemos encontrar o denominador comum, para sabermos em quantos pedacinhos o inteiro deverá ser dividido de forma que fiquem do mesmo tamanho.

MMC (2, 4, 5, 20) = 20 ? então a barra deverá ser divida em 20 pedaços.

Um quarto de 20 = 5 ? 20 : 4 = 5

Um meio de 20 = 10 ? 20 : 2 = 10

Um quinto de 20 = 4 ? 20 : 5 = 4

Um vinte avos de 20 = 1 ? 20 : 20 = 1

OU

Um quarto = 0,25 ? 20 x 0,25 = 5

Um meio = 0,5 ? 20 x 0,5 = 10

Um quinto = 0,2 ? 20 x 0,2 = 4

Um vinte avos = 0,05 ? 20 x 0,05 = 1

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientação: 1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade - 5 minutos

Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.

2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla - 5 minutos

Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.

3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas - 5 minutos

Esse é um momento onde a mediação do professor deve ser mínima, para que os estudantes discutam com o conhecimento que possuem.

Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as estratégias de aproximação e a escrita das potências de 10.

Propósito: Resolver a atividade sugerida.

Discuta com a turma:

  • As porcentagens encontradas podem ser escritas na forma fracionária e decimal. Sendo assim, como poderiam resolver as questões colocadas?
  • Por que existe a necessidade de fazer aproximações?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 7)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias de resolução, passe essa série de slides. Nela, os estudantes verão o passo a passo para o para o cálculo de porcentagens.

Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do cálculo da porcentagem.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra maneira de resolver a situação problema?
  • O que podemos verificar comparando o resultado das três opções de venda?
  • Discuta as aproximações necessárias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 7)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias de resolução, passe essa série de slides. Nela, os estudantes verão o passo a passo para o para o cálculo de porcentagens.

Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do cálculo da porcentagem.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra maneira de resolver a situação problema?
  • O que podemos verificar comparando o resultado das três opções de venda?
  • Discuta as aproximações necessárias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 5 a 7)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias de resolução, passe essa série de slides. Nela, os estudantes verão o passo a passo para o para o cálculo de porcentagens.

Faça comparações com as estratégias usadas pelos estudante e elabore coletivamente a generalização do cálculo da porcentagem.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra maneira de resolver a situação problema?
  • O que podemos verificar comparando o resultado das três opções de venda?
  • Discuta as aproximações necessárias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Sistematize com os estudantes a generalização, discutida no painel de soluções, para cálculo de porcentagem.

Propósito: Organizar o registro, sistematizando o que foi aprendido na unidade.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação que existe entre a fração centesimal e o número decimal equivalente à divisão por 100?
  • Existe outra forma de encontrar a porcentagem?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre com os estudantes retomando o cálculo da porcentagem de uma quantidade.

Propósito: retomada o cálculo de porcentagem.

Discuta com a turma:

  • Qual as semelhanças e diferenças entre calcular utilizando a fração centesimal ou o número decimal equivalente?
  • Qual relação pode ser estabelecida entre a fração centesimal e o número decimal?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Peça para que, individualmente, complete a tabela. Aproveite para relembrar que as frações podem ser equivalentes à algumas porcentagens e que os resultados são encontrados mais rapidamente efetuando a divisão.

Propósito: Retomar as estratégias trabalhadas nessa unidade e verificar o conhecimento aprendido.

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

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