Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Pedro Ramon Pinheiro de Souza
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF05MA06) - Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
Objetivos Específicos
Resolver problemas a partir de diferentes estratégias de abordagem envolvendo porcentagens.
Vocabulário que será adquirido nesta aula
Porcentagem, Fração Irredutível, Fração Equivalente.
Conceito-chave
Porcentagem
Recursos Necessários:
- Lápis
- Caderno
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Prepare as tabelas de porcentagem antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Lembre-se:
- Reforçe o significado do símbolo %;
- Faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca das estratégias que foram usadas para preencher a Tabela de Porcentagem;
- Peça que os alunos preencham a Tabela de Porcentagem;
- Veja se o nível de conhecimento está equalizado;
- Dê atenção a todos os alunos para que nenhum fique de fora de processo de ensino-aprendizagem.
Agrupe os alunos em duplas e entregue a Tabela de Porcentagem a cada um. Deixe que os alunos observem o material por alguns instantes. Permita que os alunos falem e questionem sobre a resolução da atividade. Escolha alguns deles e peça para que expliquem para a turma como conseguiram resolver e qual estratégia foi usada.
Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender que a partir de um percentual é possível encontrar o valor total.
Discuta com a Turma:
- Vocês acham que é possível calcular o valor total de uma porcentagem se eu tenho apenas o valor referente a 15%?
- Vocês acham que é possível calcular o valor total de uma porcentagem se eu tenho apenas o valor referente a 70%?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Explique aos aluno que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para conseguir encontrar qualquer percentual. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Observe se algum aluno não conseguiu resolver a atividade. Escolha algum deles para apresentar a estratégia utilizada para resolver a atividade. Veja se algum outro aluno resolveu de maneira diferente e apresente para a turma esta outra estratégia. Tente, ao máximo, fazer com que todos participem deste momento da aula. Se por acaso algum aluno não conseguiu resolver, solicite que algum deles que teve facilidade na resolução, ajude o colega que não conseguiu.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.
Discuta com a Turma:
- Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
- Posso resolver de uma maneira diferente?
- Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado, estou correto?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade apresentando aos alunos a estratégia de cálculo para encontrar qualquer percentual e como encontrar o valor total a partir de um percentual.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.
Discuta com a Turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?