11108
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Relação entre Valores Absolutos e Valores Percentuais

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA06) - Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Objetivos Específicos

Resolver problemas a partir de diferentes estratégias de abordagem envolvendo porcentagens.

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Porcentagem, Fração Irredutível, Fração Equivalente.

Conceito-chave

Porcentagem

Recursos Necessários:

  • Lápis
  • Caderno


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Prepare as tabelas de porcentagem antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Lembre-se:

  • Reforçe o significado do símbolo %;
  • Faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca das estratégias que foram usadas para preencher a Tabela de Porcentagem;
  • Peça que os alunos preencham a Tabela de Porcentagem;
  • Veja se o nível de conhecimento está equalizado;
  • Dê atenção a todos os alunos para que nenhum fique de fora de processo de ensino-aprendizagem.

Agrupe os alunos em duplas e entregue a Tabela de Porcentagem a cada um. Deixe que os alunos observem o material por alguns instantes. Permita que os alunos falem e questionem sobre a resolução da atividade. Escolha alguns deles e peça para que expliquem para a turma como conseguiram resolver e qual estratégia foi usada.

Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender que a partir de um percentual é possível encontrar o valor total.

Discuta com a Turma:

  • Vocês acham que é possível calcular o valor total de uma porcentagem se eu tenho apenas o valor referente a 15%?
  • Vocês acham que é possível calcular o valor total de uma porcentagem se eu tenho apenas o valor referente a 70%?

Retomada

Resolução do retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Explique aos aluno que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para conseguir encontrar qualquer percentual. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Observe se algum aluno não conseguiu resolver a atividade. Escolha algum deles para apresentar a estratégia utilizada para resolver a atividade. Veja se algum outro aluno resolveu de maneira diferente e apresente para a turma esta outra estratégia. Tente, ao máximo, fazer com que todos participem deste momento da aula. Se por acaso algum aluno não conseguiu resolver, solicite que algum deles que teve facilidade na resolução, ajude o colega que não conseguiu.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.

Discuta com a Turma:

  • Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
  • Posso resolver de uma maneira diferente?
  • Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado, estou correto?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade apresentando aos alunos a estratégia de cálculo para encontrar qualquer percentual e como encontrar o valor total a partir de um percentual.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.

Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.

Discuta com a Turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?

Raio x

Resolução de raio x

Atividade complementar

Resolução de atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA06) - Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Objetivos Específicos

Resolver problemas a partir de diferentes estratégias de abordagem envolvendo porcentagens.

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Porcentagem, Fração Irredutível, Fração Equivalente.

Conceito-chave

Porcentagem

Recursos Necessários:

  • Lápis
  • Caderno

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Prepare as tabelas de porcentagem antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Lembre-se:

  • Reforçe o significado do símbolo %;
  • Faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca das estratégias que foram usadas para preencher a Tabela de Porcentagem;
  • Peça que os alunos preencham a Tabela de Porcentagem;
  • Veja se o nível de conhecimento está equalizado;
  • Dê atenção a todos os alunos para que nenhum fique de fora de processo de ensino-aprendizagem.

Agrupe os alunos em duplas e entregue a Tabela de Porcentagem a cada um. Deixe que os alunos observem o material por alguns instantes. Permita que os alunos falem e questionem sobre a resolução da atividade. Escolha alguns deles e peça para que expliquem para a turma como conseguiram resolver e qual estratégia foi usada.

Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender que a partir de um percentual é possível encontrar o valor total.

Discuta com a Turma:

  • Vocês acham que é possível calcular o valor total de uma porcentagem se eu tenho apenas o valor referente a 15%?
  • Vocês acham que é possível calcular o valor total de uma porcentagem se eu tenho apenas o valor referente a 70%?

Retomada

Resolução do retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Explique aos aluno que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para conseguir encontrar qualquer percentual. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Observe se algum aluno não conseguiu resolver a atividade. Escolha algum deles para apresentar a estratégia utilizada para resolver a atividade. Veja se algum outro aluno resolveu de maneira diferente e apresente para a turma esta outra estratégia. Tente, ao máximo, fazer com que todos participem deste momento da aula. Se por acaso algum aluno não conseguiu resolver, solicite que algum deles que teve facilidade na resolução, ajude o colega que não conseguiu.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.

Discuta com a Turma:

  • Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
  • Posso resolver de uma maneira diferente?
  • Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado, estou correto?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade apresentando aos alunos a estratégia de cálculo para encontrar qualquer percentual e como encontrar o valor total a partir de um percentual.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.

Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.

Discuta com a Turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?

Raio x

Resolução de raio x

Atividade complementar

Resolução de atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano