Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo previsto: 2 minutos.
Orientação ao Professor: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Professor(a) peça que cada aluno diga ou escreva no papel as coordenadas de cada mina. O aluno deverá indicar primeiramente a abscissa olhando no eixo horizontal e, em seguida, indicar a ordenada observando no eixo vertical. É importante verificar se o aluno responde ambas coordenadas e na ordem solicitada. Também verifique se todas as minas foram localizadas pelo aluno. As coordenadas de cada mina são (C,4); (C,7); (G,1); (F,10); (I,8); (K,5).
Propósito: Retomar as coordenadas cartesianas para a localização no plano.
Discuta com a turma:
- Com apenas uma coordenada é possível localizar uma mina? Por quê isto não seria possível?
- Posso inverter a ordem das coordenadas para localizar a mina? Isto sempre daria certo?
Atividade Principal (Slides 4 e 5)
Tempo previsto: 25 minutos.
Orientação ao Professor: Professor(a) nesse momento leia as regras do jogo Campo Minado. Verifique se todos compreenderam as regras e faça os agrupamentos produtivos caso seja necessário. Verifique como os grupos escolherão o artilheiro também.
O jogo consiste em cruzar um campo minado representado por uma matriz de linhas e colunas cujas coordenadas podem conter uma "mina". Caso o grupo faça tentativa de travessia e passe por uma posição que contenha uma mina, será informada pelo artilheiro e deverá retornar ao ponto de partida. O jogo termina quando o grupo descobrir o caminho correto e conseguir efetuar a travessia com segurança, ou seja, sem pisar em nenhuma mina.
Caso haja possibilidade use fita crepe ou giz branco para montar uma matriz com linhas e colunas no chão. Na parte inferior indique as letras e na lateral os números. O artilheiro e o grupo deverão usar uma folha quadriculada para indicar as minas e a trajetória.
Para indicar o caminho desejado haverá a necessidade do uso da Rosa-dos-Ventos. Verifique se todos os alunos estão familiarizados com a notações E (leste), W (oeste), N (norte) e S (sul).
Propósito: Usar o jogo Campo Minado para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.
Discuta com a turma:
- Por quê você acha que este jogo é chamado de Campo Minado? Você conhece algum jogo parecido com este?
- Como a Rosa-dos-Ventos ajudou vocês durante o jogo?
- Quantas informações no mínimo são necessárias para localizar uma mina neste jogo? Por quê há esta necessidade?
Materiais para Impressão:
a href="https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZzQ8qxPEjbNAy76c63GyZG3Fzn6Bk6QEuySEFthAh3qJQTUy28G5UWZ9zauH/ativaula-mat5-15geo03.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Atividade principal');">Atividade principal
a href="https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RgfMsnKMPhjFUfWqWkYtzAjkqQD4GxuK7gJfKjD5TztK7fyw7hhQ7A3Gt69J/resolativaula-mat5-15geo03.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Resolução do atividade principal');">Resolução do atividade principal
a href="https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/azFxPdvX5Jucc285eXVmPBhmREWhPHrvfgGbSwRKcwfAErXfe2kMCZHtDzZy/guiadeinterv-mat5-15geo03.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Guia de intervenção');">Guia de intervenção
Caso queira saber mais sobre a Rosa-dos-Ventos acesse: http://escolakids.uol.com.br/rosa-dos-ventos.htm
Atividade Principal (Slides 4 e 5)
Tempo previsto: 25 minutos.
Orientação ao Professor: Professor(a) nesse momento leia as regras do jogo Campo Minado. Verifique se todos compreenderam as regras e faça os agrupamentos produtivos caso seja necessário. Verifique como os grupos escolherão o artilheiro também.
O jogo consiste em cruzar um campo minado representado por uma matriz de linhas e colunas cujas coordenadas podem conter uma "mina". Caso o grupo faça tentativa de travessia e passe por uma posição que contenha uma mina, será informada pelo artilheiro e deverá retornar ao ponto de partida. O jogo termina quando o grupo descobrir o caminho correto e conseguir efetuar a travessia com segurança, ou seja, sem pisar em nenhuma mina.
Caso haja possibilidade use fita crepe ou giz branco para montar uma matriz com linhas e colunas no chão. Na parte inferior indique as letras e na lateral os números. O artilheiro e o grupo deverão usar uma folha quadriculada para indicar as minas e a trajetória.
Para indicar o caminho desejado haverá a necessidade do uso da Rosa-dos-Ventos. Verifique se todos os alunos estão familiarizados com a notações E (leste), W (oeste), N (norte) e S (sul).
Propósito: Usar o jogo Campo Minado para explorar conceitos relacionados ao Plano Cartesiano.
Discuta com a turma:
- Por quê você acha que este jogo é chamado de Campo Minado? Você conhece algum jogo parecido com este?
- Como a Rosa-dos-Ventos ajudou vocês durante o jogo?
- Quantas informações no mínimo são necessárias para localizar uma mina neste jogo? Por quê há esta necessidade?
Caso queira saber mais sobre a Rosa-dos-Ventos acesse: http://escolakids.uol.com.br/rosa-dos-ventos.htm
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que observem individualmente seu desenvolvimento e analise seu desempenho, buscando responder às questões propostas abaixo. Projete ou reproduza no quadro o plano cartesiano com um exemplo do campo com resultados escolhidos pelos próprios alunos. Este é um momento de ouvir as estratégias dos alunos, suas respostas e como acertaram ou erraram durante o jogo.
Propósito: Socializar as produções elaboradas pelos grupos indicando seus erros e acertos.
Discuta com a turma:
- Você acha que a estratégia do artilheiro do slide foi boa? Por quê?
- Qual deveria ser a ‘segunda jogada’ indicada pela menina do slide?
- A estratégia usada pelo grupo do menino do slide foi boa em sua opinião? Justifique sua resposta.
- Na próxima vez que for jogar Campo Minado quais dicas você daria para um artilheiro? E para um grupo?
Encerramento
Tempo previsto: 3 minutos.
Orientação ao Professor: Feche a atividade lendo o conteúdo do slide ou deixando que os alunos leiam sobre os principais pontos desenvolvidos ao longo da aula. Complemente a lista daquilo que foi preciso para se sair bem no jogo com outras dicas levantadas pela turma.
Propósito: Sintetizar os principais conceitos abordados ao longo da aula.
Raio X
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 8 e 9)
Orientação ao Professor: Professor distribua para os alunos a situação problema e permita um tempo para os alunos a respondam. Em seguida faça a correção coletiva e veja o desempenho dos alunos. Peça para que os alunos façam comentários dos resultados apresentados.
Propósito: Verificar a aprendizagem do objetivo principal da aula desenvolvida.
Discuta com a turma:
- Você conseguiu identificar todas as casa desenhadas? Teve alguma mais difícil de ser localizada?
- Como a Rosa-dos-Ventos contribuiu para localizar as casas? Sem o auxílio dela seria possível localizar todas as casas?
Materiais para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução do atividade complementar
Raio X
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 8 e 9)
Orientação ao Professor: Professor distribua para os alunos a situação problema e permita um tempo para os alunos a respondam. Em seguida faça a correção coletiva e veja o desempenho dos alunos. Peça para que os alunos façam comentários dos resultados apresentados.
Propósito: Verificar a aprendizagem do objetivo principal da aula desenvolvida.
Discuta com a turma:
- Você conseguiu identificar todas as casa desenhadas? Teve alguma mais difícil de ser localizada?
- Como a Rosa-dos-Ventos contribuiu para localizar as casas? Sem o auxílio dela seria possível localizar todas as casas?