10986
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Calculando medidas de tempo

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre transformar medidas de tempo, utilizado a multiplicação e a divisão

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patrícia Marinoski,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA22 - Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

Objetivos específicos

Transformar medidas de tempo, utilizado a multiplicação e a divisão.

Conceito-chave

Refletir sobre a estratégia de transformação de medidas de tempo.

Recursos necessários

  • Caderno,
  • Lápis,
  • Borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Interprete o objetivo para a turma.

Propósito: Desenvolver a proximidade com o conteúdo.

Discuta com a turma:

  • Vocês acreditam que é possível transformar medidas de tempo menores em maiores e vice versa?

Retomada (Slides 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Interprete o diálogo para a turma.

Propósito: Desenvolver a proximidade com o conteúdo, estimulando o raciocínio lógico, para a interpretação da transformação de medidas de tempo.

Discuta com a turma:

  • Como o tempo se constituí? Qual é a menor medida do tempo? Por quê a menor medida de tempo possui mais algarismos?

Retomada (Slides 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Interprete o diálogo para a turma.

Propósito: Desenvolver a proximidade com o conteúdo, estimulando o raciocínio lógico, para a interpretação da transformação de medidas de tempo.

Discuta com a turma:

  • Como o tempo se constituí? Qual é a menor medida do tempo?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia a problemática para seus alunos.

Propósito: Estimular o uso da divisão e multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Já pensou em quantos segundos você gastou para ler esta atividade?
  • Qual é a primeira ação que devemos realizar nesta atividade?
  • Qual é o resultado que buscaremos?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

TITULO DO DOCUMENTO

TITULO DO DOCUMENTO

Discussão da solução (slides 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Permita que os próprios alunos discutam as formas de se resolver a atividade.

Propósito: Estabelecer a comparação entre o uso da multiplicação e da divisão para transformar medidas de tempo.

Discuta com a turma:

  • Como determinamos um padrão para identificar quais medidas devemos transformar para unificá-la às demais e extrair a operação correta, gerando o resultado final?

Discussão da solução (slides 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Permita que os próprios alunos discutam as formas de se resolver a atividade.

Propósito: Estabelecer a comparação entre o uso da multiplicação e da divisão para transformar medidas de tempo.

Discuta com a turma:

  • Como determinamos um padrão para identificar quais medidas devemos transformar para unificá-la às demais e extrair a operação correta, gerando o resultado final?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Relembre com os alunos os passos utilizados na estratégia de resolução para a atividade principal.

Propósito: Estabelecer um padrão de transformação de medidas.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Leia para os alunos e os deixe desenvolver a prática individualmente.

Propósito: Praticar a estratégia de transformação de medidas.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia foi utilizada?
  • Há mais de uma possibilidade de resolução?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Interprete o objetivo para a turma.

Propósito: Desenvolver a proximidade com o conteúdo.

Discuta com a turma:

  • Vocês acreditam que é possível transformar medidas de tempo menores em maiores e vice versa?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Patrícia Marinoski

    Mentor: Fábio Menezes da Silva

    Especialista de área: Fernando Barnabé

    Habilidade da BNCC

    EF04MA22 - Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

    Objetivos específicos

    Transformar medidas de tempo, utilizado a multiplicação e a divisão.

    Conceito-chave

    Refletir sobre a estratégia de transformação de medidas de tempo.

    Recursos necessários

    • Caderno,
    • Lápis,
    • Borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Interprete o diálogo para a turma.

Propósito: Desenvolver a proximidade com o conteúdo, estimulando o raciocínio lógico, para a interpretação da transformação de medidas de tempo.

Discuta com a turma:

  • Como o tempo se constituí? Qual é a menor medida do tempo? Por quê a menor medida de tempo possui mais algarismos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Interprete o diálogo para a turma.

Propósito: Desenvolver a proximidade com o conteúdo, estimulando o raciocínio lógico, para a interpretação da transformação de medidas de tempo.

Discuta com a turma:

  • Como o tempo se constituí? Qual é a menor medida do tempo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia a problemática para seus alunos.

Propósito: Estimular o uso da divisão e multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Já pensou em quantos segundos você gastou para ler esta atividade?
  • Qual é a primeira ação que devemos realizar nesta atividade?
  • Qual é o resultado que buscaremos?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

TITULO DO DOCUMENTO

TITULO DO DOCUMENTO

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Permita que os próprios alunos discutam as formas de se resolver a atividade.

Propósito: Estabelecer a comparação entre o uso da multiplicação e da divisão para transformar medidas de tempo.

Discuta com a turma:

  • Como determinamos um padrão para identificar quais medidas devemos transformar para unificá-la às demais e extrair a operação correta, gerando o resultado final?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Permita que os próprios alunos discutam as formas de se resolver a atividade.

Propósito: Estabelecer a comparação entre o uso da multiplicação e da divisão para transformar medidas de tempo.

Discuta com a turma:

  • Como determinamos um padrão para identificar quais medidas devemos transformar para unificá-la às demais e extrair a operação correta, gerando o resultado final?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Relembre com os alunos os passos utilizados na estratégia de resolução para a atividade principal.

Propósito: Estabelecer um padrão de transformação de medidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Leia para os alunos e os deixe desenvolver a prática individualmente.

Propósito: Praticar a estratégia de transformação de medidas.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia foi utilizada?
  • Há mais de uma possibilidade de resolução?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano