Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Patrícia Marinoski
Mentor: Fábio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF04MA22 - Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.
Objetivos específicos
Transformar medidas de tempo, utilizado a multiplicação e a divisão.
Conceito-chave
Refletir sobre a estratégia de transformação de medidas de tempo.
Recursos necessários
- Caderno,
- Lápis,
- Borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Interprete o objetivo para a turma.
Propósito: Desenvolver a proximidade com o conteúdo.
Discuta com a turma:
- Vocês acreditam que é possível transformar medidas de tempo menores em maiores e vice versa?
Retomada (Slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Interprete o diálogo para a turma.
Propósito: Desenvolver a proximidade com o conteúdo, estimulando o raciocínio lógico, para a interpretação da transformação de medidas de tempo.
Discuta com a turma:
- Como o tempo se constituí? Qual é a menor medida do tempo? Por quê a menor medida de tempo possui mais algarismos?
Retomada (Slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Interprete o diálogo para a turma.
Propósito: Desenvolver a proximidade com o conteúdo, estimulando o raciocínio lógico, para a interpretação da transformação de medidas de tempo.
Discuta com a turma:
- Como o tempo se constituí? Qual é a menor medida do tempo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Leia a problemática para seus alunos.
Propósito: Estimular o uso da divisão e multiplicação.
Discuta com a turma:
- Já pensou em quantos segundos você gastou para ler esta atividade?
- Qual é a primeira ação que devemos realizar nesta atividade?
- Qual é o resultado que buscaremos?
Materiais complementares para impressão:
Discussão da solução (slides 6 e 7)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Permita que os próprios alunos discutam as formas de se resolver a atividade.
Propósito: Estabelecer a comparação entre o uso da multiplicação e da divisão para transformar medidas de tempo.
Discuta com a turma:
- Como determinamos um padrão para identificar quais medidas devemos transformar para unificá-la às demais e extrair a operação correta, gerando o resultado final?
Discussão da solução (slides 6 e 7)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Permita que os próprios alunos discutam as formas de se resolver a atividade.
Propósito: Estabelecer a comparação entre o uso da multiplicação e da divisão para transformar medidas de tempo.
Discuta com a turma:
- Como determinamos um padrão para identificar quais medidas devemos transformar para unificá-la às demais e extrair a operação correta, gerando o resultado final?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Relembre com os alunos os passos utilizados na estratégia de resolução para a atividade principal.
Propósito: Estabelecer um padrão de transformação de medidas.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Leia para os alunos e os deixe desenvolver a prática individualmente.
Propósito: Praticar a estratégia de transformação de medidas.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia foi utilizada?
- Há mais de uma possibilidade de resolução?
Materiais complementares para impressão: