10975
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Números

Plano de aula - Campeonato de Pulos de corda: Números fora da sequência de 1 em 1

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Refletir e buscar estratégias de organização da sequência numérica, com números fora de ordem.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Flávia Luz Pessoa de Barros

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_02NUM05

Recursos
- Necessários: Papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades. Cartões numerados de 1 a 100 (professor).
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

Retomada
Numa aula síncrona, você pode ir sorteando e dizendo o número de cada aluno, que deverá anotar. Depois colocar em discussão como podem construir a tabela. Você pode ir organizando o registro conforme as escolhas dos alunos.
Se sua aula for assíncrona, pode solicitar que o aluno compare e coloque em ordem alguns números. Oriente as famílias sobre o propósito desta atividade e solicite que acompanhem. Se achar conveniente, peça para que te enviem o registro da organização.

Atividade principal
Aula assíncrona: Envie uma situação contando que alguns alunos pularam corda e que fizeram a contagem dos pontos. Pode dar uma lista de nomes e as pontuações, solicitando que façam a tabela de classificação, comparando os resultados (caso tenham recebido a proposta de forma digital e não tenham como imprimir, oriente para que façam numa folha somente a tabela de classificação, conforme o modelo). Mande às famílias indicações para que leiam a situação juntamente com a criança e oriente a construção da tabela.
Aula síncrona: Se achar que é possível, peça para que brinquem de pular corda (antes da aula) em casa e que anotem o quanto conseguem pular a cada vez (combine a quantidade de rodadas) e depois peça para que façam o total de pontos. Realize a comparação dos resultados, conforme sugestão do plano e aula. Se não for possível, pode usar o que foi sugerido no caso de uma aula assíncrona.

Discussão das soluções
Se tiver um encontre simultâneo com seus alunos, realize a proposta do plano de aula.
No caso de uma aula assíncrona, envie as questões do slide para que respondam e te encaminhem.

Encerramento
Encerre a aula (se estiver falando com os alunos diretamente), ou envie uma devolutiva às respostas dos alunos com a síntese da aprendizagem desta aula, tendo como base o encerramento do plano de aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos um momento de aprendizagem de forma divertida. Explique os objetivos das atividades para que fique claro para os familiares. É importante salientar que devem encorajar os alunos a realizarem as comparações e a explicar suas estratégias.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_02NUM05

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas