10975
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Campeonato de Pulos de corda: Números fora da sequência de 1 em 1

POR: Flávia Luz Pessoa de Barros 17/07/2018
Código: MAT1_02NUM05

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Refletir e buscar estratégias de organização da sequência numérica, com números fora de ordem.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Refletir e buscar estratégias de organização da sequência numérica, com números fora de ordem.

Conceito-chave

Leitura e comparação de números e análise do Sistema Numérico.

Recursos necessários

  • Corda para pular;
  • Giz de quadro;
  • Folha branca para registro;
  • Atividades impressas em folhas, a serem coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Projete ou leia para a turma. Faça 100 cartões com números de 1 a 100 e coloque-os em um saco para que os alunos possam sortear. No quadro-negro, monte uma tabela com duas colunas: uma para colocar o nome do aluno e outra para colocar o número sorteado por ele. Depois que todos tiverem sorteado os números, pergunte a eles como a tabela pode ser preenchida em ordem já que não estão presentes todos os números da sequência numérica de 1 em 1.

Deixe que eles pensem em soluções. Uma possibilidade é contar de 1 até 100 de forma a descobrir e encontrar os números sorteados já na ordem. Outra possibilidade é deixar que eles comparem os números, por exemplo, perguntando: “quem acha que tem o menor número?”. Com os números que surgirem, sugira compará-los para decidir qual é o menor e quais serão os seguintes.

À medida que eles forem identificando a ordem correta, a tabela deverá ser preenchida com o nome do aluno e o número sorteado por ele, de forma que ao final eles possam visualizar todos os números sorteados em sequência do menor para o maior, fora da sequência numérica de 1 em 1, já que não estarão presentes os números que não foram sorteados.

Propósito: Verificar se alunos conseguem comparar números de dois algarismos e organizá-los em ordem fora da sequência numérica de 1 em 1.

Materiais complementares para impressão:

Resolução do aquecimento

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Projete esse slide ou leia-o para as crianças. O ideal para essa atividade é que seja feita em um lugar externo e amplo, onde os alunos possam registrar no chão, com giz, os seus pontos, que corresponde a quantidade de vezes que elas conseguiram pular a corda. Cabe ao professor definir o número de rodadas que cada aluno irá pular. Essa decisão deve levar em conta a quantidade de alunos da sala e quanto eles conseguem pular por vez, de modo que a atividade não fique muito longa, ou que os números obtidos sejam muito complexos ou muito simples.

Entregue para os alunos uma folha em branco para que registrem o seu total de pulos, assim quando voltarem para a sala poderão comparar os resultados.

Enquanto o aluno estiver pulando, incentive o grupo a cantar, todos juntos, os números de cada pulo.

Propósito: Observar como as crianças registram os números fora da sequência numérica de 1 em 1.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Projete ou imprima esse slide. Divida a sala em trios. você conhece seus alunos, portanto, avalie se para eles será melhor que você construa a estrutura da tabela com eles, ou que eles construam sozinhos nos trios.

Entregue uma folha em branco para cada trio e diga a eles que construam a tabela ou copiem a tabela feita por você no quadro. Lembre-se de dizer às crianças o número de alunos que participaram do campeonato.

Propósito: Observar como os alunos ordenam e comparam os números.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esse é o momento de compartilhar as análises da tabela e as experiências de ordenar números fora da sequência numérica de 1 em 1. No grande grupo, peça que alguns alunos compartilhem suas estratégias para organizar os números na tabela. Qual é o maior número? Sempre que uma criança colocar uma estratégia utilizada, pergunte as demais se alguém fez diferente e compare os diferentes processos de resolução.

Propósito: Compartilhar as estratégias de ordenação dos números for da sequência numérica.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Faça registros das falas dos alunos, em futuras aulas elas podem servir para retomar o que já foi aprendido.

Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.

Discuta com a turma:

  • Você aprendeu algo de novo com esta atividade?

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8 e 9)

Orientações: Projete, leia ou faça uma cópia para a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então identifique e compare os comentários de cada um. Aqui os alunos terão as informações necessárias para realizar a atividade, por isso, é importante que eles tenham acesso a essas informações durante toda a atividade.

Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o campeonato de cordas para uma situação-problema que envolve a comparação de números.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução da atividade complementar

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8 e 9)

Orientações: Com as informações de quantos pulos, individualmente, cada aluno irá tentar preencher a tabela. Faça a leitura da tabela e explique em que lugar cada informação deve ser colocada. O principal objetivo da atividade é a compreensão da tabela, portanto conduza a discussão para comparação e ordenação dos números. Assim que todos tiverem terminado, discuta as respostas no grande grupo.

Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o campeonato de cordas para uma situação-problema que envolve a comparação de números.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a classificação do campeonato de cordas?
  • O vencedor do campeonato de cordas feito por vocês teria ganhado de João?

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Refletir e buscar estratégias de organização da sequência numérica, com números fora de ordem.

Conceito-chave

Leitura e comparação de números e análise do Sistema Numérico.

Recursos necessários

  • Corda para pular;
  • Giz de quadro;
  • Folha branca para registro;
  • Atividades impressas em folhas, a serem coladas no caderno ou não.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes