Números da vida real Matemática na cozinha: como ensinar fluxogramas no ensino remoto Mesmo a distância, é possível pensar em propostas que coloquem o aluno no centro e construir aprendizagens significativas
Muito além dos algarismos Os conhecimentos matemáticos e as experiências das crianças na Educação Infantil Uma reflexão sobre como as crianças, em contextos significativos para elas, podem se apropriar de relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaciais e temporais
Ensino híbrido Matemática: como trabalhar medidas na sala de aula invertida Selene Coletti, professora e colunista de NOVA ESCOLA, compartilha sua proposta de trabalho para colocar a modalidade em prática na retomada presencial das aulas
Prêmio Educador Nota 10 Educador do Ano: “Um bom raciocínio matemático também é uma forma de empoderamento” O professor Luiz Felipe Lins ensinou conceitos da Matemática ao propor que os alunos criassem um projeto de casa. Ele defende que conectar a escola com a realidade do mundo pode mudar o jogo da aprendizagem
Prática pedagógica BNCC: como trabalhar Geometria no Fundamental 1 A partir da observação de objetos e situações cotidianas é possível explorar diferentes conceitos da unidade temática em todos os anos da etapa de ensino
Sugestões Resolução de problemas: como aplicá-la no ensino remoto? Vamos discutir um pouco sobre essa forma de trabalho e suas ligações com as atuais demandas educacionais
Planos de Aula Matemática: 12 planos de aula para trabalhar figuras geométricas até no ensino remoto A partir das experiências de natureza geométrica, as crianças podem resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento
Planos de Aula Matemática no ensino remoto: 10 planos de aula para trabalhar operações e cálculo mental no Fundamental 1 Partir de problemas do dia a dia pode contribuir para a aprendizagem das operações matemáticas e a construção de cálculos mentais