Consumismo e consumo consciente
Plano de aula sobre Consumismo e consumo consciente para trabalhar Educação Financeira no 4o e 5o ano do Ensino Fundamental
Pornovaescola
13/12/2021
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
PARCERIA
Jornalismo
Pornovaescola
13/12/2021
Descrição do plano
Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF04MA25), (EF05MA06), (EF04GE08) e (EF05CI05) que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes competências gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 4. Comunicação; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação; 10. Responsabilidade e cidadania.
O plano trata das temáticas de consumismo e consumo consciente. Com ele pretende-se que os estudantes reflitam sobre como suas opções de consumo podem impactar positiva ou negativamente na vida em sociedade.
Habilidades
Ano
Objeto de conhecimento
Objetivos de aprendizagem
Competências gerais
1. Para começar
Sobre os planos de educação financeira
A educação financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de educação financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de educação financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que antes desta aula a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC que esteja contemplada neste plano e que aborde o tema “consumismo e consumo consciente”. Caso ela ainda não tenha sido contemplada em seu plano de trabalho, faça uma breve introdução. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos a seguir e que se encontram no item ``Para aprofundar...'' e embasar seu trabalho.
Para se aprofundar
2. Aula
Orientações iniciais
Tempo sugerido: 50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:
Organização da aula
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações
Organize a turma em círculo e diga-lhes que irão discutir sobre algo que todos nós fazemos e que é essencial para a vida em sociedade. Apresente-lhes as imagens sugeridas e peça para dizerem sobre o que estão vendo. As imagens estão divididas em dois grupos: 1. consumismo e 2. consumo consciente. Os alunos não devem ser comunicados sobre esses dois grupos.
O que propor?
Proponha aos alunos as questões sugeridas a seguir. Caso queira, crie outras questões que possam dizer mais sobre o seu trabalho com o grupo.
Guie as discussões para que, ao final, os alunos consigam enxergar que elas tratam de formas diferentes de consumo.
Quando chegarem a essa conclusão, diga-lhes que irão resolver um problema que gira em torno de formas de consumo mais conscientes.
É importante que todos percebam e discutam o consumismo para além das práticas de compras de artigos pessoais, alimentação e eletrônicos, por exemplo, mas em hábitos diários que incluem o uso de serviços essenciais como a água e a energia.
O que as imagens despertam em você?
Grupo 1
![]() |
![]() |
Grupo 2
![]() |
![]() |
Perguntas norteadoras
Sugestões de adequação
Traga outras imagens para seu grupo. Utilize recortes ou projete mais imagens que ajudem a promover a discussão.
Fonte das imagens
Problematização
Tempo sugerido: 26 minutos.
Orientações
Ainda de acordo com as imagens apresentadas, discuta com o grupo sobre práticas de consumo consciente e aquelas que mostram consumo excessivo.
Projete o vídeo para o grupo, pausando quando necessário e fazendo questionamentos sobre as práticas de consumo consciente e consumismo.
Vídeo: Consumo x Consumismo
Explique aos alunos que eles irão, em grupos, solucionar uma questão fazendo a leitura do material disponibilizado e pesquisando outras fontes se quiserem.
Divida os alunos em grupos de até 5 integrantes e diga-lhes que cada um irá desempenhar um papel diferente, de modo que todos tenham uma função bem definida no grupo, conforme a sugestão a seguir:
Você poderá sugerir outros papéis, mas o importante é que cada aluno seja responsável por uma etapa de realização do trabalho.
O que propor?
Provoque o grupo com a seguinte questão: Como podemos propor ações de consumo consciente para a nossa comunidade escolar?
Para resolver essa questão, entregue o texto Consumo consciente para o grupo e partilhe revistas e imagens que mostram diversas práticas de consumo, sejam elas conscientes ou não. Permita aos alunos que pesquisem tanto em materiais pré-selecionados como em algum dispositivo móvel ou conectado à internet. Leve para a sala de aula diferentes materiais que irão servir de apoio para os estudantes.
Explique aos grupos que, após a leitura do texto, eles devem montar um cartaz, fôlder ou apresentação on-line (PPT ou Google apresentações) para mostrarem aos colegas as propostas de consumo consciente.
Sugestões de adequação
Você pode propor outras formas de apresentação para os grupos, assim como ampliar a temática, debatendo outras maneiras de consumo consciente com foco em recursos da natureza, receitas da casa, entre outras.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações
Peça para cada grupo apresentar resumidamente as ideias de consumo consciente que desenvolveram a partir da pesquisa proposta. Solicite a um aluno de cada grupo que sintetize as ideias apresentadas, por meio de registro em um quadro coletivo. Você pode disponibilizar esse quadro no mural da sala de aula e entregar para cada integrante dos grupos um pincel para que eles façam os registros.
Caso você esteja com a turma em regime remoto, projete um documento colaborativo para que os responsáveis tomem nota. O importante é que sejam registradas as considerações de todos os grupos.
O que propor?
Enquanto ouvem as apresentações, informe aos alunos que eles deverão registrar uma opinião sobre o que cada grupo apresentou. Devem fazer uma apreciação crítica dentro de alguns critérios como
clareza nas informações, relevância e conhecimento do tema, por exemplo.
Aprendizado
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações
Proponha uma avaliação coletiva para o grupo. Explique que, coletivamente, eles farão uma avaliação da aprendizagem e deverão eleger os conceitos mais relevantes aprendidos na aula.
O que propor?
Entregue para cada grupo uma folha com alguns itens para serem preenchidos. Explique que eles precisarão estabelecer uma nota para cada item a ser avaliado.
Participação dos integrantes
1 - O grupo não entendeu a proposta e não trabalhou junto na resolução do problema.
2 - A participação de todos no trabalho não foi igual.
3 - Participação ativa de todos integrantes.
Aprendizagem do grupo
1 - O grupo não compreendeu todos os conceitos trabalhados.
2- O grupo compreendeu parcialmente os conceitos trabalhados.
3 - O grupo compreendeu os conceitos trabalhados.
Ações de consumo consciente que o grupo adotaria.
-
-
Após o preenchimento, discuta com cada um dos grupos em particular as avaliações realizadas por eles e discutam se os registros feitos são condizentes com sua percepção.
Sugestões de adequação
Você pode incluir outros itens na autoavaliação dos alunos de modo que contemplem aspectos que precisam ser mais detalhados.
3. Ensino Remoto
Marque uma videochamada com seu grupo e projete as imagens sugeridas na tela. Junto delas faça os questionamentos sugeridos. Caso não seja possível, envie as imagens e perguntas via Google apresentações ou PowerPoint. Se o documento for colaborativo, é possível marcar um horário para que todos realizem as atividades juntos.
Para o trabalho em grupo, se tiver recursos de sala temática Google, que permitem a divisão em salas distintas, separe cada grupo nessas salas e “passeie” entre elas para verificar e orientar os grupos com o trabalho. Caso não tenha esse recurso, oriente os alunos a criar grupos de Whatsapp e se reunir para as discussões. Disponibilize os materiais de pesquisa em um documento colaborativo e com os links de acesso ou envie por e-mail ou Whatsapp.
Últimas notícias