PARCERIA
Logo Instituto XP

Crie sua conta e acesse o conteúdo completo. Cadastrar gratuitamente

Consumismo e consumo consciente

Plano de aula sobre Consumismo e consumo consciente para trabalhar Educação Financeira no 4o e 5o ano do Ensino Fundamental

POR:
novaescola

Descrição do plano

Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF04MA25), (EF05MA06), (EF04GE08) e (EF05CI05) que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes competências gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 4. Comunicação; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação; 10. Responsabilidade e cidadania.

O plano trata das temáticas de consumismo e consumo consciente. Com ele pretende-se que os estudantes reflitam sobre como suas opções de consumo podem impactar positiva ou negativamente na vida em sociedade.

Habilidades

  • (EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
  • (EF05MA06) Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
  • (EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.
  • (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

Ano

  • 4o ano do Ensino Fundamental
  • 5o ano do Ensino Fundamental

Objeto de conhecimento

  • Consumismo.
  • Consumo consciente.
  • Produção de bens de consumo.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar práticas de consumismo e consumo consciente na sociedade moderna.
  • Planejar ações que reflitam sobre como o consumo consciente é necessário para a vida em sociedade.

Competências gerais

  • 1 - Conhecimento. 
  • 2 - Pensamento científico, crítico e criativo.
  • 4 - Comunicação. 
  • 6 - Trabalho e projeto de vida 
  • 7 - Argumentação. 
  • 8 - Autoconhecimento e autocuidado.
  • 9 - Empatia e cooperação. 
  • 10 -Responsabilidade e cidadania.

1. Para começar

Sobre os planos de educação financeira

A educação financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de educação financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula. 

Os planos de educação financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal. 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

 

Ação prévia

Sugere-se que antes desta aula a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC que esteja contemplada neste plano e que aborde o tema “consumismo e consumo consciente”. Caso ela ainda não tenha sido contemplada em seu plano de trabalho, faça uma breve introdução. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos a seguir e que se encontram no item ``Para aprofundar...'' e embasar seu trabalho. 

 

Para se aprofundar 

2. Aula

Orientações iniciais

Tempo sugerido: 50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:

  • caneta hidrocor, tesoura, cola, papel colorido formato A4 e cartolina; 
  • computador, tablet ou  celular; 
  • texto para a leitura dos grupos: Consumo consciente;
  • revistas, livros, jornais para a pesquisa do grupo. 

Organização da aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações

Organize a turma em círculo e diga-lhes que irão discutir sobre algo que todos nós fazemos e que é essencial para a vida em sociedade. Apresente-lhes as imagens sugeridas e peça para dizerem sobre o que estão vendo. As imagens estão divididas em dois grupos: 1. consumismo e 2. consumo consciente. Os alunos não devem ser comunicados sobre esses dois grupos. 

O que propor? 

Proponha aos alunos as questões sugeridas a seguir. Caso queira, crie outras questões que possam dizer mais sobre o seu trabalho com o grupo. 

Guie as discussões para que, ao final, os alunos consigam enxergar que elas tratam de formas diferentes de consumo. 

Quando chegarem a essa conclusão, diga-lhes que irão resolver um problema que gira em torno de formas de consumo mais conscientes. 

É importante que todos percebam e discutam o consumismo para além das práticas de compras de artigos pessoais, alimentação e eletrônicos, por exemplo, mas em hábitos diários que incluem o uso de serviços essenciais como a água e a energia.

O que as imagens despertam em você?

Grupo 1

Grupo 2

Perguntas norteadoras

  • Quais temas poderíamos trabalhar/discutir a partir dessas imagens?
  • Esses temas estão relacionados entre si?
  • Você costuma fazer suas compras da mesma forma que aparece em algumas imagens?
  • Quais as suas percepções sobre essas formas de compra?
  • O que você costuma fazer com frascos, recipientes, roupas e outros produtos que não utiliza?

Sugestões de adequação 

Traga outras imagens para seu grupo. Utilize recortes ou projete mais imagens que ajudem a promover a discussão.

Fonte das imagens

  1. Disponível em: https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-feliz-e-sorridente-em-uma-camisa-rosa-no-sofa-em-casa-entre-sacolas-coloridas-segurando-um-cartao-de-credito-e-pagando-online-no-laptop_14452610.htm#page=2&query=consumismo&position=19
  2. Disponível em: https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2014/08/04/consumismo/
  3. Disponível em: https://blog.vittaresidencial.com.br/consumo-consciente/
  4. Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-moda-sustentavel-desenhada-a-mao_12062455.htm?query=pessoas%20consumo%20consciente

Problematização

Tempo sugerido: 26 minutos.

Orientações

Ainda de acordo com as imagens apresentadas, discuta com o grupo sobre práticas de consumo consciente e aquelas que mostram consumo excessivo. 

Projete o vídeo para o grupo, pausando quando necessário e fazendo questionamentos sobre as práticas de consumo consciente e consumismo.

Vídeo: Consumo x Consumismo

 

Explique aos alunos que eles irão, em grupos, solucionar  uma questão  fazendo a leitura do material disponibilizado e pesquisando outras fontes se quiserem.  

 

Divida os alunos em grupos de até 5 integrantes e diga-lhes que cada um irá desempenhar um papel diferente, de modo que todos tenham uma função bem definida no grupo, conforme a sugestão a seguir:

  • pesquisador - responsável pela leitura do material, seleção dos itens mais importantes e partilha com o grupo;
  • escritor/redator - responsável pelo registro de  toda a discussão do grupo, fazendo também as considerações necessárias;
  • criador/ designer - responsável por selecionar as imagens, fazer os recortes e organizar as informações, seja em papel ou on-line;
  • apresentador/ repórter - responsável por partilhar as ideias discutidas no grupo com toda a turma;
  • controlador do tempo e dos materiais - responsável por selecionar os materiais a serem usados e controlar o tempo de realização da atividade e de suas etapas.

 

Você poderá sugerir outros papéis, mas o importante é que cada aluno seja responsável por uma etapa de realização do trabalho. 

 

O que propor?

Provoque o grupo com a seguinte questão: Como podemos propor ações de consumo consciente para a nossa comunidade escolar?

Para resolver essa questão, entregue o texto Consumo consciente para o grupo e partilhe revistas e imagens que mostram diversas práticas de consumo, sejam elas conscientes ou não. Permita aos alunos que pesquisem tanto em materiais pré-selecionados como em algum dispositivo móvel ou conectado à internet. Leve para a sala de aula diferentes materiais que irão servir de apoio para os estudantes. 

Explique aos grupos que, após a leitura do texto, eles devem montar um cartaz, fôlder ou apresentação on-line (PPT ou Google apresentações) para mostrarem aos colegas as propostas de consumo consciente. 

 

Sugestões de adequação 

Você pode propor outras formas de apresentação para os grupos, assim como ampliar a temática, debatendo outras maneiras de consumo consciente com foco em recursos da natureza, receitas da casa, entre outras.

Sistematização

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações

Peça para cada grupo apresentar resumidamente as ideias de consumo consciente que desenvolveram a partir da pesquisa proposta. Solicite a um aluno de cada grupo que sintetize as ideias apresentadas, por meio de registro em um quadro coletivo. Você pode disponibilizar esse quadro no mural da sala de aula e entregar para cada integrante dos grupos um pincel para que eles façam os registros.

 

Caso você esteja com a turma em regime remoto, projete um documento colaborativo para que os responsáveis tomem nota. O importante é que sejam registradas as considerações de todos os grupos. 

 

O que propor?

Enquanto ouvem as apresentações, informe aos alunos que eles deverão registrar uma opinião sobre o que cada grupo apresentou. Devem fazer uma apreciação crítica dentro de alguns critérios como

clareza nas informações, relevância e conhecimento do tema, por exemplo.

Aprendizado

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações

Proponha uma avaliação coletiva para o grupo. Explique que, coletivamente, eles farão uma avaliação da aprendizagem e deverão eleger os conceitos mais relevantes aprendidos na aula.

 

O que propor?

Entregue para cada grupo uma folha com alguns itens para serem preenchidos. Explique que eles precisarão estabelecer uma nota para cada item a ser avaliado.

Participação dos integrantes 

1 - O grupo não entendeu a proposta e não trabalhou junto na resolução do problema.

2 - A participação de todos no trabalho não foi igual.

3 - Participação ativa de todos integrantes. 

Aprendizagem do grupo

1 - O grupo não compreendeu todos os conceitos trabalhados. 

2- O grupo compreendeu parcialmente os conceitos trabalhados. 

3 - O grupo compreendeu os conceitos trabalhados. 

Ações de consumo consciente que o grupo adotaria.

-

-

Após o preenchimento, discuta com cada um dos grupos em particular as avaliações realizadas por eles e discutam se os registros feitos são condizentes com sua percepção. 

 

Sugestões de adequação 

Você pode incluir outros itens na autoavaliação dos alunos de modo que contemplem aspectos que precisam ser mais detalhados.

3. Ensino Remoto

Marque uma videochamada com seu grupo e projete as imagens sugeridas na tela. Junto delas faça os questionamentos sugeridos. Caso não seja possível, envie as imagens e perguntas via Google apresentações ou PowerPoint. Se o documento for colaborativo, é possível marcar um horário para que todos realizem as atividades juntos. 

Para o trabalho em grupo, se tiver recursos de sala temática Google, que permitem a divisão em salas distintas, separe cada grupo nessas salas e “passeie” entre elas para verificar e orientar os grupos com o trabalho. Caso não tenha  esse recurso, oriente os alunos a criar grupos de Whatsapp e se reunir para as discussões. Disponibilize os materiais de pesquisa em um documento colaborativo e com os links de acesso ou envie por e-mail ou Whatsapp.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias