Compartilhe:

PARCERIA

Instituto XP

Jornalismo

Planejando a compra de algo que eu quero

Plano de aula sobre Planejando uma compra para trabalhar Educação Financeira no 4o e 5o ano do Ensino Fundamental

Pornovaescola

15/12/2021

Descrição do plano

Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar.

Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF04MA06), (EF04MA10), (EF04MA25), (EF04GE08), (EF05MA06) que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes.

O plano trata das temáticas de planejamento para a compra de um produto. Com ele pretende-se que os alunos reflitam sobre as estratégias de planejamento para aquisição de um produto, visando economizar dinheiro, descobrindo, inclusive, o quanto pode ser economizado em cada estratégia.

Habilidades

  • (EF04MA06)  Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
  • (EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
  • (EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
  • (EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos..
  • (EF05MA06) Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Ano

  • 4o ano do Ensino Fundamental
  • 5o ano do Ensino Fundamental

Objeto de conhecimento

  • Operações de multiplicação e divisão de números racionais na forma decimal.
  • Sistema monetário brasileiro.
  • Planejamento para aquisição de produtos.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar estratégias de compra de um produto que permitam a economia de dinheiro.
  • Planejar ações a médio prazo para economizar dinheiro.

Competências gerais

  • 1 - Conhecimento. 
  • 2 - Pensamento científico, crítico e criativo.
  • 4 - Comunicação. 
  • 6 - Trabalho e projeto de vida 
  • 7 - Argumentação. 
  • 8 - Autoconhecimento e autocuidado.
  • 9 - Empatia e cooperação. 
  • 10 -Responsabilidade e cidadania.

1. Para começar

Sobre os planos de educação financeira

A educação financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de educação financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula. 

Os planos de educação financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal. 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação Prévia

Sugere-se que antes desta aula a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC que esteja contemplada neste plano e que aborde o tema “planejando a compra de um produto”. Caso ela ainda não tenha sido contemplada em seu plano de trabalho, faça uma breve introdução. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos a seguir e que se encontram no item “Para se aprofundar” e embasar seu trabalho. 

Para se aprofundar

2. Aula

Orientações iniciais

Tempo sugerido: 50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:

  • caderno para registro das informações discutidas;
  • uma calculadora para cada dupla de alunos. 

Organização da aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações

Pensando em uma estratégia de sala de aula invertida, os alunos receberão uma orientação prévia (em sala de aula ou virtualmente no formato remoto) para pesquisarem um produto que eles gostariam de comprar. Eles devem trazer para a sala de aula diferentes modelos, valores e um parágrafo que justifique o porquê da escolha desse tipo de produto.

Depois disso, organize a turma em duplas para realizarem o exercício. 

O que propor? 

Com as duplas formadas, os alunos devem discutir sobre o produto que pretendem comprar pensando nas seguintes questões:

1 - Qual modelo desse produto dura mais tempo?

2 - Qual modelo desse produto tem o menor valor para compra?

3 - Mesmo não escolhendo o produto de menor preço, podemos afirmar que a qualidade do produto escolhido é melhor? Por quê?

4 - Qual é o grau de urgência sobre o produto? Ou seja, quão urgente é a aquisição dele?

Peça às duplas que anotem tudo sobre os produtos escolhidos. Os colegas devem se ajudar e pensar juntos sobre as opções de escolha.

Circule pela sala para acompanhar os produtos pesquisados e as escolhas de cada aluno ou dupla. Nos momentos de intervenção, faça perguntas que promovam a reflexão da dupla sobre o que estão discutindo.

Ao final dessa etapa, cada aluno deve ter um produto escolhido, com o preço e uma justificativa do porquê da escolha.

Sugestões de adequação 

Organize as duplas de trabalho para que nenhuma fique sem trabalhar com, pelo menos, um produto. 

Problematização

Tempo sugerido: 18 minutos.

 

Orientações

Entregue uma calculadora para cada dupla de alunos. Solicite-lhes que discutam como fariam para adquirir o produto de acordo com os seguintes pontos:

1. É possível comprar o produto à vista (pagando imediatamente), com o valor identificado na pesquisa.

2. Na compra parcelada, o valor pago ao final será o mesmo que foi encontrado pelo aluno durante a pesquisa, somando a ele 1/10 do valor à vista.

3. Na hipótese deles receberem uma mesada de R$ 30,00.

 

Registre no quadro ou projete em slides usando projetor para que os alunos possam ter acesso ao contexto proposto para o produto.

 

O que propor?

Provoque o grupo a refletir sobre a situação e solte para eles a seguinte pergunta: Diante desse cenário, qual será sua estratégia para comprar o produto desejado?

Deixe a turma discutir sobre o contexto e a pergunta, mas lembre-os de que é preciso justificar as escolhas e ter compreensão de qual valor será gasto em cada uma das situações. 

 

Sugestões de adequação 

Organize as duplas de trabalho para que nenhuma fique sem trabalhar com, pelo menos, um produto.

Sistematização

Tempo sugerido: 8 minutos.

 

Orientações

Circule pela sala e escolha propostas de compra interessantes para a discussão e a socialização. Depois da aula, solicite que todos escrevam o que foi desenvolvido na etapa anterior para entrega ou utilizando recursos digitais para a socialização. 

 

O que propor?

Utilize folhas sulfite, cartolinas ou papel kraft (papel bobina) para as duplas sistematizarem os pontos que julgar mais importantes para analisar antes de comprar um produto.

 

Sugestões de adequação 

Se o trabalho for totalmente remoto, é possível pedir a cada dupla que organize uma apresentação de slides usando o Google apresentações ou um documento via Google documentos para socializar suas descobertas.

Aprendizado

Tempo sugerido: 14 minutos.

 

Orientações

Proponha uma avaliação entre pares. Explique que, em duplas, eles farão uma avaliação da aprendizagem e deverão aproveitar o momento para identificar os conceitos mais relevantes aprendidos na aula. 

 

O que propor?

Peça aos alunos que retomem as questões da primeira etapa deste plano de aula (Contexto), entregando uma folha para que cada uma das duplas responda às seguintes questões:

 

1 - Seu colega conseguiu planejar a compra do produto que ele escolheu?

 

2 - Você acha que estudar esse assunto é importante para sua vida? Por quê?

 

3 - Converse com seu colega sobre a escolha feita por vocês e faça uma lista do que é preciso analisar antes de comprar um produto.

 

4 - O que é planejamento para você e para sua dupla?

 

Depois de respondidas as questões, recolha as folhas e analise as respostas. Você pode socializar algumas respostas, mantendo o anonimato dos alunos, em cartazes na sala de aula ou pela escola.

 

Sugestões de adequação

Você pode socializar as aprendizagens dos alunos a partir da aula usando também painéis digitais, como o Padlet, por exemplo. É possível implementar outras questões para verificar conceitos mais específicos sobre as habilidades de matemática indicadas neste plano (no 5º ano, relacionando porcentagem, por exemplo; no 4º ano, identificando parcelas iguais etc.).

3. Ensino Remoto

Disponibilize digitalmente as informações sobre a durabilidade dos produtos a serem pesquisados pela turma para que os alunos cheguem para a aula com reflexões prévias sobre o assunto. Outra estratégia é propor aos alunos que escolham um produto para ser adquirido por eles, verificando a real necessidade dele (com uma justificativa por escrito ou um vídeo que defenda essa compra com argumentos plausíveis), além de ter um valor que possa ser juntado em um curto ou médio prazo. Depois de definido o produto, os alunos devem pesquisar sobre modelos, fabricantes, avaliações e durabilidade dele. Peça aos alunos que tragam as informações pesquisadas para a sala de aula. A socialização dos resultados obtidos com o trabalho pode ser feita digitalmente, usando o Google apresentações ou disponibilizado via e-mail ou qualquer aplicativo de mensagens para que outras pessoas possam refletir sobre suas ações de compra e planejar também suas aquisições.

continuar lendo