Diversidade Educação Antirracista: como trabalhar o tema na Educação Infantil Educadoras destacam a importância de abordar as relações étnico-raciais desde a primeira infância
Anos Iniciais Relações étnico-raciais na alfabetização: leve o assunto para a sala de aula de forma significativa Explorar jogos e brincadeiras, músicas e podcasts são sugestões para estimular a reflexão e a valorização da diversidade
Diversidade Como trabalhar as relações étnico-raciais nas aulas de Matemática Confira 5 sugestões para promover uma reflexão sobre a temática e desenvolver habilidades curriculares nos Anos Iniciais do Fundamental
Educação antirracista Como apoiar e fortalecer o trabalho de professores negros na escola Entenda como a comunidade escolar pode contribuir para a promoção de uma Educação Antirracista por meio da valorização da prática de um corpo docente representativo
Diversidade Educação Antirracista: caminhos para trabalhar a temática nos Anos Finais do Fundamental Confira sugestões de propostas que abordam relações étnico-raciais e um material que lista como cada componente curricular pode explorar o assunto
Prática pedagógica Educação Antirracista: como desenvolver projetos nos Anos Iniciais do Fundamental? É importante que a construção das propostas tenha participação ativa dos estudantes, envolva toda a comunidade escolar e aconteça de forma consistente ao longo do ano
Celebração aos povos indígenas Como abordar as culturas dos povos indígenas na alfabetização A professora Mara Mansani fez curadoria de materiais que podem te ajudar a planejar atividades que abordem a temática
Povos indígenas Para além do Dia do Índio: como abordar história e cultura indígenas em sala de aula Especialistas e educadoras falam da importância de valorizar os saberes indígenas e trabalhar com questões contemporâneas e de forma crítica durante todo o ano
Luta antirracista Gestão escolar: a urgência do debate por uma Educação Antirracista Refletir sobre o currículo e os objetivos pedagógicos da escola é uma das mais importantes funções de um diretor – só assim é possível fomentar um ensino antirracista que busque romper com esse problema histórico e estrutural