Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Título: Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Avaliar o senso de direção e sentido dos alunos
Orientação: Peça a alguns alunos que realize a atividade oralmente. Adapte a imagem as possibilidades de organização das salas de aula da sua escola. Cada fileira onde se formam grupos de 4 alunos representam uma linha vertical. Essa disposição é a ideal para atividade que se seguirá nesta aula. Na horizontal temos linhas sem nenhum grupo.Oriente-os a designar em qual fileira está um determinado grupo. Quando indagados a respeito de grupos da segunda, terceira ou quarta fileira, serão levados ao único grupo que está na fileira. Já a quinta fileira, ao questionar sobre o grupo se encontra nela, espera-se que os alunos percebam a carência de informações. Pergunte se essa informação é o suficiente para determinar sua localização. Peça então que o aluno determine a posição da fileira que se encontra esse grupo: primeiro, segundo, etc. As carteiras em destaque são apenas sugestões. No caso se referem aos pontos A = (2; 0) e B = (4; 2), considerando a primeira fileira da esquerda para a direita e a primeira linha de baixo para cima como eixos. Se preferir pode encontrar a atividade aqui.
Discuta com a turma:
- Como representaram a localização de determinado grupo? ( Espera-se que os alunos utilizam termos como: segunda linha e terceira coluna ou dois vertical e um horizontal, termos utilizados no plano de aula conceitual.
- Quantas informações são necessárias para determinar essa localização?
- O que se encontra localizado na segunda posição da terceira fileira? (Espera-se que os alunos percebam que o espaço está vazio e portanto não tem um ponto ali)
Observação: Neste momento os alunos ainda podem divergir quanto a localização real do colega ou do grupo devido a incoerências de padronização. Utilize essas divergências para a discussão. O professor pode encontrar sugestões no guia de intervenção.
Materiais complementares:
Atividade aquecimento
Resolução do aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Ampliar o conceito de plano cartesiano e de localização através de coordenadas .
Orientações: O jogo acima é uma oportunidade dos alunos começarem a sistematizar as coordenadas cartesianas. A ideia de jogar o dado azul primeiro e realizar o movimento para depois fazer o mesmo com o dado vermelho fará com que os alunos se familiarizem com a convenção matemática e o conceito de par ordenado, ou seja, que obedece uma ordem explícita e conveniente. Essa atividade está disponível para impressão. No link se encontra, também, os objetivos, as regras e todo o material necessário. Nesta atividade para impressão os alunos também terão uma tabela para preencher com os pares obtidos por eles a cada jogada para que o professor possa acompanhar e associar valor obtido e marcação no plano a fim de garantir o andamento correto da atividade. Divida a turma em grupos de 4 alunos onde haverá duas duplas adversárias.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a localização se o aluno realizar a locomoção de forma contrária, ou seja, realizando os comandos do dado azul no sentido da seta vermelha e vice e versa?
- Qual a importância de se obedecer uma ordem conveniente a fim de padronizar a localização?
Os alunos perceberão que a ordem dos valores obtidos nos dados influenciam diretamente na posição real no plano. Nesse momento estarão aptos a prosseguirem para a rodada 2.
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 MINUTOS
Propósito: Dar ênfase ao próximo slide
Orientação: Apresente o slide a turma para começar as situações descritas nos slides posteriores
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: CONFORME SLIDE ANTERIOR
Propósito: Discutir a noção de par ordenado é analisar a localização correta do par no plano cartesiano.
Orientação: No tabuleiro acima os jogadores do time verde realizaram suas jogadas de forma correta. Os jogadores do time amarelo eliminaram uma peça do time verde na posição (9,3) mas realizaram uma marcação errada na posição (6,3) equivocando-se ao marcar a posição (3,6) no lugar. A estratégia de eliminar a peça do adversário está vinculada a necessidade de utilizar a posição correta do ponto no plano. Não pode haver trocas para atingir esse objetivo. Analisar esse tipo de situação é significativo para enfatizar a importância de utilizar a ordem certa dos pares.
Discuta com a turma:
- Qual a diferença entre a posição no plano dos pontos (6,3) e (3,6)?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: CONFORME SLIDE ANTERIOR
Propósito: Discutir a noção de par ordenado é analisar a localização correta do par no plano cartesiano.
Orientação: No tabuleiro acima encontramos as jogadas do slide anterior com as marcações corretas em ambos os times. De qualquer forma, os jogadores do time amarelo eliminaram uma peça do time verde na posição (9,3) e ganharam o jogo.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 7 MINUTOS
Propósito: Formalizar as definições de par ordenado, abscissa e ordenada.
Orientação: Formaliza a definição de par ordenado e a localização de um ponto no plano através das coordenadas estabelecidas por ele. Aproveite para enfatizar o 1º elemento associando-o ao eixo das abscissas (eixo x) e o 2º elemento associando-o ao eixo das ordenadas (eixo y).
Discuta com a turma:
- Qual a posição do ponto A?
RAIO X
Tempo sugerido: 10 MINUTOS
Propósito: Aplicar o conceito de par ordenado associando-os a pontos no plano cartesiano
Orientação: Lembre ao aluno a necessidade de atentar para a ordem dos pares. Espera-se que nesse momento o aluno já tenha percebido que o primeiro número do par corresponde ao eixo das abscissas e o segundo ao eixo das ordenadas. O professor pode ter acesso a atividade para impressão aqui.
Discuta com a turma alguns exemplos onde os alunos possam perceber que uma inversão na ordem da escrita do par ordenado corresponde a pontos completamente diferentes no plano cartesiano. Atividades complementares e gabarito podem ser acessadas no link.
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução do raio x
Resolução da atividade complementar