Reportagens | História | 5º ano | Reportagens

Diferentes olhares

Em Narradores de Javé, povoado tenta registrar sua própria história e descobre pontos de vista variados

POR:
NOVA ESCOLA

A construção de uma usina hidrelétrica mexe com a rotina dos habitantes de um pequeno vilarejo no interior do Nordeste. Ameaçada de desaparecer sob as águas da usina, Javé se mobiliza para que seja transformada em patrimônio da humanidade e se livrar da destruição. Mas, como quase ninguém sabe escrever, a população apela para um morador expulso da cidade para contar a história. Esse é o enredo de Narradores de Javé, sugerido pela professora Thaísa Novaes de Senne, do CEU Butantã, em São Paulo. "O filme mostra como a história não é única, já que o personagem ouve versões diferentes sobre o passado da cidade."


Narradores de Javé, Eliane Caffé, 100 min., Bananeira Filmes, tel. (21) 2225-6552

Proposta de atividade

Objetivo
Compreender a utilização de fontes e documentos históricos.

Conteúdos
Fontes históricas e história oral.

Trechos selecionados
A primeira parte, quando o líder da comunidade explica ao povo o que vai ocorrer (7m06s a 12m44s). A chegada do personagem Antonio Bia, que vai escrever a história (12m45s a 18m37s). Os que mostram três versões sobre a fundação: a heroica (21m30s a 30m28s), a que cita a mulher que encontra a famosa serra (33m21s a 47m58s) e a que explica tudo por meio de acasos (1h26m18s a 1h37m10s).

Atividade
Exiba os trechos do filme. Pergunte para os estudantes por que um mesmo fato pode ser contado de maneiras diversas. Isso só ocorre no cinema? E a história que estudamos e está nos livros? Ela é sempre uma verdade absoluta? Fatos contados por pessoas comuns podem ser considerados documentos históricos? Apresente aos alunos dois textos diferentes sobre um mesmo fato, como o Surgimento do Homem na América, da Revista USP, e Era uma Vez na América, da NOVA ESCOLA. Peça que os alunos os comparem e identifiquem pontos em que se aproximam e se distanciam e comentem suas impressões.

Avaliação
Observe as primeiras ideias dos alunos sobre o assunto e o desempenho deles no debate final para verificar a aprendizagem sobre o tema.

Divulgação. Arte Nova Escola