Em busca de soluções
Em A História da Matemática, a rede inglesa BBC traça um panorama bem fundamentado da disciplina
PorNOVA ESCOLA
12/09/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
12/09/2016
Produzida pela renomada rede inglesa BBC, A História da Matemática é uma série de quatro capítulos lançada em 2008. Os episódios são apresentados por Marcus du Sautoy, professor da Universidade de Oxford, que desde os primeiros minutos preocupa-se em demonstrar como a Matemática faz parte do nosso cotidiano. A jornada começa no Egito antigo, com o uso do sistema decimal, e termina nos dias de hoje, passando por Grécia, Babilônia, Índia, Oriente Médio, Europa e América. A sugestão é da professora Daniela Padovan, mestre em Educação Matemática e diretora da EMEI Pero Neto, em São Paulo.
Objetivos
Estabelecer a relação entre a divisão de números naturais e as frações.
Conteúdos
História da Matemática, relação entre divisão e fração e composição de frações.
Trechos selecionados
A partir da divisão dos pães até o final da explicação sobre fração do Olho de Órus (10m24s a 13m24s).
Atividade
Passe o trecho selecionado. Faça uma pausa aos 10m48s e proponha que os alunos solucionem o problema apresentado. Em seguida, exiba o trecho em que é apresentada a solução do problema e compare com as respostas encontradas pelos alunos. Existem diferentes maneiras de resolvê-lo. Represente, em linguagem matemática, a divisão dos 9 pães entre 10 pessoas, chegando à fração irredutível: 1/2 + 1/3 + 1/15 = 27/30 = 9/10. Em seguida, peça que eles explorem a soma das frações do Olho de Órus, que pode se aproximar de 1, sem, porém, chegar ao inteiro (1/2 + 1/4 + 1/8 + 1/16 + 1/32 + 1/64 = 63/64). O mesmo ocorre se continuarmos a somar mais "metades": 1/2 + 1/4 + 1/8 + 1/16 + 1/32 + 1/64 + 1/128 + 1/256 = 255/256.
Avaliação
Observe a participação na atividade e se os alunos solucionam os problemas.
Últimas notícias
Alfabetização
Planejamento da alfabetização: como consolidar as aprendizagens
Confira sugestões para analisar as avaliações diagnósticas e conheça experiência de como utilizar agrupamentos produtivos na prática
Arte
Folclore nas artes: como organizar o estudo nos Anos Iniciais do Fundamental
Em agosto, celebramos o Dia do Folclore, uma data importante para o trabalho e planejamento docente. Inspire-se em práticas para abordar a temática sob a perspectiva das artes
Diversidade
Educação Antirracista: caminhos para trabalhar a temática nos Anos Finais do Fundamental
Confira sugestões de propostas que abordam relações étnico-raciais e um material que lista como cada componente curricular pode explorar o assunto
Prática pedagógica
Como trabalhar competências socioemocionais durante a recomposição de aprendizagens
Acolhimento, escuta ativa e estratégias para desenvolver o pertencimento e a participação dos alunos devem ir além do cenário pandêmico e ajudar na redução das desigualdades educacionais
Currículo
Continuum curricular favorece recomposição e avanço das aprendizagens
O segundo semestre de 2022 é o momento de investir na recomposição, já que os currículos ainda estão flexibilizados