O que fazer quando proponho uma atividade e a turma faz outra?

Gestão de Sala de Aula

POR:
NOVA ESCOLA
Heloisa Ramos. Foto: Marina Piedade Neury responde

Neurilene Martins é doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e responde a dúvidas sobre sala de aula

Clique aqui para mandar a sua dúvida

Pergunta enviada por Jania Fernanda dos Anjos, Dourados, MS

É recomendado considerar a biografia do grupo para avaliar se o comportamento é recorrente ou esporádico e em que contexto pedagógico ocorre. Esse panorama deve guiar a natureza do diálogo a ser mantido com os alunos, que tem de ser ouvidos sobre suas motivações e orientados a respeito das responsabilidades acadêmicas. Eles têm familiaridade com a atividade proposta? Compreendem o objetivo dela e reconhecem sua importância? Consideram a atividade fácil ou difícil demais? Tais reflexões podem ajudar você a realizar possíveis regulações na tarefa, por exemplo, retomando as orientações, que podem não ter sido entendidas. Elas também contribuem para que os estudantes valorizem mais o trabalho em regime colaborativo e desenvolvam comportamentos pertinentes a ele: escutar, compartilhar, argumentar, considerar diversos posicionamentos e respeitar diferenças, entre outros. A gestão de atividades coletivas - como jogos ou práticas de leitura - deve levar todos a participar e interagir para cumprir os objetivos pedagógicos previstos. O trabalho coletivo é uma importante forma de organização em sala de aula e requer das crianças corresponsabilidade e adesão. Compartilhe com elas a rotina, discuta o propósito e o funcionamento das atividades e os comportamentos e atitudes que você espera de todos. Por fim, inclua na rotina atividades diversificadas, valorizando possíveis preferências dos estudantes.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias