Níveis e Direções

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Conhecer, experimentar e explorar os planos e níveis do espaço
  • Ampliar o repertório de movimento

Conteúdo(s) 

Estrela Labaniana - Espaço: Níveis e Direções .

Ano(s) 

Tempo estimado 

50 min

Material necessário 

CDs de música e aparelho de som, filmadora.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Organize uma área livre para aula. Descalços e concentrados, todos devem caminhar em várias direções, ao som de uma música e mexendo o corpo de muitas maneiras. É essencial olhar nos olhos do colega enquanto andam. Quando a música cessa, as crianças também param como uma estátua, escolhendo um nível no espaço: baixo (no chão), médio (agachados) ou alto (de pé).

2ª etapa 

Ao som de uma música previamente escolhida o professor deverá solicitar que os alunos se espalhem no espaço e estes devem seguir as suas orientações.

Os alunos deverão criar movimentos no nível indicado pelo professor somente com a cabeça /ombros/ braços/ pernas;

Em seguida utilizando as direções que serão indicadas pelo professor: para trás/ frente/lado direito/esquerdo, diagonais;

Por fim realizar a combinação de movimentos em diferentes níveis e direções.

3ª etapa 

Pedir que os alunos se dividam em grupos e para cada grupo, pedir que eles montem uma sequência coreográfica simples, onde deverão constar os três níveis aprendidos assim como as direções trabalhadas a partir dos movimentos que eles experimentaram, para em seguida demonstrar para o restante da turma. 

Avaliação 

Filme as crianças dançando e mostre a elas, pedindo que comentem a experiência. Observe se o repertório de movimento está sendo ampliado e se elas estão explorando os elementos específicos da dança. Indague-as se utilizaram em suas composições os elementos trabalhados na aula.

Flexibilização 

Síndrome de Down

Deficiências 

Intelectual

Créditos: Samantha Schleumer Formação: Coordenadora pedagógica da EMEI Brigadeiro Eduardo Gomes, em São Paulo

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias