Objetivo(s)
- Conhecer a obra de Caetano Veloso e sua relação com a produção poética brasileira
- Mostrar aos alunos um pouco da importancia que a musica para nos
Conteúdo(s)
- Obra de Caetano Veloso
- Música Popular Brasileira (MPB)
Ano(s)
Creche
Tempo estimado
Duas aulas
Material necessário
- Computadores com acesso à internet e caixas de som
- Cartolinas e material para a produção dos cartazes
- Letras das seguintes músicas: 1) "Onde eu nasci passa um rio" [Domingo - 1967]; 2) "Tropicália" [Caetano Veloso - 1967]; 3) "Acrílico" [Caetano Veloso 2 - 1969]; 4) "De palavra em palavra" [Araçá Azul - 1972];
Flexibilização
Para alunos com deficiência auditiva
Se houver algum aluno surdo na turma, a sugestao é preparar apresentações de slides no powerpoint com as letras das músicas. Conforme as canções sejam tocadas, as letras deverão aparecer nas apresentações.
Desenvolvimento
Introdução
Na trajetória de um artista, são comuns mudanças que demonstram sua evolução e suas ideias. Há aqueles que são fieis a um único estilo e projeto artístico, mas quando se trata de Caetano Veloso, percebemos uma tendência à experimentação.
Na abertura de Livro Só, de Caetano Veloso, Eucanaã Ferraz comenta: "Tal tendência à dissonância talvez se relacione com o fato de a música de Caetano ser devoradora da modernidade da Bossa Nova, especialmente de João Gilberto. Mas decerto, aponta igualmente para o afastamento desta mesma linhagem em direção às artes mais violentas de vanguarda e à cultura pop, especialmente o rock´n´roll. Por todo efeito, o que se produz está em divergência com as noções convencionais de equilíbrio e harmonia" (2003, p. 18).
Inicie a aula na sala de informática e proponha uma discussão com os alunos, perguntando:
- O que é a Música Popular Brasileira (MPB)?
- Quais são os principais representantes deste estilo musical?
- Qual é a importância da MPB no cenário nacional?
Provavelmente eles deverão lembrar algumas músicas de Chico Buarque, Gilberto Gil ou Roberto Carlos. Pergunte então, se conhecem Caetano Veloso, quais músicas deste cantor já ouviram e o que acham das letras. Em seguida, convide a turma para conhecer o site do compositor baiano e assistir a cinco vídeos sobre sua vida e obra.
Durante esta etapa, também é interessante a turma notar como Caetano propõe uma releitura dos gêneros mais autênticos da música brasileira (samba e maracatu, por exemplo) e sua preocupação com a incorporação de procedimentos poéticos mais modernos, como o uso da oralidade, do bilinguismo e do neologismo.
1) "Onde eu nasci passa um rio" [Domingo - 1967] |
Avaliação
Observe com o trabalho final se os alunos compreenderam que a obra de Caetano Veloso sempre passou por muitas mudanças, e que esta é a essência da produção do artista. Analise também se entenderam a sua produção poética para a Música Popular Brasileira.
Tags