Musica _ iniciação

POR:
professor

Objetivo(s) 

Desenvolver a acuidade auditiva nas crianças e colocá-las em contato com o sistema de produção de sons.

Conteúdo(s) 

  • Escuta atenta dos sons do cotidiano (inclusive o silêncio) 
  • Conceitos musicais (timbre, altura, duração, intensidade e ritmo) 
  • Funcionamento dos instrumentos musicais 
  • Mecanismos de propagação sonora e acústica dos materiais.

Ano(s) 

1º, 2º

Tempo estimado 

4 meses

Material necessário 

  • Rádio e gravador de som
  • Instrumentos musicais
  • Caixas de papelão
  • Pedras, conchas, talheres, pregos, tubos de papelão, bambu, garrafas de vidro e garrafões de água 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Com uma boa variedade de materiais talheres, pedras, conchas, pedaços de madeira etc.), faça barulhos e peça que os alunos digam o que ouvem e depois classifiquem de acordo com a altura, a intensidade e a duração. Por exemplo, que som faz um talher contra o outro? E se alguém bater mais forte? O acontece se isso for feito dentro de uma caixa de papelão? Há também outras estratégias interessantes para mostrar que cada som tem uma "personalidade" (timbre).   A intenção é mostrar onde há sons estridentes, suaves, bonitos, repetitivos etc. 

2ª etapa 

É o momento de entender o funcionamento dos instrumentos na prática. Para a produção de sons, sugira a montagem de chocalhos com latas de metal, arroz ou pedras. Qual deles produz um som melhor? Você pode ir além e propor a construção de instrumentos simples. Basta a garotada trazer de casa materiais de sucata. As garrafas de vidro produzem diferentes sonoridades conforme a quantidade de água colocada dentro. Bambus ou tubos podem virar instrumentos de sopro, e garrafões de água, tambores.

Avaliação 

Verifique se a turma diferencia e classifica os sons durante as atividades e avalie se, na hora de produzir os instrumentos, todos entenderam seus princípios básicos de funcionamento.

Créditos: Marisa Szpigel Formação: Selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 Teca Alencar de Brito, diretora da Teca Oficina de Música

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias