Minhocário: registro informativo

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

- Produzir um registro informativo.

Conteúdo(s) 

- Ciclo de vida.

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

Um semestre.

Material necessário 

Caixas de vidro ou plástico, terra, areia, restos de alimento, água e minhocas.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Forme grupos e peça que montem minhocários com areia, terra, restos de frutas e verdura e 15 minhocas.

2ª etapa 

Oriente a garotada a acompanhar o desenvolvimento das minhocas por dois meses. Todos os dias, é preciso colocar um pouco de água e comida (restos do lanche, por exemplo). Paralelamente, conduza momentos de pesquisa para que todos entendam a que filo pertencem (anelídeos) e qual a função delas no meio onde vivem (fertilização do solo).

3ª etapa 

Peça que os alunos produzam textos individuais que sistematizem todo o conhecimento construído nas etapas anteriores. Trata-se de um registro informativo, basicamente o mesmo gênero textual que os cientistas utilizam para comunicar suas descobertas. Direcione a produção com perguntas do tipo: "Para quem vocês vão escrever? O que pretendem comunicar?". Essa modalidade de registro desenvolve a habilidade de selecionar e organizar informações.

Avaliação 

Nas discussões, nas anotações semanais e no registro informativo ao final da atividade, observe se a turma entendeu o ciclo de vida das minhocas. Veja se os alunos conseguiram expressar por escrito os conhecimentos construídos e se foram capazes de organizá-los.

Flexibilização 

Antecipe informações sobre o ciclo de vida das minhocas para o aluno com deficiência intelectual. Na segunda etapa, amplie o tempo para a execução das atividades, antecipe tarefas e ajude o aluno com deficiência a compor os registros semanais.

Deficiências 

Intelectual

Créditos: Talissa Castilho Formação: Professora da EMEF Doutor Cardoso de Almeida, em Botucatu, SP.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias