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Jornalismo

Influências Culturais da África: música

Porprofessor

02/09/2017

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Objetivo(s) 

  • Apontar algumas característivas da História da África e dos Africanos.
  • Compreender a influência da música na cultura afro-brasileira.
  • Conhecer e vivenciar produções culturais musicais afro-brasileiras. 

Conteúdo(s) 

  • Breve histórico da História da África e dos Africanos
  • Heranças musicais  africanas na sociedade brasileira.
  • Instrumentos musicais. 

Ano(s) 

Tempo estimado 

30 min

Material necessário 

Livros, revistas, imagens, CDs com músicas, mapas, quadro branco, pincéis, datashow, bibliografia auxiliar.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Apresente a história da África e dos africanos mostrando suas características utilizando o mapa para esclarecimento que a África não é um país, e sim um continente. 

2ª etapa 

Mostrar as heranças culturais da áfrica na sociedade brasileira através de aula expositiva no quadro branco.

 

Apresente músicas  e instrumentos brasileiras de ritmos de origem africana (como o samba e o maracatu) e converse com as crianças sobre elas: já conhecem? Se parecem com algo que já ouviram? Gostam ou não? Por quê? Explique que essas músicas têm origem em um continente chamado África, separado do Brasil pelo oceano Atlântico. Para comparar, escute com o grupo outra música (escolha, agora, uma canção tradicional africana). Questione: ela se parece com a que ouvimos antes? Peça, ainda, que a turma leve livros, fotos e outros registros do continente. Você também deve preparar a mesma pesquisa

 

 

Explore os materiais trazidos em uma roda de conversa. Foque a discussão nos costumes dos grupos que serão estudados: vestimentas, alimentos, música, dança, brincadeiras etc. Lembre-se de mostrar o globo terrestre para que se aproximem da ideia do que é um continente ou país.

3ª etapa 

Leve para a sala instrumentos musicais de origem africana, como agogô, caxixi e alfaia e mostre às crianças as maneiras de tocá-los. Apresente também coreografias de danças africanas, como o jongo, para que a turma possa praticar - o uso de DVDs de referência com os principais passos é um bom recurso didático. Lembre-se de que essa etapa, que deve durar alguns dias, exige que você se prepare previamente para conhecer instrumentos e danças.

Avaliação 

Particapação em sala de aula durante a aula expositiva.    Para avaliar o aprendizado dos procedimentos de música e dança, observe o desempenho da turma ao longo das atividades, prestando atenção especialmente na evolução, na parte rítmica. Para verificar conteúdos conceituais (como é a África, onde se localiza etc.), avalie a participação da classe nas rodas de conversa e na construção do painel coletivo, procurando perceber se cada criança levanta hipóteses, ouve a contribuição dos outros e registra no mural suas descobertas.

Créditos: Karina Rizek Formação: Coordenadora de projetos da Escola de Educadores, em São Paulo, SP, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.

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