Identificação de marcadores temporais
Pornovaescola
02/09/2017
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
Reconhecer diferentes maneiras possíveis de periodizar a História.
Diferentes maneiras possíveis de periodizar a História
3º
Faça o mesmo trabalho com o segundo texto. Por fim, solicite que os estudantes analisem as diferenças entre os marcadores usados em cada um. O objetivo é que eles notem que o primeiro apresenta uma sucessão de eventos, enquanto o segundo remete à ideia de simultaneidade, relacionando eventos distintos, mas que ocorreram no mesmo período.
Observe se os alunos identificam os marcadores temporais e se conseguem definir se os textos tratam de fatos históricos simultâneos ou se prevalece a ideia de sucessão e linearidade.
O ideal é sempre ter um intérprete de Libras em sala para que ele fale com o aluno sobre a noção de tempo. Se o aluno for capaz de fazer a leitura orofacial, faça com que ele sente-se na frente para ver o que você fala. Amplie as cópias do texto e fixe nas paredes da sala para que fiquem visíveis para todos. O trabalho em duplas também ajuda o aluno surdo. Outra sugestão importante é fazer as marcações de elementos diferentes do texto com cores diferentes. Isso ajuda na memorização dos conteúdos pela criança.
Visual
Créditos: Jaime Baratz Formação: Mestre em Educação e docente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
Últimas notícias