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Jornalismo

A história de Montes Claros, pelos alunos do Dominguinhos Pereira

Porprofessor

02/09/2017

Objetivo(s) 

  • Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado para o professor;
  • Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever;
  • Ampliar a linguagem oral, o vocabulário e a estruturação de frases dos alunos com deficiência intelectual (síndrome de Down com pouca linguagem oral).

Conteúdo(s) 

Produção de textos orais com base na linguagem escrita de acontecimentos marcantes na história de Montes Claros.

 

Ano(s) 

Tempo estimado 

8 aulas

Material necessário 

Livros: 

  • Consultar os livros disponíveis na escola sobre a formação do município.
  • Consultar bobliografia disponível sobre acontecimentos marcantes na história da cidade de Montes Claros.
  • Folhas
  • Lápis de cor
  • Computador com impressora

 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Em roda, leia para os alunos a história da formação do município de Montes Claros . Avise que, após ouvirem esse texto e alguns outros sobre fatos marcantes na história da cidade o grupo deverá  recontá-los,  ditando para você. Proponha que o material faça parte de um livro, diga que todos vão ganhar um exemplar de presente (se for possível) e que será exposto nas comemorações do aniversário da cidade..

 

2ª etapa 
Relembre oralmente  a história da formação do município de Montes Claros e inicie a atividade de produção do texto coletivo pelos alunos. Registre com exatidão os acontecimentos ditados pela garotada e, em alguns momentos, ajude a recuperar a história com base em alguma passagem da narrativa. Por exemplo: "Qual o nome a cidade tinha antes de chamar-se Montes Claros?" Releia aos poucos os trechos ditados. Ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.

 

3ª etapa 

Releia o texto produzido pelos estudantes. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos precisam compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como "aí", "né" e "então") ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.

 

4ª etapa 

Apresente o texto produzido pelos alunos em roda. Depois leia os fatos marcantes da história da cidade para a turma.

 

5ª etapa 

Inicie a reescrita coletiva do texto sobre os fatos marcantes da história de Montes Claros, seguindo as mesmas orientações da 2ª e da 3ª etapa. Se necessário, dê novas recomendações aos estudantes para evitar, por exemplo, sobre a criação de títulos para cada acontecimento que forem narrar e para a importância dos detalhes da história para torná- la clara para quem não leu ou presenciou. Ajude-os a enfrentar esses obstáculos.

6ª etapa 

Discuta com todos as ilustrações que serão feitas para cada história e digite os textos, deixando espaços para inseri-las. Discuta também a disposição dos textos no livro: por exemplo, se será de acordo com a relação entre a ordem cronológica da história e dos acontecimentos narrados.

Garanta uma cópia para cada estudante ( se for possível, pois é muito importante que o aluno tenha contato com o produto de sua criatividade). Solicite ou faça marcações coloridas em algumas palavras ou frases que se repetem no texto e sejam significativas para os alunos.

7ª etapa 

Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor das histórias conhecidas.

8ª etapa 

Compartilhe as ilustrações e releia as histórias produzidas.

Produto final 
Livro com a história da formação do município de Montes Claros e textos sobre fatos marcantes da história da cidade reescritos pelo grupo para ser levado para casa por todos e exposto nas comemorações do aniversário da cidade.

Avaliação 

O foco do projeto não deve ser a memorização da história pelos estudantes, mas a  produção das reescritas com a recuperação dos principais acontecimentos das narrativas. Levando em conta, o fato de tratar-se de atividade de produção coletiva, baseada em textos escritos, analise os textos desenvolvidos pela turma em relação à presença de elementos da linguagem escrita. Durante o processo, observe os pontos frágeis do processo de revisão para serem retomados em outras ocasiões, com outros exemplos.    

Flexibilização 

Flexibilização para deficiência intelectual (síndrome de Down com pouca linguagem oral) Cartazes com as ilustrações de personagens e cenas das histórias.   1ª etapa: Envie para casa ou para o AEE os mesmos livros trabalhados em sala para sessões de leitura antecipadas, para que o aluno tenha acesso às histórias com antecedência. Isso amplia o repertório dele, favorece a memorização e uma participação mais efetiva na atividade.   2ª etapa: Utilize as ilustrações de personagens e cenas como referências para fazer os questionamentos.   Avaliação: Observe o desenvolvimento da linguagem oral, a ampliação do vocabulário e do uso de frases mais completas.  

Deficiências 

Intelectual

Créditos: Clélia Cortez Formação: Formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo

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