Formas Geométricas

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Identificar formas geométricas criando-as.

Conteúdo(s) 

- Formas geométricas.

Ano(s) 

Tempo estimado 

1 hora

Material necessário 

EVA; papel cartão;régua; tesoura sem ponta; cola; tinta;lápis de cor e canetinha .

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Perguntar para a classe o que eles sabem e conhecem sobre formas geométricas, em seguida, passar um vídeos sobre o assunto.

 

.

2ª etapa 

Dividir a classe em grupo de 4 crianças e entregar o material para a mesa. Deixar com que eles criem suas formas, relembrando o vídeo que foi passado anteriormente, com a função do professor e auxiliar de apenas orientar e ajudar no corte e cola.

Avaliação 

De acordo com Piaget os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que o cercam. Para o biólogo, a criança já possui uma bagagem de conhecimento, porém, quando participa, interage, criar, realiza, faz, seu conhecimento realiza se abrange, fazendo com que aquilo que ele já sabe venha a ser concretizado e evoluido. Esta atividade foi realizada para que a criança tivesse contato direto com o que estará aprendendo, podendo criar e elaborar com as suas vontades. 

Flexibilização 

1ª etapa  Organize o espaço da atividade: se for com carteiras agrupadas, aproxime o cadeirante de modo a que ele possa pegar todos os sólidos geométricos disponíveis. Se a atividade acontecer no chão, posicione o aluno na parede ou utilize apoio próprio. Explique individualmente quais são as regras e qual será sua participação na atividade. Use sólidos maciços que não amassem e possam ser explorados várias vezes, sem risco de serem danificados. Em seu grupo de quatro alunos, organize uma dupla para ele e oriente o companheiro a elaborar questões em parceria - o cadeirante pode dizer algumas palavras e o colega formula a pergunta. 2ª etapa  Convide-o a participar dessa discussão, faça perguntas dirigidas a ele que requisitem respostas objetivas, como a afirmação ou a negação, o nome de um sólido o número de arestas etc. Avaliação  Encaminhe um trabalho que repita essas atividades junto ao AEE, faça uma orientação de modo que seja uma atividade avaliativa, em que o estudante deverá expor os conhecimentos obtidos nas aulas. Como produto final, peça que ele elabore perguntas e o AEE as registre. O aluno deverá trazer essas perguntas como contribuição ao seu grupo.

Deficiências 

Física

Créditos: Andréia Silva Brito, Formação: da EEEFM Carlos Drumond de Andrade em Presidente Médici, a 412 quilômetros de Porto Velho

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias