Características dos sólidos geométricos

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Identificar um corpo geométrico com base em suas características ou elementos.

Conteúdo(s) 

- Corpos geométricos.

Ano(s) 

Tempo estimado 

Duas aulas.

Material necessário 

Conjunto de corpos geométricos :

*cilindro, cubo, pirâmide triangular, pirâmide quadrangular, prisma triangular, cone e paralelepípedo - feitos de papel cartão, e

*esfera - feita de bola de isopor.

Cartazes.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Explicar, através dos cartazes, algumas características dos sólidos geométricos e que existem dois tipos de sólidos geométricos.

Dividir a garotada em dois grupos e entregar um conjunto de sólidos geométricos para cada grupo.

Informar que irá escolher, em segredo, um dos corpos entre o conjunto que cada equipe possui. Cada grupo, na sua vez, fará perguntas, de acordo com a explicação, ao professor que serão respondidas somente com "sim" ou "não" até que eles descubram qual foi o corpo escolhido. Se o grupo acertar, marca um ponto para a equipe. Cada grupo elege um porta-voz para fazer a pergunta. Cada questão e resposta devem ser registradas no quadro. 

2ª etapa 

Depois da primeira rodada, propor uma análise das perguntas realizadas pelas equipes e suas respectivas respostas.

Investigar com os alunos quais perguntas deram boas pistas (para aproximá-los do corpo escolhido ou determinar quais corpos seriam descartados) ou ainda aquelas que responderam às características propostas a partir da informação dada.

Avaliação 

Ao final, dispor os corpos à frente da sala e escolher um deles. Cada equipe deverá formular a menor quantidade de perguntas e respostas para que seja possível identificar o corpo que foi indicado. Percorrer as equipes para observar as discussões e as perguntas que elas formulam. Logo que todas concluírem a proposta, abrir a discussão expondo no quadro as perguntas e as respostas. Pedir que analisem se as perguntas e respostas formuladas se adequam à proposta e se são eficientes para determinar o corpo que foi escolhido. Esse é um indicativo de avanços nas possibilidades de caracterizar e identificar corpos geométricos a partir de seus elementos.

Flexibilização 

1ª etapa  Organize o espaço da atividade: se for com carteiras agrupadas, aproxime o cadeirante de modo a que ele possa pegar todos os sólidos geométricos disponíveis. Se a atividade acontecer no chão, posicione o aluno na parede ou utilize apoio próprio. Explique individualmente quais são as regras e qual será sua participação na atividade. Use sólidos maciços que não amassem e possam ser explorados várias vezes, sem risco de serem danificados. Em seu grupo de quatro alunos, organize uma dupla para ele e oriente o companheiro a elaborar questões em parceria - o cadeirante pode dizer algumas palavras e o colega formula a pergunta. 2ª etapa  Convide-o a participar dessa discussão, faça perguntas dirigidas a ele que requisitem respostas objetivas, como a afirmação ou a negação, o nome de um sólido o número de arestas etc. Avaliação  Encaminhe um trabalho que repita essas atividades junto ao AEE, faça uma orientação de modo que seja uma atividade avaliativa, em que o estudante deverá expor os conhecimentos obtidos nas aulas. Como produto final, peça que ele elabore perguntas e o AEE as registre. O aluno deverá trazer essas perguntas como contribuição ao seu grupo.

Deficiências 

Intelectual

Créditos: Andréia Silva Brito, Formação: da EEEFM Carlos Drumond de Andrade em Presidente Médici, a 412 quilômetros de Porto Velho

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