Atividades de estatística

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Ler e interpretar gráficos
- Organizar informações em tabelas
- Elaborar gráficos com base em tabelas

Conteúdo(s) 

1- Aprender a ler gráficos simples em revistas e a forma como se apresentam (gráfico de coluna, de pizza, de linhas);

2- Reconhecer as partes constitutivas dos gráficos (nome, dados, fonte);

3- Construir gráficos com a turma;

4- Copiar o gráfico construído com a turma no caderno;

5- Interpretar dois gráficos em equipe.

Ano(s) 

Tempo estimado 

Cinco aulas

Material necessário 

Reportagem de VEJA:

- Livros de literatura infantil

- Sulfite

Caderno

- Revistas e jornais para recorte

- Papel colorido

- Tampinhas


- Cartolina, tesoura e cola
 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Apresentarei aos alunos os usos da estatística no dia a dia. Evidenciarei como ela é utilizada para, por exemplo, avaliar o rendimento de uma turma em uma disciplina, analisar o rendimento de um time em um campeonato . Apresentarei algumas tabelas e gráficos e compararei os dois tipos de visualização. Pedirei aos  alunos  qu expliquem em qual dos dois tipos ela é mais clara e por que acham isso.


 

2ª etapa 

Levarei jornais e revistas para a sala de aula e pedirei que os alunos procurem, nesse material, gráficos que achem interessantes. Eles devem recortá-los e colá-los nas cartolinas. Lembrarei da importância de não deixar de fora informações como título, legendas e fontes dos gráficos.

Analisarei com a turma os recortes, pedindo que os alunos comparem os diferentes materiais.

Destacarei as diferenças entre os diversos tipos de gráficos: de colunas, barras, setores (conhecidos como gráficos de "pizza"), linhas, entre outros. Explicarei que o tipo de gráfico utilizado depende da informação que se quer retratar

Conduzirei o debate de maneira que eles cheguem às conclusões de que o gráfico de setores é mais adequado para representar partes de um todo, o de linhas para comparar o crescimento ou a queda de um índice com o passar do tempo e assim por diante, com os outros tipos ali disponíveis.

Pedirei que eles anotem essas informações no caderno e as escreva na lousa ou em uma cartolina.

3ª etapa 

Farei uma pesquisa com os alunos sobre a brincadeiras preferidas e colocarei os resultados numa tabela no quadro.

Depois distribuirei papéis coloridos representando as brincadeiras que mais gostam. Depois farei um gráfico com a ajuda de todos na cartolina.

 

4ª etapa 

Farei uma tabela com os resultados de uma pesquisa sobre oas histórias preferidas.

Depois distribuirei tampinhas coloridas representando cada história e faremos o gráfico de colunas. Não esquecendo o nome e a fonte.

Depois de cada atividade os alunos reproduzirão as tabelas e gráficos em seus cadernos individuais.

 

5ª etapa 

No quinto dia distribuirei dois gráficos retirados da Prova Brasil para interpretarem em equipes.

Avaliação 

Avaliarei verificando se os alunos foram capazes de interpretar os ggráficos apresentados.

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