Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Planos de Aula
02 de Setembro de 2017 Imprimir
5 4 3 2 1

Almanaque da classe

Por: novaescola

Objetivo(s) 

  • Conhecer a reportagem, sua organização e seu vocabulário específico.
  • Utilizar estratégias de leitura (seleção, antecipação e verificação) para localizar informações em textos jornalísticos.
  • Preencher fichas técnicas sobre os bichos usando conhecimentos adquiridos por meio da leitura.
  • Elaborar pequenos textos e legendas para compor um minialmanaque.

 

Conteúdo(s) 

  • Leitura.
  • Características de textos jornalísticos e revistas.

Ano(s) 

1º, 2º

Tempo estimado 

12 a 15 aulas

Material necessário 

  • exemplares da revista Recreio
  • papel kraft

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Organize uma roda para que os alunos exponham seus conhecimentos sobre as revistas. Apresente a Recreio, distribua alguns exemplares para a classe e permita que explorem a publicação. Então, leia a matéria da seção Bichos e abra espaço para a turma comentar o texto. Ao fim da conversa, proponha um revezamento para que as crianças levem as revistas para casa e leiam com a família.

2ª etapa 

Divida os alunos em grupos e distribua novamente os exemplares da publicação. Sugira a exploração do índice, explique como utilizá-lo e peça que todos localizem a seção Bichos usando esse recurso. Oriente a turma a ler a reportagem, grifar o nome do animal e as informações que acharem importantes. Faça uma lista no papel kraft com as espécies encontradas pelos grupos e prenda-a em uma das paredes da sala.

3ª etapa 

Leia as matérias em voz alta e acrescente essa atividade à rotina da classe por, pelo menos, uma semana. Depois, explique a função da ficha técnica, que mostra dados básicos sobre as espécies. Peça que os grupos leiam as fichas impressas e entregue outras, no mesmo formato, para preencherem juntos (use ou adapte a sugestão do modelo abaixo).

Ficha do bicho

(Deixe aqui um espaço para a criança desenhar)

NOME:

TAMANHO:

PESO:

ALIMENTAÇÃO:

TEMPO DE VIDA:

ONDE VIVE:

4ª etapa 

Selecione duas ou três fichas feitas pelos alunos e proponha uma revisão coletiva. Escreva esses textos em papel kraft, tal como foram produzidos, e converse com as crianças sobre o que elas acham que deve ser mudado. Faça as alterações mencionadas e, se preciso, ajude a apontar problemas. Organize outra vez a sala em grupos e distribua outras fichas para serem revisadas. Enquanto isso, circule pela sala, observando o desenvolvimento da atividade e ajudando quem está com maior dificuldade.

5ª etapa 

Tomando por referência o material produzido ao longo das aulas, selecione com a turma fichas, curiosidades, desenhos e legendas para formar um minialmanaque. Se for necessário, proponha a produção de mais desenhos e pesquisas de imagens em outras revistas e sites.

Produto final

Minialmanaque com textos e imagens produzidos pela classe.

Avaliação 

Verifique o comportamento leitor e escritor de cada aluno, observando e registrando os seguintes aspectos: a criança acompanha com interesse as leituras, mostrando curiosidade pelas informações? Faz comentários pertinentes ao texto? Utiliza estratégias de leitura, seleção, antecipação e verificação? Sugere o que precisa ser escrito sem omitir dados importantes? Usa informações do texto lido ao realizar atividades de escrita? Com base nessas respostas, defina quantas vezes repetir a etapa de produção de fichas técnicas.

Flexibilização 

O aluno também poderá levar a revista para o AEE e lá, com orientacão, selecionar algumas informações e já trazê-las anotadas para seu grupo. Use figuras diversas de animais coladas em papel-cartão. Organize um grupo que respeite a necessidade de um tempo maior para o aluno com necessidades educacionais especiais realizar a tarefa. É importante que os colegas incentivem a participação dele e explorem suas competências. Caso o aluno ainda não domine a escrita, proponha que ele faça com uma dupla do grupo. Ele pode ser o escriba (se dominar a escrita das letras ) ou só acompanhar o trabalho oralmente. Essa revisão também pode ser feita em dupla. Outra possibilidade é dar ao aluno a primeira revisão de várias fichas, focando o nome do animal. Dê também uma placa com o nome do animal para que compare com a escrita dos amigos.  

Deficiências 

Intelectual

Créditos: Daiani Minutti Formação: Professora de Arte de Ensino Fundamental do Município de São Paulo

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar