Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Ajude os alunos a organizar suas rotinas de estudos com o uso de aplicativos

Em um mundo que oferece tantas distrações aos jovens, a tecnologia pode ser usada como aliada

POR:
Nairim Bernardo

Ouvir dos alunos um “esqueci” é um acontecimento quase diário para todo professor no momento de verificar quem fez a lição de casa passada na aula. Você até pode ficar nervoso, mas é algo difícil de controlar. Os estudantes têm de lidar com várias disciplinas, cada uma com suas tarefas, além de conciliar com atividades extracurriculares e, claro, os compromissos sociais de qualquer criança ou adolescente. Tudo isso em um mundo que foi moldado para roubar a atenção das pessoas, com tecnologias sempre oferecendo uma nova forma de distração.

Ao mesmo tempo em que os celulares podem tirar a atenção do aluno que tem de fazer sua lição, eles podem ser aliados do professor. Basta saber como utilizá-los.

Era o meu caso. Quando estava na escola, eu ficava bastante frustrada ao chegar à aula e perceber que havia me esquecido de fazer alguma lição. Como nunca fui muito boa na organização de tarefas, vez ou outra deixava de fazer a tarefa do dia.

Todo começo do ano eu comprava uma agenda, mas, por mais que me esforçasse para manter tudo em dia, simplesmente me esquecia de atualizá-la ou consultá-la com frequência. Foi só quando passei a anotar tudo no celular que comecei a me organizar melhor. Afinal, ao contrário da agenda, o aparelho está sempre à mão e, hoje em dia, é usado com mais frequência do que o papel.

Pensando nisso, preparei essa lista com algumas dicas de aplicativos para ajudar os seus alunos a organizar a rotina de estudos. Veja quais são mais interessantes para seu caso e compartilhe com a classe (clique no nome das ferramentas para entrar em seus sites).

Agenda do Estudante

Nesse aplicativo, os estudantes podem montar sua grade horária virtualmente, anotar as tarefas dadas por cada professor e ainda ser notificado antes de uma prova em tempo para estudar. Também é possível adicionar outros compromissos relacionados à vida escolar, como reuniões, grupos de estudos, devolução de livros e treinos de esporte. E, para aqueles alunos que sempre se esquecem do quanto tiraram na prova, uma outra vantagem: dá para anotar as notas de provas e trabalhos. 

Timetable

Permite ao usuário adicionar sua agenda semanal e as tarefas diárias, além de inserir o tempo que se dedica a cada atividade. Dessa forma, o aluno pode ver para qual disciplina dedica mais tempo, qual o tempo reservado para leitura e quanto tem de tempo livre. Ótimo para organizar uma rotina de estudos bem realista. Outro diferencial muito interessante do aplicativo é silenciar automaticamente o celular durante as aulas. Atenção: interface em inglês.

Todoist

Além de anotar tarefas, esse aplicativo permite ao usuário compartilhá-las com outras pessoas e delegar tarefas. Ótimo para os alunos realizarem trabalhos em grupos ou para o professor acompanhar o andamento das atividades de toda a classe. Também é possível organizar as atividades pela data limite de entrega, definir metas semanais e mensais, acumular pontos e monitorar seu progresso por meio de gráficos.

ClearFocus

Não adianta nada anotar as tarefas, mas não se concentrar para realizá-las, certo? Caso você e seus alunos ainda não conheçam a técnica Pomodoro, esse aplicativo é uma boa oportunidade de começar a utilizá-la. Funciona assim: o app cronometra um tempo específico para se dedicar a uma tarefa e, nesse período, o usuário deve evitar qualquer tipo de distração. Mas não é para se matar de estudar, pois a ferramenta também envia notificações para o usuário respeitar o tempo de descanso. Atenção: interface em inglês.

StayFocusd

Essa extensão para Google Chrome é muito boa para quem está tentando estudar, mas sempre acaba se perdendo quando resolve “dar uma olhadinha” nas redes sociais. O StayFocusd limita o tempo que o usuário pode passar em sites que o desconcentrem, como o Facebook, Twitter ou qualquer outro que ele escolher. A ferramenta é útil também ao professor ou gestor que precisa trabalhar em um computador e percebe que perde mais tempo do que gostaria em determinadas páginas ou redes sociais.

Espero que as dicas tenham sido úteis para você e que, neste ano, as lições sejam realizadas com mais freqüência pelos seus alunos. Caso você tenha outra forma de organização para recomendar, nos diga nos comentários. :)

Um abraço,
Nairim Bernardo

Tags

Guias

Tags

Guias