Teorema de Tales: proporção aplicada à Geometria
Segmentos, paralelas, transversais e proporção. Relacione esses elementos e oriente o uso do teorema que ajuda no cálculo de medidas
01/09/2010
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Jornalismo
01/09/2010
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Três paralelas cortadas por duas transversais, formando quatro segmentos. Essa imagem, como a do desenho à esquerda, é a representação mais clássica do teorema de Tales. Os exercícios escolares normalmente apresentam essa figura e dão valores a três dos quatro segmentos. O desafio do aluno é descobrir o segmento cuja medida é proporcional ao outro e encontrar o número desconhecido fazendo uso da regra de três. Se o professor não colocar novos problemas para serem resolvidos nas aulas, o ensino do teorema parece finalizado. Mas é possível ir além - afinal de contas, há aplicações muito mais amplas e instigantes (leia diversos problemas e possíveis equívocos na próxima página). Em linhas gerais, o teorema de Tales é a proporcionalidade aplicada à geometria. "Por isso, é essencial diagnosticar se os alunos entendem a ideia de proporcionalidade ou precisam consolidar conceitos geométricos", diz o professor Luiz Marcio Imenes, mestre em Educação Matemática e autor de livros didáticos. Como visto na primeira reportagem desta série, na edição de agosto de 2010, a proporcionalidade ocorre quando existe a mesma variação (chamada de razão) de valores em duas grandezas. Por exemplo: se a medida de um lado da figura dobra, o outro também deve dobrar. Quando um deles triplica, ocorre a mesma mudança com o outro. Uma forma de retomar o assunto é propor problemas em que exista ou não a proporcionalidade, ou casos em que as variações não são aleatórias. Também é fundamental garantir que os alunos entendam os termos geométricos usados em Tales (paralelas, transversais e segmentos).
Passada essa etapa, introduza o teorema de Tales com a análise do desenho de um triângulo que tenha lados de medidas diferentes cortado na metade de sua altura por uma linha paralela à base. É possível ver que o lado que mede, digamos, 12 centímetros, ficará com duas partes de 6 centímetros e o lado de 18 centímetros vai ter outros dois segmentos com 9 centímetros. Em seguida, uma sugestão é mostrar o mesmo triângulo com uma paralela que cruze o desenho formando segmentos de 10 e 2 centímetros em um dos lados e 15 e 3 centímetros no outro. Diante desse contexto, a turma precisa descobrir qual a relação entre os segmentos e os lados. A chave será encontrar a razão de proporcionalidade entre os segmentos de um mesmo lado, o que é calculado dividindo 10 por 2 ou 15 por 3 (razão 5). Aí, então, discuta com os alunos uma regra básica do teorema de Tales: existe a proporção entre segmentos de transversais que são delimitadas por paralelas.
De olho na proporção das figuras geométricas, os adolescentes podem encontrar diversas medidas (leia a sequência didática). Ao pedir que o aluno trace uma transversal de 4 centímetros e a divida em 3 e 1 centímetros por uma paralela, ele pode concluir que a outra transversal terá um segmento com tamanho três vezes maior que a outra. Esse e outros raciocínios são válidos - o importante é intermediar as discussões e tomar os erros e acertos como um material de debate com a turma.
Enunciados, respostas equivocadas e análises
Nos exemplos abaixo estão alguns problemas que envolvem, explicitamente ou nem tanto, o teorema de Tales. Veja algumas possíveis resoluções de alunos e como interpretá-las
Um jardineiro divide um canteiro triangular e encontra as medidas a seguir. Qual a extensão do trecho marcado com x e por quê?
Resolução do aluno
5, porque 2 + 6 = 8 e 8 - 3 = 5
Comentário O aluno ainda não entendeu a proporcionalidade e pensa que todo triângulo tem dois lados iguais, ou seja, é isósceles. Ao verificar que um lado é maior e que há a proporção de 3 para 1, vai concluir que a resposta é 9.
Num bairro em que os quarteirões têm os tamanhos mostrados na figura abaixo, qual o comprimento aproximado da praça?
Resolução do aluno
Não sei.
Comentário O estudante não visualizou as paralelas e transversais nem aplica a geometria em situações reais. A resposta tanto de
como de
seria 70.
Um turista resolveu contar em passos a distância do obelisco da cidade que visitava até o primeiro cruzamento de cada uma das quatro ruas que começavam ali. Quando terminou de percorrer a terceira, percebeu que os quarteirões formavam paralelas. Ele consegue saber quantos passos terá o último trecho com base nas medidas anotadas no mapa?
Resolução do aluno
Comentário
O estudante considerou proporcionais dois segmentos de retas diferentes. O correto seria
Um fazendeiro quer construir uma ponte de um extremo a outro de um lago, como o mostrado no desenho à direita, mas primeiro precisa saber quanto mede essa extensão. Como ele pode descobrir?
Resolução do aluno
Comentário
Muitos pensam que as paralelas e transversais precisam existir para aplicar Tales, sem enxergar a possibilidade de criá-las. Nesse esquema, foram traçadas duas paralelas: uma na base do lago e outra mais distante. Entre elas, formou-se um segmento (c) contínuo à transversal que se visualiza sobre o lago (d). Outra transversal foi criada em um ponto onde o fazendeiro poderia fazer a medição (formando os segmentos a, b).
Quando paralelas e transversais não estão evidentes
Para ampliar a variedade de situações em que o teorema de Tales é aplicado, vale trabalhar em sala de aula com enunciados em que não haja distâncias nem medidas conhecidas. Isso porque esses problemas podem ser resolvidos, mesmo que não haja informações evidentes - nem números nem transversais ou paralelas que se cruzam. O caminho nesses casos é pensar em transversais e paralelas em volta de uma figura qualquer e traçar segmentos que possam ser úteis para o cálculo das medidas desconhecidas, como no exemplo do lago (descrito no problema da página anterior). "O ensino de geometria implica outro modo de pensar. Não é só conhecer uma fórmula, mas saber encaixá-la em uma situação", afirma Cecília Lamela, professora da área de Didática da Matemática da Universidade de Buenos Aires, na Argentina.
Além de ferramenta para a resolução de problemas, o teorema de Tales é uma oportunidade de discutir como a ciência da Matemática é aperfeiçoada. Tales de Mileto (século 6 a.C.) foi o primeiro a usar a dedução para chegar a uma medida (com isso, é considerado um dos fundadores da geometria dedutiva). Ele verificou que poderia calcular alturas de pessoas e construções com base em suas sombras. Duzentos anos depois, o pesquisador Euclides (século 4 a.C.) se apoiou nessa constatação e formulou o teorema que afirma que duas transversais interceptadas por um feixe de paralelas têm segmentos proporcionais. Em homenagem ao pioneiro, batizou a criação de teorema de Tales.
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CONTATOS
Cecília Lamela
Luiz Marcio Imenes
BIBLIOGRAFIA
Geometria Euclidiana por Meio da Resolução de Problemas, Lucia Tinoco, 176 págs., Ed. do Projeto Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tel. (21) 2562-7511, 18 reais
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