Como ajudar uma garota insegura, que pede confirmação para tudo o que faz?
Autoconfiança
PorNOVA ESCOLA
01/09/2013
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/09/2013
Telma Vinha é professora de Psicologia Educacional na Unicamp e tira dúvidas sobre comportamento.
Pergunta enviada por Selma Rodriguez, São Paulo
Crianças assim, normalmente, são muito exigentes consigo mesmas e têm dificuldade para lidar com situações em que erram ou não atendem às expectativas dos outros. Críticas excessivas contribuem para torná-las inseguras, com receio de ter iniciativa ou tomar decisões. O mesmo acontece com o uso frequente de elogios valorativos - relacionados à personalidade. Dizer constantemente a uma aluna que ela é inteligente, comportada ou caprichosa, apesar de soar agradável, pode causar dependência, fazendo com que ela aja visando o reconhecimento do outro. Na tentativa de agradar o professor e obter aprovação, a garota pede retornos frequentes. E, se a resposta positiva não vem, se decepciona. Em situações como essa, a criança precisa do julgamento exterior para se sentir valorizada, pois não desenvolveu a capacidade de avaliar a si própria. Para ajudá-la, sugiro que você evite responder aos questionamentos e devolva a pergunta: "O que você acha da forma como resolveu a tarefa?". Quando sua avaliação for necessária, use uma linguagem descritiva e evite julgar a personalidade da criança: "Essa sua ideia de separar as anotações em tópicos tornou a leitura mais fácil". Opte, também, por atividades em que a validação das respostas possa ser feita pelos próprios alunos, valorize o esforço e estimule as diferentes resoluções e as trocas entre eles, acolhendo as ideias apresentadas. Com esse fortalecimento da autoconfiança, a estudante perceberá que suas produções e ações são respeitadas e legitimadas. Ela passará, assim, a agir cada vez mais por si mesma, diminuindo progressivamente a solicitação de aprovação exterior.
Últimas notícias
Alfabetização
Planejamento da alfabetização: como consolidar as aprendizagens
Confira sugestões para analisar as avaliações diagnósticas e conheça experiência de como utilizar agrupamentos produtivos na prática
Arte
Folclore nas artes: como organizar o estudo nos Anos Iniciais do Fundamental
Em agosto, celebramos o Dia do Folclore, uma data importante para o trabalho e planejamento docente. Inspire-se em práticas para abordar a temática sob a perspectiva das artes
Diversidade
Educação Antirracista: caminhos para trabalhar a temática nos Anos Finais do Fundamental
Confira sugestões de propostas que abordam relações étnico-raciais e um material que lista como cada componente curricular pode explorar o assunto
Prática pedagógica
Como trabalhar competências socioemocionais durante a recomposição de aprendizagens
Acolhimento, escuta ativa e estratégias para desenvolver o pertencimento e a participação dos alunos devem ir além do cenário pandêmico e ajudar na redução das desigualdades educacionais
Currículo
Continuum curricular favorece recomposição e avanço das aprendizagens
O segundo semestre de 2022 é o momento de investir na recomposição, já que os currículos ainda estão flexibilizados