Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
74

Onde encontrar recursos para planejar aulas de Ciências alinhadas à BNCC?

Veja sugestões de conteúdos para ajudar a compreender e aplicar as propostas do documento

Autor: NOVA ESCOLA

Um dos destaques da BNCC é a proposta de um ensino de Ciências pautado pela investigação. Diversas instituições e organizações têm materiais e ferramentas que podem colaborar para o planejamento de aulas. Há também livros com referências sobre os conceitos que nortearam a construção do documento. Veja, a seguir quais são:



 NA INTERNET

Phet
Site com diversos simuladores que podem ser utilizados nas aulas de Ciências para promover a investigação de fenômenos por meio da experimentação de hipóteses e analise de variáveis. São diversos os temas abordados, como fotossíntese, densidade, estrutura do átomo e formação de moléculas.

Ponto Ciência
Banco de práticas experimentais colaborativo, no qual é possível ter acesso ao passo a passo, com fotos e vídeos, de atividades de Química, Física e Biologia. Também dá para compartilhar suas experiências.

Experimentos de STEM
Site com dicas de experimentos de STEM com ênfase no uso de recursos digitais, robótica e programação. Desenvolvido pela Microsoft em parceria com diversas instituições.

Sci Journal
O aplicativo Sci Journal pode ser um excelente recurso, que transforma um smartphone em diversos sensores para movimento, luminosidade e até magnetismo. Ideal para usar nas aulas de Ciências.

Simulador laboratório maker
Com a abordagem STEM, surge também uma nova linha de laboratórios educacionais de alta tecnologia, conhecidos como espaços maker. Eles são equipados com materiais como impressora 3D, cortadora a laser, kits de robótica, marcenaria, costura e eletrônica, entre outros. O Porvir lançou um guia para ajudar escolas no planejamento e montagem desses espaços.




 LIVROS

Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula, Anna Maria Pessoa de Carvalho, 164 págs., R$ 54,90
Para quem quer compreender melhor as características do ensino de Ciências por investigação, este livro traz uma série de artigos que podem ajudar professores a aprimorar seus conhecimentos sobre o tema.

Ensino híbrido – personalização e tecnologia na educação, Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani (orgs.), 272 págs., R$ 43,90
Para quem quer conhecer melhor estratégias e dinâmicas para uma aula baseada em metodologias que propõem a integração entre educação e tecnologia, este livro traz a experiência de diversos professores brasileiros na implementação de ensino híbrido, em escolas públicas e privadas. Você encontrará mais informações para criar uma aula no modelo de sala de aula invertida ou de rotação por estações, por exemplo.  

Física mais que divertida, Eduardo de Campos Valadares, 327 págs, R$ 58 reais
Traz diversos experimentos que podem ser trabalhados em sala de aula, alguns simples e outros um pouco mais complexos. A maioria utiliza materiais de baixo custo e fácil aquisição.