Sobre este plano
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02H108 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para aplicar essa aula, você deve solicitar previamente que os alunos tragam de casa lembranças de nascimento, convites para chá de bebê e também cópias das certidões de nascimento dos mesmos, que podem ser conseguidas na própria escola. Além disso, será utilizada uma boneca na situação inicial e modelos de certidões de nascimento adaptadas que serão preenchidas pelos alunos.
Material complementar: Certidões de nascimento fictícias para os alunos completarem - acesse a atividade em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rpZegAYgsQj9neHbqZCWsKtXqwn26fzf3pfYnJ5qd8dkRSRhs2zgCUc7M3Hu/his02-08und01-modelo-de-certidao-de-nascimento-adaptada.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Com essa aula espera-se que o aluno, instigado pela situação inicial, busque nos documentos selecionados informações relevantes, compare-as, sendo capaz de, ao final do processo, produzir (completar) um exemplo de certidão de nascimento.
Apresente o objetivo da aula lendo-o com os alunos, escrevendo no quadro e/ou se possível projetando o slide.
Converse com os alunos a respeito do assunto que será tratado na aula, instigando as crianças a serem protagonistas de suas aprendizagens e descobertas.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Inicie a aula com uma brincadeira, levando uma boneca e escolhendo dois alunos para representar os pais dela. Proponha que a criança (boneca) nasceu naquele dia e escolha com a turma um nome para o bebê. A partir dessa situação lúdica inicial, espera-se que você consiga despertar a curiosidade e envolver os alunos nas etapas seguintes da aula.
Ao trabalhar a disciplina de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é essencial que as crianças tenham contato desde cedo com fontes históricas: objetos, fotografias, relatos escritos ou orais. Nesta aula, as fontes históricas são os documentos pessoais dos alunos, com destaque para certidão de nascimento.
Para saber mais: Para saber mais a respeito do uso de fontes históricas nas aulas, leia a matéria “A leitura crítica de fontes históricas”, de Nova Escola, que traz esclarecimentos a respeito do uso delas e exemplifica como é possível usá-las: https://novaescola.org.br/conteudo/2421/a-leitura-critica-de-fontes-historicas - Acesso em: 08 de Novembro de 2018.
Fonte da imagem: Banco de Imagens Nova Escola.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Questione se as crianças sabem onde o nome do bebê fica registrado quando alguém nasce, se há um papel, um documento utilizado para isso. Tenha cuidado para considerar as questões a respeito das diferentes constituições familiares atuais (nem toda família é constituída por um pai e uma mãe).
Vale destacar que, no passado, em virtude das distâncias maiores e de haver predominância da população rural, além do fato das crianças nascerem em casa, aconteciam casos em que as pessoas eram registradas muitos dias após o nascimento, algo mais difícil de acontecer na atualidade.
Neste momento, a turma pode ser dividida em pequenos grupos, de três ou quatro participantes, e explorar os documentos (as cópias das certidões de nascimento, lembranças de nascimento, convites de chá de bebê). Oriente-as para que busquem informações através de questionamentos como:
- Vocês conheciam esses materiais?
- Que tipo de informações encontramos neles? (fazer perguntas sobre o nome da pessoa que foi registrada ou que consta nas fontes, nome do pai e da mãe, local e hora de nascimento)
- Conseguimos ter as mesmas informações na certidão de nascimento e na lembrança de nascimento? O que muda? (Ter cuidado para ressaltar que, no caso do convite para chá de bebê a data não é a mesma do nascimento).
É importante direcionar os questionamentos para que os alunos sejam capazes de encontrar nas certidões de nascimento informações essenciais como: nome do registrado, filiação, local e data de nascimento, etc. Também destaque que a data de nascimento é a data do aniversário de cada pessoa e auxilie as crianças que não sabem ao certo o dia do seu nascimento.
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível trabalhar com as certidões de nascimento dos alunos ou os mesmos não consigam reunir o material sugerido, busque outros exemplos, recorrendo aos seus documentos pessoais, por exemplo.
Para você saber mais: Para ter mais informações a respeito da história do registro de pessoas civis no Brasil, acesse o artigo “A certidão de nascimento ou quando existir depende de um papel” - disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/12856/12856_4.PDF - Acesso em: 05 de Novembro de 2018.
Fonte da imagem: Getty Images - Banco de Imagens Nova Escola.
Sistematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Mantenha os mesmos grupos que foram organizados na análise das fontes históricas. Utilize uma certidão de nascimento simplificada, na qual cada grupo precisará informar os dados: nome da criança que nasceu, nomes dos pais, local de nascimento e horário. Acesse aqui a sugestão de atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rpZegAYgsQj9neHbqZCWsKtXqwn26fzf3pfYnJ5qd8dkRSRhs2zgCUc7M3Hu/his02-08und01-modelo-de-certidao-de-nascimento-adaptada.pdf
Sendo uma atividade que resgata elementos da imaginação (os alunos imaginaram um nome para o bebê), oriente os alunos para que mantenham o nome escolhido para o bebê no início da aula e os “pais” do mesmo, ou ainda sugira que cada grupo escolha um outro nome e outros “pais” (indicar essa possibilidade aos grupos).
Ao final da aula é importante destacar para a turma que a certidão de nascimento é o nosso primeiro documento oficial. É através dela que podemos exercer nossa cidadania e solicitar a emissão de outros documentos, como a cédula de identidade e a certidão de casamento.
No encerramento da aula, retome o objetivo através da atividade proposta e verifique se os alunos foram capazes de comparar informações nas diversas fontes históricas apresentadas.
Para você saber mais: Leia a matéria da Nova Escola “Quem sou eu?” - ela pode colaborar para aplicar, ampliar ou adaptar essa aula - https://novaescola.org.br/conteudo/1281/quem-sou-eu - Acesso em: 05 de Novembro de 2018.
Fonte das imagens: Getty Images - Banco de Imagens Nova Escola