Atividade para impressão - Cartaz cantiga de roda
Cartaz cantiga de roda
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quem canta, seus males espanta
Por: Claudia Novais Lima
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora e da compreensão do sistema de escrita através do trabalho com cantigas de roda.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, duplex ou papelão, clipes, tesoura, cola, fita adesiva e cópias dos materiais listados nas orientações.
Vídeo das cantigas de roda. Disponivel em: https://lunetas.com.br/45-cantigas-folcloricas-para-brincar-de-roda-com-as-criancas/. Acesso em 08 de outubro de 2018.
Dificuldades antecipadas: Durante a realização do jogo as crianças podem apresentar dificuldade para lembrar a sequência das cirandas.
As crianças que estão nas hipóteses SSV e SCV podem apresentar dificuldade para identificar palavras dentro do texto enigmático, pois ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavra VIVO escrever IO, pois ainda não percebem que para formar a sílaba VI é necessário a consoante (V) + a vogal (I), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra. Enquanto a criança na hipótese SSV para a mesma palavra pode grafar PM, pois as mesmas ainda escrevem sem pauta sonora nenhuma.
Referências sobre o assunto:
CHARTIER, A. M. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007
MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 30 de agosto de 2018.; https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos. Acesso em 04 de outubro de 2018; https://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/. Acesso em 02 de outubro de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Explique para as crianças que nesta aula elas irão identificar e cantar cantigas de roda conhecidas durante o jogo Roleta das cantigas de roda, em seguida, reescreverão os versos enigmáticos das canções cantadas, trocando as imagens pelos nomes correspondentes.
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: A finalidade desta aula é ler e identificar cantigas de roda conhecidas e, através do jogo Roleta das cantigas de roda, completar cantando as partes da cantiga que estiverem faltando e, em seguida, reescrever os versos enigmáticos da cantiga trocando as imagens pelos nomes correspondentes.
Atenção: Segundo MORAIS (2012, p.93-94), a experiência didática acumulada nos últimos anos, em diferentes países, tem mostrado os benefícios de explorarmos os textos poéticos da tradição oral como as cantigas de roda, as quadrinhas e as parlendas, pois as crianças conhecem e aprendem de cor uma vez que são parte da cultura do brincar infantil.
Caso não seja possível exibir os vídeos, ou baixar a música para as crianças ouvirem, cante para a turma as duas canções.
Tempo sugerido: 15 minutos (primeira parte).
Orientações:
Atenção, a leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construírem as relações entre o que se fala e a escrita correspondente, portanto, ela é de fundamental importância no processo de alfabetização. Para realizar a leitura de ajuste proceda da seguinte forma:
*Ao cantar a cantiga de roda com toda a turma, a criança convidada, com ajuda do(a) professor(a), vai acompanhando o texto escrito, apontando com o dedo e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto canta a música.
*Caso necessário acesse o link abaixo para maiores esclarecimentos acerca dos procedimentos em relação à atividade de leitura de ajuste: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente.
Tempo sugerido: 10 minutos (segunda parte).
Orientações:
Nessa parte da aula as crianças, em grupos, irão participar do jogo Roleta das cantigas de roda, no qual terão que identificar a cantiga de roda sorteada na roleta e cantar os versos que completam a canção. Vencerá o jogo a dupla que conseguir cantar o maior número de cantigas de roda.
Atenção, esta atividade será realizada com agrupamentos produtivos, porque as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.
Pergunte:
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
No fechamento da aula, as crianças, individualmente, irão identificar as palavras correspondentes aos desenhos dos versos enigmáticos das canções cantadas no jogo Roleta das cantigas de roda e, em seguida, reescrever os versos trocando os desenhos pelas palavras que os nomeiam. Clique aqui para acessar a atividade para impressão.
Pergunte:
Para as crianças que apresentam mais dificuldade na escrita proponha a reescrita dos versos de uma ou duas cantigas.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, Whatsapp ou e-mail. Um material impresso por aluno, que pode ser disponibilizado na escola para as famílias retirarem ou enviado digitalmente para impressão, se possível.
- Opcionais: canais para aula ou reunião online como o Google Sala de Aula, Google Meet (link 1 - link 2).
Introdução
Envie uma mensagem de áudio pelo Whatsapp para as crianças e famílias explicando que nesta aula será feita uma brincadeira na Roleta e a reescrita de versos enigmáticos de cantigas de roda.
Se possível, utilize canais online para trabalhar com grupos reduzidos de alunos (10 de cada vez). Caso não seja possível, crie pequenos grupos no Whatsapp com, no máximo, 4 ou 5 crianças em cada.
Na sequência, considere as observações do slide introdução e efetue as orientações. Porém, o trabalho deverá ser feito apenas com uma das canções propostas, a de sua escolha. Envie o vídeo para os alunos nos grupos (link no slide).
Desenvolvimento
Nos grupos, oriente os alunos a pegarem o impresso com os textos da(s) cantiga(s). Prossiga observando as considerações e seguindo as orientações 1, 2 e 3 do 1º slide desenvolvimento do plano de aula. Considere as observações deste slide, entretanto, efetue apenas algumas das intervenções, procurando balizar sua escolha frente às diferentes necessidades de aprendizagem dos diferentes grupos. Lembre-se que são mais de 30 orientações e não será possível passar por todas na aula remota.
Continue a atividade enviando o link do Jogo da Roleta para os participantes do grupinho (disponível aqui).
Cada criança deve clicar na própria roleta para participar da atividade ou você pode escolher um aluno de cada vez, do grupinho, para clicar na roleta e fazer as intervenções coletivamente.
Há mais de 20 intervenções, não faça todas elas. Selecione apenas algumas, conforme os saberes e necessidades de aprendizagem dos alunos. Acolha e incentive a participação dos alunos durante a atividade.
É importante considerar que as atividades remotas devem propiciar a interação entre a turma.
Fechamento
Para encerrar, efetue a proposta do slide fechamento. Todas as atividades impressas podem ser utilizadas ou apenas 1 ou 2 folhas, a depender da facilidade de disponibilização às famílias.
Tais atividades são importantes para os alunos pré-silábicos e silábicos. São muito fáceis para os demais e não são indicadas para os Alfabéticos, já que não há qualquer desafio para eles.
Oriente a turma a fazer a atividade com autonomia, como se fosse uma tarefa de casa.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acompanhar a criança na atividade, mas antes efetue orientações para assegurar o protagonismo do aluno e o respeito pelo processo de alfabetização dele.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Identificando e cantando cantigas de roda
Finalidade da aula: Ler cantigas de roda conhecidas, completando oralmente e através da escrita as partes que estiverem faltando.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Decodificação / Fluência de leitura / Formação do leitor
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP01, EF12LP03
Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora e da compreensão do sistema de escrita através do trabalho com cantigas de roda.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, duplex ou papelão, clipes, tesoura, cola, fita adesiva e cópias dos materiais listados nas orientações.
Vídeo das cantigas de roda. Disponivel em: https://lunetas.com.br/45-cantigas-folcloricas-para-brincar-de-roda-com-as-criancas/. Acesso em 08 de outubro de 2018.
Dificuldades antecipadas: Durante a realização do jogo as crianças podem apresentar dificuldade para lembrar a sequência das cirandas.
As crianças que estão nas hipóteses SSV e SCV podem apresentar dificuldade para identificar palavras dentro do texto enigmático, pois ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavra VIVO escrever IO, pois ainda não percebem que para formar a sílaba VI é necessário a consoante (V) + a vogal (I), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra. Enquanto a criança na hipótese SSV para a mesma palavra pode grafar PM, pois as mesmas ainda escrevem sem pauta sonora nenhuma.
Referências sobre o assunto:
CHARTIER, A. M. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007
MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 30 de agosto de 2018.; https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos. Acesso em 04 de outubro de 2018; https://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/. Acesso em 02 de outubro de 2018.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: