Atividade para impressão - Cartaz das cantigas de roda
Cartaz das cantigas de roda
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quem canta, seus males espanta
Por: Claudia Novais Lima
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora e da compreensão do sistema de escrita através do trabalho com cantigas de roda.
Materiais necessários: Computador com internet, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva e cópias dos materiais listados nas orientações.
Vídeo das cantiga de roda. Disponivel em: https://lunetas.com.br/45-cantigas-folcloricas-para-brincar-de-roda-com-as-criancas/. Acesso em 08 de outubro de 2018.
Dificuldades antecipadas: Durante a escrita das cantigas de roda, as crianças que se encontram nas hipóteses silábica-alfabética e alfabéticos, por exemplo, poderão apresentar dificuldades para manter a sequência escrita do texto (versos e estrofes), segmentar as palavras e fazer uso da pontuação. As crianças que estão nas hipóteses SSV e SCV podem apresentar dificuldade para localizar palavras dentro do texto, pois ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavra VIVO escrever IO, pois ainda não percebem que para formar a sílaba VI é necessário a consoante (V) + a vogal (I), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra.
Referências sobre o assunto:
CHARTIER, A. M. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 30 de agosto de 2018. https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos. Acesso em 04 de outubro de 2018.
https://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/. Acesso em 02 de outubro de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Explique para as crianças que nesta aula irão cantar duas cantigas de roda conhecidas e em seguida, completar as cantigas encaixando os versos que faltam.
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: A finalidade da aula é ler e escrever cantigas de roda, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que houver dúvidas sobre sua distribuição gráfica.
Atenção: Segundo MORAIS (2012, pp.93-94), a experiência didática acumulada nos últimos anos, em diferentes países, tem mostrado os benefícios de explorarmos os textos poéticos da tradição oral como as cantigas de roda, as quadrinhas e as parlendas, pois as crianças conhecem e aprendem de cor uma vez que são parte da cultura do brincar infantil. O fato desses textos contarem com uma série de rimas, aliterações, repetições e outros recursos que produzem efeitos sonoros, aliado ao fato de as crianças as terem na memória, permite uma rica exploração dos efeitos sonoros, acompanhada da escrita das palavras.
Caso não seja possível exibir os vídeos, ou baixar a música para as crianças ouvirem, cante para a turma as duas canções.
Tempo sugerido: 30 minutos (primeira parte).
Orientações:
Se as crianças não identificarem que o título traz o nome da canção, chame a atenção delas para isso.
Atenção, a leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construírem as relações entre o que se fala e a escrita correspondente, portanto, ela é de fundamental importância no processo de alfabetização. Para realizar a leitura de ajuste, proceda da seguinte forma:
*Ao cantar a cantiga de roda com toda a turma, a criança convidada, com ajuda do(a) professor(a), vai acompanhando o texto escrito, apontando com o dedo e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto canta a música.
*Caso necessário acesse o link abaixo para maiores esclarecimentos acerca dos procedimentos em relação à atividade de leitura de ajuste: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente
Tempo sugerido: 22 minutos (segunda parte)
Orientações:
Atenção, a leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construírem as relações entre o que se fala e a escrita correspondente, portanto, ela é de fundamental importância no processo de alfabetização. Para realizar a leitura de ajuste proceda da seguinte forma:
*Ao cantar a cantiga de roda com toda a turma, a criança convidada, com ajuda do(a) professor(a), vai acompanhando o texto escrito, apontando com o dedo e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto canta a música.
Pergunte:
Pergunte:
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
No fechamento da aula, as crianças, em grupos, irão cantar e identificar os versos que completam a canção, em seguida, completar o texto, encaixando os versos que faltam na cantiga de roda e foram por elas identificados.
Atenção, esta atividade será realizada com agrupamentos produtivos, porque as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.
Como este é o último verso lacunado da cantiga, sugiro que você faça as intervenções abaixo para toda a turma:
Como este é o último verso lacunado da cantiga, sugiro que você faça as intervenções abaixo para toda a turma.
As crianças com mais dificuldades podem copiar a cantiga de roda menor.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, e 1 impresso por aluno (disponível no plano de aula), disponibilizado na escola para as famílias retirarem ou enviado digitalmente para imprimirem, caso seja possível.
- Opcional: canal para reunião online, como Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie uma mensagem de áudio, pelo WhatsApp, dirigida às crianças e às famílias, informando que hoje farão a produção escrita de uma cantiga de roda.
Se for possível, utilize o Google Meet com um grupo reduzido de alunos (10 de cada vez); não havendo essa possibilidade, crie pequenos grupos no WhatsApp, com 4 ou 5 crianças no máximo. Considere as hipóteses de escrita e afinidades para criar os grupinhos. A comunicação no WhatsApp será feita através de áudios; utilize textos somente se a turma já for leitora fluente.
Na sequência, considere as observações do slide de introdução e efetue as orientações desse slide. No ensino remoto, a atividade será feita apenas com a canção Peixe-vivo. Envie o vídeo aos alunos (link disponível no slide).
Desenvolvimento
Continue nos grupinhos e oriente-os a pegar o impresso com a cantiga Peixe-vivo, utilizada na aula anterior.
Prossiga seguindo as orientações do 1º slide de desenvolvimento do plano de aula; entretanto, efetue apenas as seguintes (marcadores de bolinha): de 1 a 4 e de 7 a 9. A questão “Como vocês descobriram?” é essencial que seja efetuada, pois possibilita que as crianças refaçam e justifiquem seu processo reflexivo; além disso, ao ouvirem como os colegas justificam e realizam a leitura, todos aprendem ainda mais.
Na sequência, há mais de 20 intervenções, mas não faça todas elas. Selecione apenas algumas, conforme os saberes e necessidades de aprendizagem dos alunos. Acolha e incentive a participação deles durante a atividade. Realize a proposta apenas com a música Peixe-vivo.
É importante considerar que as atividades remotas devem propiciar a interação entre a turma e da turma com você, e a duração da aula remota deve ser muito mais curta que a presencial.
Fechamento
Para encerrar, efetue a proposta do slide de fechamento, com a atividade impressa apenas da canção Peixe-vivo (disponível na aba de materiais do plano).
Será necessário considerar a situação remota de ensino e aprendizagem, e orientar a turma realizar a atividade em casa, com autonomia. Não é pertinente realizar todas as intervenções propostas, a menos que você verifique que, para alguns alunos (provavelmente as crianças Silábicas-alfabéticas e Silábicas), se faz necessário. Os alunos Pré-silábicos e Alfabéticos não se beneficiam de atividades com lacunas.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acompanhar a criança na atividade, mas é preciso que você efetue orientações com o intuito de assegurar o protagonismo da criança e o respeito pelo processo de alfabetização dela.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Escrita de cantigas de roda
Finalidade da aula: Ler e escrever cantigas de roda, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Decodificação / Fluência de leitura / Formação do leitor
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP01, EF12LP03
Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora e da compreensão do sistema de escrita através do trabalho com cantigas de roda.
Materiais necessários: Computador com internet, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva e cópias dos materiais listados nas orientações.
Vídeo das cantiga de roda. Disponivel em: https://lunetas.com.br/45-cantigas-folcloricas-para-brincar-de-roda-com-as-criancas/. Acesso em 08 de outubro de 2018.
Dificuldades antecipadas: Durante a escrita das cantigas de roda, as crianças que se encontram nas hipóteses silábica-alfabética e alfabéticos, por exemplo, poderão apresentar dificuldades para manter a sequência escrita do texto (versos e estrofes), segmentar as palavras e fazer uso da pontuação. As crianças que estão nas hipóteses SSV e SCV podem apresentar dificuldade para localizar palavras dentro do texto, pois ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavra VIVO escrever IO, pois ainda não percebem que para formar a sílaba VI é necessário a consoante (V) + a vogal (I), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra.
Referências sobre o assunto:
CHARTIER, A. M. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 30 de agosto de 2018. https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos. Acesso em 04 de outubro de 2018.
https://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/. Acesso em 02 de outubro de 2018.
Alfabetização
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