Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_03UND03
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Padlet, Google Meet, Google Classroom, Zoom.
Contexto
O objetivo deste plano é refletir sobre a divisão justa das tarefas domésticas. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio, ou se elas já estiverem alfabetizadas, um texto com as perguntas escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional e que os estudantes podem manusear sozinhos. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Envie um áudio, ou peça no momento síncrono, que os estudantes pensem sobre a sua vida na rotina doméstica, especialmente nas condições de isolamento social. Questione se os estudantes ajudam nas tarefas domésticas, se guardam seus próprios brinquedos, ou se arrumam a cama ao acordar. Aproveite o momento para enfatizar os diferentes papéis que exercemos nos diferentes espaços sociais. Por exemplo, se na escola exercemos a posição de aluno, em casa exercemos o papel de filho. Continue os questionamentos: “Você ajuda na organização da sua sala de aula? Joga o lixo no lugar correto? Guarda os cadernos no armário após o uso”? Selecione cinco estudantes para gravarem um vídeo ou áudio, de no máximo 01 minuto de duração, explanando as suas impressões sobre as questões postas.
Problematização
Em seguida, envie o vídeo “Campanha pela Justa Divisão do Trabalho Doméstico” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ov0Ar44SuzA). Caso não seja possível, faça uma contação de história via áudio ou vídeo para representar a história do vídeo citado. Após essa mediação, questione:
- Onde Rosa vive? É parecido com o lugar que você vive?
- As funções do campo são as mesmas da cidade?
- Quais são as tarefas do marido de Rosa?
- Vocês acham que a forma de divisão inicial apresentada no vídeo é justa?
Espera-se que o vídeo ajude o grupo a construir uma nova visão sobre a divisão das tarefas domésticas. Peça aos alunos que produzam um pequeno vídeo para apresentarem as ideias desenvolvidas.
Sistematização
A partir do que foi percebido na etapa anterior, repasse os seguintes questionamentos para os estudantes:
- Você percebe alguma semelhança entre a sua vida e a vida de Rosa?
- O que você acha da divisão de tarefas na sua família?
A partir destas questões, peça que cada estudante desenhe como seria a divisão das tarefas domésticas de forma justa, sob a ótica de sua realidade. Peça para que compartilhem fotos dos desenhos e comentem no grupo da turma suas produções e também as dos colegas. Uma opção é produzir um mural no Padlet (veja aqui como fazer um).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes assistindo alguns vídeos. Sugira que as famílias assistam a reportagem “Divisão das tarefas domésticas mais igualitárias” (disponível em http://g1.globo.com/pr/parana/videos/t/todos-os-videos/v/divisao-de-tarefas-domesticas-fica-mais-igualitaria/7750893/?mais_vistos=1), o que ajuda a todos entenderem a necessidade de compartilhamento das responsabilidades. Indique também a leitura “Trabalho doméstico: um passo a passo pra dividir as tarefas na prática”(disponível em http://www.comum.vc/conteudo-aberto/2016/7/22/divisao-do-trabalho-domestico-um-passo-a-passo), que pode ajudar as famílias a repensarem os trabalhos domésticos em suas realidades.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS1_04UND e HIS1_08UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF69AR15 e EF02ER02.