Plano de Aula

Plano de aula: Renda e salário

mais ações

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos, podendo ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com algumas competências gerais e habilidades que constam na BNCC, nos componentes curriculares Matemática, Geografia e História dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Com ele, pretende-se que os estudantes reflitam sobre a evolução histórica da organização de salários no Brasil, além de analisar como está organizada financeiramente boa parte da população brasileira, tendo em vista o salário mínimo.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Organização dos salários no Brasil.
  • Salário mínimo.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer a organização do salário no Brasil, sua regulamentação e as mudanças ocorridas com o passar do tempo.
  • Analisar as conquistas de direitos, compreendendo-as como conquistas históricas sociais.
  • Analisar o valor do salário mínimo no contexto das famílias brasileiras.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

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Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Sugere-se que, antes desta aula, os estudantes já tenham trabalhado com a precificação de produtos e o valor das cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.

Para se aprofundar

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Computador (se houver).
  • Projetor (se houver).
  • Texto “Salário mínimo”, impresso ou projetado (disponível nos materiais complementares deste plano).
  • Folhetos diversificados de supermercados.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

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