Texto complementar Sala?rio mi?nimo.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Renda e salário
Por: Cibele Diogo Kimura
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos, podendo ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com algumas competências gerais e habilidades que constam na BNCC, nos componentes curriculares Matemática, Geografia e História dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Com ele, pretende-se que os estudantes reflitam sobre a evolução histórica da organização de salários no Brasil, além de analisar como está organizada financeiramente boa parte da população brasileira, tendo em vista o salário mínimo.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Organização dos salários no Brasil.
- Salário mínimo.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer a organização do salário no Brasil, sua regulamentação e as mudanças ocorridas com o passar do tempo.
- Analisar as conquistas de direitos, compreendendo-as como conquistas históricas sociais.
- Analisar o valor do salário mínimo no contexto das famílias brasileiras.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que, antes desta aula, os estudantes já tenham trabalhado com a precificação de produtos e o valor das cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
Para se aprofundar
- Para saber mais sobre padrão de vida e distribuição de renda, acesse e leia as páginas de 48 a 77 do documento disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101629.pdf . Acesso em 20 Out de 2021.
- Para saber mais sobre salário mínimo, acesse: https://www.pontotel.com.br/salario-minimo/#6. Acesso em 20 Out de 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Computador (se houver).
- Projetor (se houver).
- Texto “Salário mínimo”, impresso ou projetado (disponível nos materiais complementares deste plano).
- Folhetos diversificados de supermercados.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.