Atividade 1 - Situac?a?o problema..pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Quando o desconto prejudica o consumo consciente
Por: Cibele Diogo Kimura
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com algumas competências gerais e habilidades que constam na BNCC, referentes aos componentes curriculares Matemática e Geografia dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Com ele, pretende-se que os estudantes saibam fazer escolhas para um consumo consciente, verificando a real necessidade da compra de produtos, e não agindo apenas em troca de descontos.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Consumo consciente.
- Planejamento de orçamento familiar.
Objetivos de aprendizagem
- Analisar as escolhas de compras de produtos, tendo como base um consumo consciente, econômico e sustentável.
- Relacionar o apelo do consumismo inconsciente com o impacto no orçamento familiar.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
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Qualidade com economia de tempo
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que, antes desta aula, os estudantes já tenham trabalhado como verificar a precificação de produtos e o valor das cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
Para se aprofundar
- Para saber mais sobre promoções do tipo “Compre 2 produtos e ganhe 1 grátis”, acesse e leia matéria disponível em: http://minhaseconomias.com.br/blog/financas-pessoais/compre-2-produtos-e-ganhe-1-gratis-isso-equivale-50-de-desconto Acesso em 1 Dez. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Computador (se houver).
- Projetor (se houver).
- Folha com o enunciado da atividade (uma cópia para cada dupla formada).
- Encartes com promoções de supermercado (opcional).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
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