Plano de Aula

Plano de aula: Quando o desconto prejudica o consumo consciente

mais ações

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com algumas competências gerais e habilidades que constam na BNCC, referentes aos componentes curriculares Matemática e Geografia dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Com ele, pretende-se que os estudantes saibam fazer escolhas para um consumo consciente, verificando a real necessidade da compra de produtos, e não agindo apenas em troca de descontos.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Consumo consciente.
  • Planejamento de orçamento familiar. 

Objetivos de aprendizagem

  • Analisar as escolhas de compras de produtos, tendo como base um consumo consciente, econômico e sustentável.
  • Relacionar o apelo do consumismo inconsciente com o impacto no orçamento familiar.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Sugere-se que, antes desta aula, os estudantes já tenham trabalhado como verificar a precificação de produtos e o valor das cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.  

Para se aprofundar

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Computador (se houver).
  • Projetor (se houver).
  • Folha com o enunciado da atividade (uma cópia para cada dupla formada).
  • Encartes com promoções de supermercado (opcional).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

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