Plano de Aula

Plano de aula: Consumo e arte: o valor da produção artística

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

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Descrição

Este plano de aula foi estruturado para que o estudante conheça a lei contra a violação de direitos autorais, problematizando o consumo de produtos piratas. Para isso, os estudantes serão conduzidos para trabalhos em equipe, como a leitura e a discussão de artigos que referenciam as leis de incentivo à produção cultural no Brasil. Os estudantes deverão, ao término da aula, prototipar uma produção artística e cultural, calculando os valores para a realização do evento. Ele pode acontecer no contexto de um único componente curricular ou combinar encontros envolvendo os componentes de Artes e Língua Inglesa.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Preço e o consumo das produções artísticas.
  • Pirataria e consumo.
  • Leis de incentivo à produção cultural.
  • Produção cultural.

Objetivos de aprendizagem

  • Caracterizar o consumo de produtos piratas.
  • Refletir sobre os meios de consumo e formas de renda dos produtores culturais.
  • Prototipar uma produção cultural, calculando os valores para a realização do evento.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.



Ação prévia

Sugere-se que, antes de iniciar esta aula, problematize o trabalho processual dos produtores culturais e artistas. Compartilhe com os estudantes imagens de obras de arte, produções/eventos artísticos e culturais e questione: Quanto custa a realização dessa produção artística? Ao adquirirem um “produto” vocês consideram todo o processo anterior à própria obra? Discuta e apresente aos estudantes desde a pré-produção até a produção de uma obra ou evento e finalize com a seguinte pergunta: De onde vem o financiamento para a produção/consumo da arte? (Responder à questão realizando as propostas do plano estruturado).

Para se aprofundar

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:

  • Papel sulfite A4.
  • Materiais para escrita e registro.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

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