Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que, antes desta aula, a turma já tenha sido envolvida em reflexões sobre atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares e os possíveis impactos ambientais dessas ações. Como o foco do plano são as relações entre o consumo direto da água, seu desperdício e o impacto econômico, orienta-se relembrar os estudantes sobre o que é o extrativismo e, em seguida, investigar se recordam que o homem obtém a água mineral explorando os recursos naturais do subsolo. Lembrá-los de que a água se tornou um recurso esgotável e ações como a poluição, a degradação do solo e o desperdício afetam a sua qualidade e distribuição. Com isso, a água pode perder a potabilidade, exigindo investimentos muito altos para purificação e, consequentemente, tornar-se escassa, impactando financeiramente os orçamentos familiares, visto que esses custos são repassados ao consumidor final. Caso deseje, você poderá embasar suas explicações em alguns dos materiais sugeridos no item “Para se aprofundar”.
Para se aprofundar
- Para saber mais sobre atividades extrativistas, acesse:
- Para saber mais sobre uso racional da água e dicas de economia, acesse:
- Para estimar o consumo de água da residência, acesse:
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido: 50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações
Antecipadamente, organize os estudantes em trios ou quartetos. Essa disposição permanecerá até o final da aula, facilitando as discussões e partilhas.
O que propor?
Projete ou mostre aos estudantes a imagem que apresenta uma torneira aberta pingando moedas e uma mão fechando-a. Em seguida, questione-os sobre o que estão observando:

- O que habitualmente sai das torneiras quando a abrimos?
- E nesta imagem, o que está saindo?
- Por que a torneira está sendo representada dessa maneira?
- Por que há uma mão fechando-a?
Permita que eles falem espontaneamente sobre as observações, mas realize combinados relacionados à escuta ativa que deverão estar presentes durante toda a aula. Espera-se que os estudantes levantem hipóteses relacionando o uso excessivo da água com mais gastos em dinheiro. Caso isso não ocorra, essa ideia será ampliada no decorrer das atividades.
Sugestões de adequação
Você também poderá imprimir a imagem em um tamanho que fique visível a toda turma ou desenhá-la no quadro.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos (8 minutos para o primeiro momento e 12 minutos para o segundo).
Orientações
Esta etapa está dividida em dois momentos. O primeiro é coletivo e todos os estudantes manifestam suas ideias sobre a temática apresentada. Já no segundo momento, eles devem discutir as hipóteses e soluções nos grupos para posterior socialização. Em ambos, é importante que os estudantes exponham suas ideias e as ampliem ao escutar a dos demais colegas. Não conduza as discussões com comentários que levem às respostas que você deseja, mas permita aos estudantes que, em grupo, reflitam sobre as diferentes intervenções e soluções propostas.
O que propor
1º momento
Inicie essa etapa questionando os estudantes:
- Em quais atividades você e sua família utilizam a água?
- Você acha que na sua família sempre realizam o uso consciente e econômico da água? Se sim, por quê? Se não, o que poderiam melhorar?
- Todas as famílias utilizam e possuem gastos com água iguais?
Permita que os estudantes se manifestem livremente, indicando as ações rotineiras em que utilizam a água, como, por exemplo: beber, tomar banho, fazer comida, escovar os dentes, entre outras. Também poderão surgir respostas como lavar o carro ou algum tipo de lazer que envolva a água. Não aponte se a ação é certa ou errada, apenas anote no quadro em forma de lista. Depois, leia as informações anotadas e diga aos estudantes que todas essas ações referem-se ao uso direto da água, que é quando ela chega ao consumidor, assim que abre as torneiras de sua casa para realizar alguma ação da vida cotidiana.
2º momento
Agora os estudantes irão expandir essas reflexões analisando casos de famílias com diferentes realidades de vida. Diga-lhes que essas famílias fizeram anotações e comparações entre os valores das contas de água ao longo dos meses de 2021 e ficaram preocupadas com o que estavam observando. Dessa forma, entregue para cada grupo uma atividade de estudo de caso (Caso 1, Caso 2, Caso 3 ou Caso 4 – disponíveis nos materiais complementares deste plano). Nelas, há uma contextualização distinta referente às rotinas familiares, número de moradores, hábitos, entre outros. Informe-os que deverão relacionar de que maneira o modo de vida daquela família está refletindo nos gastos de água apresentados na tabela.
Com os grupos já com as atividades em mãos, leia os questionamentos aos estudantes:
- O que ocorreu com os valores das contas de água ao longo dos meses?
- Vocês acham importante realizar esse tipo de anotação? Por quê?
- Por que vocês imaginam que aconteceram mudanças nos valores das contas de água?
- Quais sugestões vocês dariam à família? Há alguma maneira de economizar água?
- Quais das dicas propostas pelo grupo também podem ser realizadas na sua casa? Por quê?
Explique que você disponibilizará alguns minutos para discutirem nos grupos e registrarem as respostas.
Sugestões de adequação
Circule entre os grupos para verificar se os estudantes conseguiram ler e compreender as informações apresentadas na tabela e os questionamentos relacionados a elas. Ao idealizarem as sugestões, relembre-os das discussões realizadas e das reflexões que já tiveram em anos anteriores, envolvendo o uso consciente da água e as maneiras de evitar o desperdício.
Você poderá repertoriar ainda mais essas reflexões lendo ou, se desejar, entregando impresso o texto “Consumo de água: Qual deve ser minha média mensal? Como manter?”.
Quanto à diversidade de atividades apresentadas nas situações, chame atenção dos estudantes para o fato de que elas são diferentes de acordo com cada realidade particular, ou seja, o local onde vivem, os costumes, o trabalho, sendo que cada realidade exige um cuidado diferente para evitar o consumo excessivo de água.
Você poderá adaptar essa atividade escrevendo a tabela e os questionamentos no quadro, entregando aos grupos folhas avulsas e pedindo-lhes que copiem e respondam.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações
Neste momento, será realizada a socialização das discussões. Divida o quadro em cinco partes, uma para cada questão, e anote as ideias dos estudantes. Organize para que cada grupo responda a um questionamento por vez.
O que propor?
Explique aos estudantes que eles farão a partilha das respostas e que, para isso, cada grupo responderá a um questionamento por vez. Eles poderão eleger um representante para expor a ideia do grupo ou revezar-se entre si de maneira que todos falem. Combine que é importante escutar atentamente as considerações dos outros grupos e, caso surjam ideias semelhantes, não há problemas, todas devem ser relatadas. Sempre que necessário, ao final de cada apresentação, faça intervenções de modo a suscitar o detalhamento das ideias apresentadas. Solicite que os estudantes registrem suas análises e aprendizados no caderno.
Sugestões de adequação
Caso deseje, realize as socializações apenas oralmente, grave-as em áudio ou faça anotações no caderno para poder avaliar a compreensão dos estudantes sobre a temática.
O que aprendemos?
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações
Esta etapa tem a finalidade de observar se os estudantes relacionaram a ideia de gasto excessivo de água aos seus impactos econômicos e ambientais. Você irá propor uma avaliação entre os grupos para analisarem as respostas dadas pelos colegas na atividade anterior. Tal atividade permitirá que a turma exercite a inteligência interpessoal e proporcionará um aprendizado que considera e respeita as diferenças.
O que propor?
Inicie este momento informando os estudantes que deverão avaliar se as soluções propostas pelos outros grupos, visando o uso consciente de água e a diminuição dos gastos, são possíveis de serem colocadas em prática:
- Ao longo de nossa aula, algumas soluções foram apresentadas pelos colegas para resolver a questão do desperdício de água e o reflexo disso nas contas. Agora, um grupo por vez irá falar se as ideias apresentadas pelos colegas são possíveis de serem colocadas em prática, se possuem outras sugestões e explicar os motivos que os levaram a essa conclusão. Vamos lá?!
Dê alguns minutos para que cada grupo faça a sua avaliação e, em seguida, partilhe oralmente as respostas que os demais apresentaram no momento da problematização.
Sugestões de adequação
Se julgar necessário, faça anotações no quadro sobre as conclusões e ajustes partilhados pelos grupos nas propostas apresentadas. Registre as conclusões em suas anotações pessoais para compreender se os objetivos de aprendizagem foram alcançados, pontos que merecem uma retomada, entre outros.