Plano de Aula

Plano de aula: Arte e consumo

mais ações

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades de 1º e 2º anos e os  componentes curriculares de Arte e Língua Portuguesa. O plano trata da temática de consumo e pretende-se que os estudantes reflitam sobre as possibilidades de atuação profissional e de remuneração pela arte. O foco será no processo de criação artística e na renda que pode ser gerada pela arte e o que o artista considera para estabelecer o valor de sua obra. Será também incentivado o consumo de diferentes linguagens artísticas como uma forma de enriquecimento cultural pessoal.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Arte e consumo.
  • Valor de uma obra de arte.
  • A renda gerada pela arte.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer como as diferentes linguagens artísticas são consumidas.
  • Identificar os gastos que o artista tem ao produzir uma obra de arte.
  • Analisar o trabalho do artista relacionando-o com o valor final da obra.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e comunicação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. "Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro". Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

Ação prévia

Neste plano de aula, os estudantes irão analisar o trabalho do artista, seus gastos e o valor final da obra de arte que será comprada por um consumidor. Esse valor é bastante subjetivo, pois parte da criatividade, emoção e energia que o artista coloca em sua obra de arte, além de gastos que ele tem com materiais e produção. Caso seus estudantes não tenham tido chance de apreciar diferentes linguagens artísticas, traga imagens e vídeos que mostrem diferentes formas de experimentar a arte: exposições, peças teatrais e shows (mesmo que sejam em vídeos), por exemplo.

Para se aprofundar

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Imagens de apresentações de dança, música, teatro projetadas ou impressas.
  • Equipamento para projeção de slides.
  • Computador, tablet ou celular.
  • Duas folhas de papel pardo.
  • Imprimir Tabela - 1o ano.
  • Imprimir Tabela - 2o ano.
  • Folhas de papel A4 ou A3 de uma gramatura maior, 180g, por exemplo (uma para cada grupo).
  • Kit desenho: canetas hidrográficas, lápis de cor ou giz de cera.
  • Kit pintura: pincéis, tinta guache ou tinta caseira (ver receita em Para se aprofundar).
  • Kit colagem: pedaços de papel colorido (para colagem), tesouras e cola.
  • Kit escultura: massinha de modelar ou massinha de modelar caseira (ver receita em Para se aprofundar).
  • Modelo do Mapa mental para ser reproduzido em uma folha de papel pardo.
  • Fita adesiva.
  • Tiras de papel colorido ou notas adesivas.

Observação: Coloque os kits em caixas e escolha se fará kits diferenciados para cada grupo ou um kit de um tipo só para todos os grupos.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados