TCT12_07UNI01-Mapa_mental.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Arte e consumo
Por: Elisa Vilalta
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades de 1º e 2º anos e os componentes curriculares de Arte e Língua Portuguesa. O plano trata da temática de consumo e pretende-se que os estudantes reflitam sobre as possibilidades de atuação profissional e de remuneração pela arte. O foco será no processo de criação artística e na renda que pode ser gerada pela arte e o que o artista considera para estabelecer o valor de sua obra. Será também incentivado o consumo de diferentes linguagens artísticas como uma forma de enriquecimento cultural pessoal.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Arte e consumo.
- Valor de uma obra de arte.
- A renda gerada pela arte.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer como as diferentes linguagens artísticas são consumidas.
- Identificar os gastos que o artista tem ao produzir uma obra de arte.
- Analisar o trabalho do artista relacionando-o com o valor final da obra.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e comunicação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. "Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro". Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
Ação prévia
Neste plano de aula, os estudantes irão analisar o trabalho do artista, seus gastos e o valor final da obra de arte que será comprada por um consumidor. Esse valor é bastante subjetivo, pois parte da criatividade, emoção e energia que o artista coloca em sua obra de arte, além de gastos que ele tem com materiais e produção. Caso seus estudantes não tenham tido chance de apreciar diferentes linguagens artísticas, traga imagens e vídeos que mostrem diferentes formas de experimentar a arte: exposições, peças teatrais e shows (mesmo que sejam em vídeos), por exemplo.
Para se aprofundar
- Para saber mais sobre o valor de uma obra de arte, acesse:
- Como é determinado o valor das obras de arte? Disponível em: https://jornalibia.com.br/destaque/como-e-determinado-o-valor-das-obras-de-arte/. Acesso em: 13 out. 2021.
- Quanto vale a sua arte? | Rodrigo Falco. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mgKryz_VqAw. Acesso em: 13 out. 2021.
- Para saber mais sobre o trabalho do artista, acesse:
- Como ser um artista. 35 dicas fundamentais para você crescer. Disponível em: https://arteref.com/mercado/como-ser-um-artistas-35-dicas-fundamentais-para-voce-crescer/. Acesso em: 13 out. 2021.
- Para saber mais sobre como fazer tinta caseira para crianças, acesse:
- Como fazer tinta caseira para os pequenos. Disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/como-fazer-tinta-caseira-para-os-pequenos/. Acesso em: 13 out. 2021.
- Para saber mais sobre como fazer massinha de modelar caseira para crianças, acesse:
- Aprenda a fazer massinha de modelar em casa. Disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/massinha-de-modelar/. Acesso em: 13 out. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Imagens de apresentações de dança, música, teatro projetadas ou impressas.
- Equipamento para projeção de slides.
- Computador, tablet ou celular.
- Duas folhas de papel pardo.
- Imprimir Tabela - 1o ano.
- Imprimir Tabela - 2o ano.
- Folhas de papel A4 ou A3 de uma gramatura maior, 180g, por exemplo (uma para cada grupo).
- Kit desenho: canetas hidrográficas, lápis de cor ou giz de cera.
- Kit pintura: pincéis, tinta guache ou tinta caseira (ver receita em Para se aprofundar).
- Kit colagem: pedaços de papel colorido (para colagem), tesouras e cola.
- Kit escultura: massinha de modelar ou massinha de modelar caseira (ver receita em Para se aprofundar).
- Modelo do Mapa mental para ser reproduzido em uma folha de papel pardo.
- Fita adesiva.
- Tiras de papel colorido ou notas adesivas.
Observação: Coloque os kits em caixas e escolha se fará kits diferenciados para cada grupo ou um kit de um tipo só para todos os grupos.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA