Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. "Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro". Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
Ação prévia
Neste plano de aula, os estudantes irão analisar o trabalho do artista, seus gastos e o valor final da obra de arte que será comprada por um consumidor. Esse valor é bastante subjetivo, pois parte da criatividade, emoção e energia que o artista coloca em sua obra de arte, além de gastos que ele tem com materiais e produção. Caso seus estudantes não tenham tido chance de apreciar diferentes linguagens artísticas, traga imagens e vídeos que mostrem diferentes formas de experimentar a arte: exposições, peças teatrais e shows (mesmo que sejam em vídeos), por exemplo.
Para se aprofundar
- Para saber mais sobre o valor de uma obra de arte, acesse:
- Para saber mais sobre o trabalho do artista, acesse:
- Para saber mais sobre como fazer tinta caseira para crianças, acesse:
- Para saber mais sobre como fazer massinha de modelar caseira para crianças, acesse:
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Imagens de apresentações de dança, música, teatro projetadas ou impressas.
- Equipamento para projeção de slides.
- Computador, tablet ou celular.
- Duas folhas de papel pardo.
- Imprimir Tabela - 1o ano.
- Imprimir Tabela - 2o ano.
- Folhas de papel A4 ou A3 de uma gramatura maior, 180g, por exemplo (uma para cada grupo).
- Kit desenho: canetas hidrográficas, lápis de cor ou giz de cera.
- Kit pintura: pincéis, tinta guache ou tinta caseira (ver receita em Para se aprofundar).
- Kit colagem: pedaços de papel colorido (para colagem), tesouras e cola.
- Kit escultura: massinha de modelar ou massinha de modelar caseira (ver receita em Para se aprofundar).
- Modelo do Mapa mental para ser reproduzido em uma folha de papel pardo.
- Fita adesiva.
- Tiras de papel colorido ou notas adesivas.
Observação: Coloque os kits em caixas e escolha se fará kits diferenciados para cada grupo ou um kit de um tipo só para todos os grupos.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Organização da aula
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações
A primeira parte da aula tem como objetivo fazer os estudantes começarem a refletir sobre o valor da arte em nossa vida, o valor financeiro de uma obra de arte e o que faz com que uma obra de arte tenha mais valor do que a outra. A turma estará reunida em uma roda de conversa em que irão responder as perguntas disparadoras e analisar imagens que mostram vários tipos de linguagens artísticas para que não pensem somente nas artes visuais. Eles irão refletir também sobre o valor e o cálculo do valor de uma obra de arte.
O que propor?
Reúna a turma em uma roda de conversa e pergunte:
- De que forma a arte está presente em sua vida?
- Qual a importância da arte na sua vida e da sua família?
Primeiramente, os estudantes devem trazer seus conhecimentos de arte e o papel dela na vida de cada um. Se os estudantes tiverem dificuldades em responder essa questão, pergunte-lhes:
- Quais formas de arte você conhece?
Dessa forma, terá uma ideia do que os estudantes sabem sobre as diferentes linguagens artísticas e de que forma elas são consumidas por eles e por suas famílias. Pergunte, então:
- Quanto custa uma obra de arte?
Espera-se que os estudantes levantem hipóteses sobre valores de quadros, esculturas, desenhos de acordo com a sua realidade, entretanto, pode ser que deixem de lado apresentações de teatro, cinema, televisão, dança e música. Leve imagens dessas linguagens artísticas impressas ou projete-as no quadro. Distribua, então, para os estudantes, ainda em roda, essas imagens e pergunte-lhes:
- Qual tipo de arte você identificou em cada imagem? O que você observou para identificá-la?
- Quanto vocês pagariam para assistir a uma apresentação dessas?
- Como se calcula o valor de uma obra de arte?
Os estudantes irão, primeiramente, analisar cada uma das imagens e perceber que os filmes da televisão ou do cinema, os shows, a dança, o teatro são linguagens artísticas. Pode ser que alguns deles voltem às perguntas anteriores, dizendo que assistem a vários filmes e desenhos animados na televisão ou que já foram ao teatro, por exemplo. Quanto ao valor que eles pagariam, estudantes dessa faixa etária podem não ter muita noção do valor de obras de arte ou de apresentações de cinema e teatro, então, eles podem trazer um valor muito abaixo ou muito acima do valor real. Nesse momento, acolha as hipóteses dos estudantes sem julgar se são coerentes ou não. Durante o plano, eles terão a oportunidade de analisar o valor de obras de diferentes linguagens artísticas. Faça a última pergunta e perceba se eles apresentam noções do material que é gasto, do esforço do artista, da sua preparação e do estudo na construção de sua obra.
Sugestão de imagens:
Sugestões de adequação
Caso não consiga nem imprimir, nem projetar as imagens, busque em jornais e revistas anúncios de peças teatrais, sessões de cinema, shows de música, leilões de arte. É importante que você parta de situações reais e plausíveis para os estudantes e não de uma situação inventada, portanto, esses recursos são bastante coerentes com a proposta.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações
Nesta parte da aula, os estudantes terão de discutir a partir de uma pergunta disparadora sobre o que é necessário para produzir uma obra de arte.
Divida a turma em grupos de quatro estudantes e explique-lhes que cada grupo deve pensar e anotar na tabela o que imagina ser necessário para pintar um quadro. Circule pelos grupos enquanto trabalham para verificar se apresentam dúvidas ou se todos do grupo estão participando e tendo suas opiniões acolhidas pelos demais. Reserve 10 minutos para essa etapa.
Na sequência, o grupo irá escolher um dos kits de arte e elaborar uma obra. Depois, pensarão no valor do quadro e justificarão perante os outros grupos a forma como calcularam esse valor. Reserve 15 minutos para essa etapa.
O que propor?
Ainda em roda, pergunte para o grupo:
- O que é necessário para pintar um quadro?
Divida os estudantes em grupos de quatro estudantes e distribua uma tabela para cada um deles. Explique-lhes que irão conversar com os colegas do grupo e pensar o que é necessário para pintar um quadro. Para o 1º ano, utilize a tabela somente com a lista de materiais, para isso, deixe pelo menos um estudante que já esteja escrevendo, pois o trabalho será fazer uma lista de palavras. Depois, dê a oportunidade a um grupo de trocar com o outro para acrescentar materiais que ainda não foram colocados. Para o 2º ano, utilize a tabela com a lista de materiais e, depois, com a sua ajuda busque os valores em sites de papelaria ou em panfletos de papelarias em que constam os valores. Caso não consiga precificar os materiais, peça-lhes para pesquisar em casa e retomar a tabela na aula seguinte. É importante os estudantes perceberem que para iniciar a produção das obras de arte, o artista já tem um gasto. Peça-lhes para compartilhar o que anotaram e registre em uma tabela semelhante numa folha de papel pardo.
Explique, então, que você vai disponibilizar kits de arte. Apresente para cada estudante os kits, mas não oriente o que devem fazer com cada um deles. Por exemplo, os estudantes podem usar a massinha de modelar tanto para fazer uma escultura quanto para fazer um quadro tridimensional. Os grupos deverão escolher o kit e um líder que irá até a mesa e pegar o kit escolhido. Se você quiser, utilize um tema que esteja de acordo com algum projeto que a turma esteja trabalhando ou deixe o tema livre para os grupos escolherem. Diga que todos do grupo devem trabalhar para que a obra fique pronta no tempo dado.
Enquanto os estudantes estiverem trabalhando em grupos com a obra de arte, circule pela sala e verifique se realmente todos estão contribuindo e ouvindo uns aos outros dentro do grupo. Realize boas perguntas enquanto caminha pelos grupos. Questione sobre o tema que estão trabalhando, técnica, cores e seus sentimentos enquanto produzem a obra. Esses pontos serão importantes quando forem estabelecer um valor para a obra de arte.
Quando terminarem, peça ao grupo para pensar em uma apresentação para sua obra de arte.
Sugestões de adequações: estudantes de 1º e 2º anos estão em processo de alfabetização, então, caso tenham dificuldade para fazer as anotações na tabela, faça a atividade coletivamente e anote os elementos citados pelos estudantes, mas deixe que eles analisem cada um deles.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações
Reúna os grupos em uma roda em que eles deverão mostrar a obra que criaram e explicar os materiais que utilizaram para realizá-la. A partir do questionamento, eles irão refletir se para criar a obra utilizaram somente materiais.
Retome a tabela que foi elaborada no papel pardo e anote os novos elementos que os estudantes trouxeram.
O que propor?
Peça a um componente do grupo que se levante e mostre a obra e os materiais que utilizaram para criá-la. Quando terminarem de mostrar, pergunte:
- Além dos materiais, o que mais foi utilizado?
Espera-se que os estudantes citem o trabalho que deu, o tempo que levaram, a inspiração para criar. Caso não pensem nisso, questione:
- Quem realizou o trabalho? De que forma foi realizado? Quanto tempo levou? De onde veio a ideia?
Anote na folha de papel pardo esses novos elementos que os estudantes forem trazendo. Anote fora da tabela para que os estudantes verifiquem que o trabalho do artista envolve muito mais do que somente o material de trabalho.
Pergunte, então:
- Se vocês fossem vender a sua obra, qual seria o valor?
- Por que vocês venderiam por esse valor?
Provoque a reflexão dos estudantes, questionando se eles consideraram no valor somente o custo dos materiais ou se consideraram também o tempo, o trabalho, a inspiração, o valor afetivo.
Nessa faixa etária a intenção é que eles reflitam sobre esses pontos e não que expressem um valor exato para suas obras. A ideia de valor monetário ainda não está desenvolvida completamente no 1º e 2º anos, portanto, caso o valor seja muito alto, pergunte se eles teriam algum cliente que pagaria esse valor. Se for muito baixo, pergunte se o valor cobre os materiais que foram usados.
Sugestões de adequação
Caso alguma obra de arte tenha que secar por causa da tinta, peça aos grupos para circular pela sala e apreciar as obras dos colegas.
Aprendizado
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações
Proponha uma avaliação coletiva para o grupo. Reúna a turma em uma roda. Explique que, coletivamente, eles irão utilizar um mapa mental para anotar o que aprenderam sobre o trabalho do artista e a importância do consumo da arte.
Os estudantes irão escrever em tirinhas de papel colorido suas conclusões e colocar no mapa mental.
Comente brevemente o que os estudantes forem colocando no mapa mental e não deixe passar conceitos equivocados.
O que propor?
Com a turma sentada em roda, explique-lhes que a atividade será uma retomada de tudo o que eles aprenderam durante a aula.
Prenda com fita adesiva o papel pardo com o mapa mental já organizado no quadro, leia para a turma cada parte do mapa mental e explique alguns itens caso algum estudante apresente dúvidas. Distribua notas adesivas ou tiras de papel colorido para cada grupo. Os estudantes devem escrever suas conclusões nas tirinhas e colar no local apropriado no mapa mental. Eles podem escolher um deles para escrever ou todos podem escrever juntos, somente devem ter cuidado para diversificar o que vão escrever para que não escrevam as mesmas coisas.
É importante que eles escrevam que arte não envolve somente as artes visuais, mas também música, teatro, cinema, televisão, dança entre outros. Caso algum estudante traga outros tipos de arte, como, por exemplo, fotografia, comente positivamente.
Quanto ao trabalho e ao valor da obra de arte, os estudantes precisam perceber que o artista é um profissional e precisa do dinheiro que as pessoas pagam para ir a um show ou ao teatro para sobreviver. Eles também devem perceber que colocar valor em uma obra de arte é difícil, porque envolve sentimento, inspiração, tempo, além do material concreto.
Encerre a aula mostrando a importância do consumo da arte, pois vários artistas dependem desse consumo para a formação da sua renda. Estimule-os também a variarem a forma de arte a ser consumida, pois isso trará um enriquecimento muito grande para eles e para suas famílias.
Sugestões de adequação
Dependendo do nível da turma, se eles já têm experiência em construção de mapa mental, imprima e distribua um para cada grupo.
Caso a turma ainda esteja em processo de alfabetização e não escreva, você pode escrever nas tirinhas de papel o que os estudantes forem dizendo e mostrar para a turma. Nessa adequação, a atividade levará mais tempo do que eles trabalhando todos juntos nos grupos.