Plano de Aula

Plano de aula: Arte e consumo

mais ações

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades de 1º e 2º anos e os  componentes curriculares de Arte e Língua Portuguesa. O plano trata da temática de consumo e pretende-se que os estudantes reflitam sobre as possibilidades de atuação profissional e de remuneração pela arte. O foco será no processo de criação artística e na renda que pode ser gerada pela arte e o que o artista considera para estabelecer o valor de sua obra. Será também incentivado o consumo de diferentes linguagens artísticas como uma forma de enriquecimento cultural pessoal.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Arte e consumo.
  • Valor de uma obra de arte.
  • A renda gerada pela arte.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer como as diferentes linguagens artísticas são consumidas.
  • Identificar os gastos que o artista tem ao produzir uma obra de arte.
  • Analisar o trabalho do artista relacionando-o com o valor final da obra.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e comunicação

10. Responsabilidade e cidadania

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. "Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro". Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

Ação prévia

Neste plano de aula, os estudantes irão analisar o trabalho do artista, seus gastos e o valor final da obra de arte que será comprada por um consumidor. Esse valor é bastante subjetivo, pois parte da criatividade, emoção e energia que o artista coloca em sua obra de arte, além de gastos que ele tem com materiais e produção. Caso seus estudantes não tenham tido chance de apreciar diferentes linguagens artísticas, traga imagens e vídeos que mostrem diferentes formas de experimentar a arte: exposições, peças teatrais e shows (mesmo que sejam em vídeos), por exemplo.

Para se aprofundar

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Imagens de apresentações de dança, música, teatro projetadas ou impressas.
  • Equipamento para projeção de slides.
  • Computador, tablet ou celular.
  • Duas folhas de papel pardo.
  • Imprimir Tabela - 1o ano.
  • Imprimir Tabela - 2o ano.
  • Folhas de papel A4 ou A3 de uma gramatura maior, 180g, por exemplo (uma para cada grupo).
  • Kit desenho: canetas hidrográficas, lápis de cor ou giz de cera.
  • Kit pintura: pincéis, tinta guache ou tinta caseira (ver receita em Para se aprofundar).
  • Kit colagem: pedaços de papel colorido (para colagem), tesouras e cola.
  • Kit escultura: massinha de modelar ou massinha de modelar caseira (ver receita em Para se aprofundar).
  • Modelo do Mapa mental para ser reproduzido em uma folha de papel pardo.
  • Fita adesiva.
  • Tiras de papel colorido ou notas adesivas.

Observação: Coloque os kits em caixas e escolha se fará kits diferenciados para cada grupo ou um kit de um tipo só para todos os grupos.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados