Plano de Aula

Plano de aula: Planilhando gastos da nossa casa

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos para o 9º ano do Ensino Fundamental, envolvendo o componente curricular Matemática.

Mais do que analisar gráficos e tabelas, o estudante precisa ser capaz de construí-los de modo que se tornem ferramentas úteis para aplicação cotidiana. A partir deste plano, temos a possibilidade de organizar as informações financeiras de uma residência para que os estudantes consigam escolher estratégias de organização e análise sobre organizações já criadas, principalmente na leitura de gráficos obtidos a partir do planejamento financeiro familiar.

Analisar as informações sobre os gastos de uma casa não é algo tão simples. É preciso organizar primeiro as informações e buscar comparações plausíveis sobre o que foi planilhado, construindo argumentações sobre os dados obtidos. O cálculo de médias de gastos com contas fixas, como luz, água, telefone, ou ainda o cálculo de uma média de gastos com mercado, combustível, também são fatores que permitem estimar os custos para o bom funcionamento de uma residência.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Planilha eletrônica.
  • Medidas de tendência central (média).
  • Planejamento de orçamento familiar.

Objetivos de aprendizagem

  • Calcular médias aritméticas usando planilhas eletrônicas.
  • Analisar gráficos e tabelas com o auxílio de planilhas eletrônicas.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação