Plano de Aula

Plano de aula: Planilhando gastos da nossa casa

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos para o 9º ano do Ensino Fundamental, envolvendo o componente curricular Matemática.

Mais do que analisar gráficos e tabelas, o estudante precisa ser capaz de construí-los de modo que se tornem ferramentas úteis para aplicação cotidiana. A partir deste plano, temos a possibilidade de organizar as informações financeiras de uma residência para que os estudantes consigam escolher estratégias de organização e análise sobre organizações já criadas, principalmente na leitura de gráficos obtidos a partir do planejamento financeiro familiar.

Analisar as informações sobre os gastos de uma casa não é algo tão simples. É preciso organizar primeiro as informações e buscar comparações plausíveis sobre o que foi planilhado, construindo argumentações sobre os dados obtidos. O cálculo de médias de gastos com contas fixas, como luz, água, telefone, ou ainda o cálculo de uma média de gastos com mercado, combustível, também são fatores que permitem estimar os custos para o bom funcionamento de uma residência.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Planilha eletrônica.
  • Medidas de tendência central (média).
  • Planejamento de orçamento familiar.

Objetivos de aprendizagem

  • Calcular médias aritméticas usando planilhas eletrônicas.
  • Analisar gráficos e tabelas com o auxílio de planilhas eletrônicas.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Para o desenvolvimento dessa aula é importante que os estudantes já tenham trabalhado com o plano de aula “Planilha eletrônica no planejamento familiar”. Caso isso não tenha acontecido, é importante planejar uma sequência de aulas que atenda o trabalho com esses dois planos.

Antes de iniciar esta aula, proponha aos estudantes que criem um modelo de planilha orçamentária familiar e tragam os seus modelos para uso durante a aula. Caso algum estudante não tenha realizado essa tarefa previamente, forneça o Modelo 1 e o Modelo 2 de orçamentos para que seja utilizado, porém reforce o pedido de um modelo, principalmente pela experiência de produção do planejamento financeiro familiar.

Outro conceito importante para o desenvolvimento deste plano de aula, além da leitura de gráficos e tabelas, será o de média aritmética. Verifique os planos de aula disponíveis na seção Para se aprofundar referentes a estes temas e que podem auxiliar na construção dessas ideias. Para isso, solicite que os estudantes tragam para a sala de aula as contas de água e de energia elétrica (ou cópias delas - que podem estar disponíveis digitalmente e facilitam as análises posteriores) dos últimos 6 meses.

Reforce para a turma a importância de trazer os materiais solicitados, a fim de que a aula possa ser desenvolvida com o máximo aproveitamento possível.

Para se aprofundar

Para que o trabalho de planejamento financeiro familiar tenha sentido, é importante conhecer as dores e as necessidades do grupo com o qual você desenvolverá este plano de aula. Seguem algumas dicas para refletir sobre as possibilidades de planejamento financeiro que podem ajudar na construção da aula:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Aparelhos eletrônicos para que os estudantes possam acessar a internet para pesquisa.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO