Plano de Aula

Plano de aula: Planilhando gastos da nossa casa

mais ações

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Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos para o 9º ano do Ensino Fundamental, envolvendo o componente curricular Matemática.

Mais do que analisar gráficos e tabelas, o estudante precisa ser capaz de construí-los de modo que se tornem ferramentas úteis para aplicação cotidiana. A partir deste plano, temos a possibilidade de organizar as informações financeiras de uma residência para que os estudantes consigam escolher estratégias de organização e análise sobre organizações já criadas, principalmente na leitura de gráficos obtidos a partir do planejamento financeiro familiar.

Analisar as informações sobre os gastos de uma casa não é algo tão simples. É preciso organizar primeiro as informações e buscar comparações plausíveis sobre o que foi planilhado, construindo argumentações sobre os dados obtidos. O cálculo de médias de gastos com contas fixas, como luz, água, telefone, ou ainda o cálculo de uma média de gastos com mercado, combustível, também são fatores que permitem estimar os custos para o bom funcionamento de uma residência.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Planilha eletrônica.
  • Medidas de tendência central (média).
  • Planejamento de orçamento familiar.

Objetivos de aprendizagem

  • Calcular médias aritméticas usando planilhas eletrônicas.
  • Analisar gráficos e tabelas com o auxílio de planilhas eletrônicas.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Para o desenvolvimento dessa aula é importante que os estudantes já tenham trabalhado com o plano de aula “Planilha eletrônica no planejamento familiar”. Caso isso não tenha acontecido, é importante planejar uma sequência de aulas que atenda o trabalho com esses dois planos.

Antes de iniciar esta aula, proponha aos estudantes que criem um modelo de planilha orçamentária familiar e tragam os seus modelos para uso durante a aula. Caso algum estudante não tenha realizado essa tarefa previamente, forneça o Modelo 1 e o Modelo 2 de orçamentos para que seja utilizado, porém reforce o pedido de um modelo, principalmente pela experiência de produção do planejamento financeiro familiar.

Outro conceito importante para o desenvolvimento deste plano de aula, além da leitura de gráficos e tabelas, será o de média aritmética. Verifique os planos de aula disponíveis na seção Para se aprofundar referentes a estes temas e que podem auxiliar na construção dessas ideias. Para isso, solicite que os estudantes tragam para a sala de aula as contas de água e de energia elétrica (ou cópias delas - que podem estar disponíveis digitalmente e facilitam as análises posteriores) dos últimos 6 meses.

Reforce para a turma a importância de trazer os materiais solicitados, a fim de que a aula possa ser desenvolvida com o máximo aproveitamento possível.

Para se aprofundar

Para que o trabalho de planejamento financeiro familiar tenha sentido, é importante conhecer as dores e as necessidades do grupo com o qual você desenvolverá este plano de aula. Seguem algumas dicas para refletir sobre as possibilidades de planejamento financeiro que podem ajudar na construção da aula:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Aparelhos eletrônicos para que os estudantes possam acessar a internet para pesquisa.

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