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Planilha eletrônica no planejamento familiar

Plano de aula sobre Planilha eletrônica e organização familiar para trabalhar Educação Financeira no 9o ano do Ensino Fundamental

POR:
novaescola

Descrição do plano

Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar.

Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF09MA23), (EF09GE12) e (EF09GE13) e que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes.

O plano trata das temáticas de planejamento para a compra de um produto. Com ele pretende-se que os alunos reflitam sobre as estratégias de planejamento para aquisição de um produto, visando economizar dinheiro, sabendo, inclusive, o quanto pode ser economizado em cada estratégia.

Habilidades

  • (EF09MA23) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.
  • (EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
  • (EF09GE13) Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.

Ano

  • 9o ano do Ensino Fundamental

Objeto de conhecimento

  • Planilha eletrônica.
  • Medidas de tendência central (média).
  • Organização urbana e rural da comunidade.
  • Planejamento de orçamento familiar.

Objetivos de aprendizagem

  • Explorar as funcionalidades de uma planilha eletrônica.
  • Criar estratégias de organização para um orçamento familiar.

Competências gerais

  • 1 - Conhecimento. 
  • 2 - Pensamento científico, crítico e criativo.
  • 4 - Comunicação. 
  • 6 - Trabalho e projeto de vida 
  • 7 - Argumentação. 
  • 8 - Autoconhecimento e autocuidado.
  • 9 - Empatia e cooperação. 

1. Para começar

Sobre os planos de educação financeira

A educação financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de educação financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula. 

Os planos de educação financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal. 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

 

Ação prévia

Sugere-se que antes desta aula a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC que esteja contemplada neste plano e que aborde o tema “planilha eletrônica”. Caso ela ainda não tenha sido contemplada em seu plano de trabalho, faça uma breve introdução. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos a seguir e que se encontram no item ``Para se aprofundar... e embasar seu trabalho. 

A proposta deste plano de aula está pautada na metodologia da sala de aula invertida. Assim, disponibilize aos alunos as duas matérias a seguir para que eles leiam antes da aula e façam uma síntese do que eles identificaram como informações mais importantes nelas. Divida a sala em dois grupos, indicando uma matéria para cada um:

(Caso não seja possível os alunos acessarem digitalmente as matérias indicadas acima, disponibilize o texto delas na forma impressa).

Depois, todos os alunos devem pesquisar os gastos mensais fixos da residência onde vivem e registrá-los em uma tabela. Sobre esses gastos, peça aos alunos que registrem os dados das últimas três contas de água e de energia elétrica.

Os alunos devem estar de posse de todas essas informações (análise da matéria e tabela de gastos) no momento de desenvolvimento deste plano de aula.

Obs.: no caso de estar trabalhando totalmente remoto, solicite aos alunos que analisem as duas matérias previamente.

 

Para se aprofundar 

2. Aula

Orientações iniciais

Tempo sugerido: 50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:

  • caderno para registro das informações discutidas;
  • um computador por dupla (caso tenha apenas um para uso com a turma, se faz necessário um projetor).

Organização da aula:

Contexto

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações

Pensando em uma estratégia de sala de aula invertida, os alunos receberão uma orientação prévia (em sala de aula ou virtualmente no formato remoto) para pesquisarem um produto que eles gostariam de comprar. Eles devem trazer para a sala de aula diferentes modelos, valores e um parágrafo que justifique o porquê da escolha desse tipo de produto.

Depois disso, organize a turma em duplas para realizarem o exercício.

O que propor? 

Com as duplas formadas, os alunos devem discutir sobre os textos analisados, a partir das seguintes questões:

1 - Quais são os principais desafios orçamentários de uma família?

2 - O que não pode faltar na organização de um orçamento familiar?

3 - Como podemos usar uma planilha eletrônica para essa organização?

4 - Como as situações de crise impactam o orçamento de uma família?

Os alunos terão 6 minutos para organizar o que pensaram em suas duplas. Use os 9 minutos previstos nessa etapa para que eles socializem as discussões. Aproveite para circular entre as duplas e identificar as que podem trazer boas contribuições para o grupo. Avise os alunos que as duplas que não tiverem oportunidade de falar, nas próximas etapas serão chamadas para apresentar o desenvolvimento das suas atividades.

Após a socialização das ideias, vamos passar para a próxima etapa da aula.

Sugestões de adequação 

No caso de estarem totalmente remotos, garanta que os alunos trabalhem com os dois textos previamente e abra para a socialização, escolhendo a melhor estratégia (síncrona ou assíncrona para essa etapa).

Problematização

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações

Com as duplas organizadas em um computador cada, peça para que abram o Google planilhas e explorem as possibilidades dele. Circule entre as duplas esclarecendo dúvidas e fazendo perguntas que promovam reflexões e a busca por descobertas: Como são inseridas fórmulas nas planilhas eletrônicas? Como podemos indicar a soma de dois valores na planilha? E a soma de uma coluna inteira de informações?

Abra as dúvidas que entender serem mais pertinentes sobre as planilhas eletrônicas para que toda a turma possa opinar e propor soluções.

O que propor?

Questione a turma sobre a regularidade do valor da conta de água e de energia elétrica: o valor é sempre o mesmo? Como é possível identificar uma boa previsão para estruturar um orçamento da casa onde você mora?

Instigue as duplas a concluírem que o valor oscila (exceto quando o consumo de água é abaixo do mínimo e a conta se mantém equivalente). Para que se tenha um planejamento mínimo, qual medida de tendência central pode ser a mais adequada para essa previsão de valor das contas?

Depois da turma identificar a média como uma estratégia interessante, solicite às duplas que organizem as informações que colheram sobre as contas de água e de energia elétrica, de modo a calcular a média do valor das contas dos últimos 3 meses (dos dois tipos: água e energia elétrica) para as informações dos dois integrantes da dupla. As duplas devem fazer isso usando as planilhas eletrônicas.

Após o cálculo das médias, peça aos alunos que listem as informações que utilizariam para a organização de um orçamento familiar. Questione as duplas sobre o porquê escolher tais informações, pedindo que façam uso das médias calculadas anteriormente.

Sugestões de adequação 

Caso não seja possível trabalhar com um computador por dupla, faça a discussão coletivamente, projetando as perguntas e discutindo com a turma sobre o que for proposto pelos alunos.

Sistematização

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações

Mantenha a organização da turma em duplas, para que elas possam discutir o que deve compor a lista proposta a seguir. 

O que propor?

Organize com os alunos uma lista de gastos essenciais para integrar o orçamento familiar deles. Enquanto os alunos falam, o professor registra no quadro. Finalizado o registro, todos devem fazer tal registro em seus respectivos cadernos.

Sugestões de adequação 

Se o trabalho for totalmente remoto, é possível fazer essa organização virtualmente, usando um documento via Google documentos.

Aprendizado

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientações

Ainda nas duplas organizadas no início da aula, os alunos vão escolher com quais dos dados obtidos eles vão trabalhar (somente de um dos integrantes da dupla).

Indicamos esta planilha aqui como modelo, caso você tenha alguma dificuldade com a organização (lembrando que são todos dados fictícios):

https://docs.google.com/spreadsheets/d/10YOPpHv43alWHowLynXN_gRSdy9sCFbphpe34gYGlRE/edit?usp=sharing 

A primeira aba da planilha propõe uma organização para orçamento familiar com alguns dados. A segunda indica o cálculo das médias das contas de água e de energia elétrica. Atente para as fórmulas utilizadas nas células em destaque.

O que propor?

Você vai propor que as duplas organizem o orçamento familiar de um dos integrantes, no qual seja possível obter as seguintes informações em um mês:

  • total gasto pela família;
  • total recebido como salário;
  • o saldo financeiro da família.

O orçamento deve ser produzido utilizando uma planilha eletrônica.

Sugestões de adequação

No caso de não ser possível utilizar uma planilha eletrônica para a atividade, sugira aos alunos que organizem os dados em tabelas no caderno e utilizem a calculadora para verificar os valores encontrados. É importante que eles consigam redigir um breve parágrafo explicando o que fizeram para encontrar os valores identificados.

3. Ensino Remoto

Disponibilize digitalmente as informações prévias referentes às matérias indicadas, mantendo a proposta de sala de aula invertida. Organize a turma para que a socialização das estratégias aconteça coletivamente e a construção das médias e das planilhas orçamentárias sejam feitas individualmente. A socialização dos resultados obtidos pode ser feita por e-mail, com o envio do link da planilha produzida para o professor.

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