Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos, contemplando a habilidade EF09MA05do componente curricular Matemática. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre o relacionamento com uma instituição bancária, que dispõe de diversos produtos, como oferecer crédito e investimentos. A partir da comparação entre produtos e opções de investimento, os estudantes devem ser capazes de responder às perguntas: como escolher o melhor produto bancário? Por que escolhê-lo (ou não)? Quais os critérios utilizados para fazer essa escolha? Como comparar as possibilidades de investimentos?
Planejar, a partir de questões aritméticas ligadas à porcentagem, qual produto bancário escolher e quando e como usá-lo.
Comparar diferentes opções de investimentos bancários, selecionando o mais vantajoso.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Projeto de vida
7. Argumentação
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para esta aula, é necessário que os estudantes conheçam gráficos e planilhas e compreendam os significados e os procedimentos aritméticos de números não-inteiros finitos como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, bem como a porcentagem enquanto partes de um todo. Isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100, ou um inteiro, bem como 10% equivale a 10/100 ou 0,1. Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que para aprender com um recurso é preciso ter aprendido o recurso antes. Caso considere necessário, para seu embasamento, faça uma revisão sobre o uso de calculadoras em cálculos percentuais.
Para se aprofundar:
É possível ler sobre o uso da calculadora, acessando:
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Calculadora.
Folhas de papel A4 com ou sem pauta.
Computadores com internet ou apenas para projeção, se possível.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido
6 minutos.
Orientações
Nesta etapa, propomos uma reflexão sobre os produtos que podem ser adquiridos de um banco ao abrir uma conta. Sabemos que, no momento de abertura de conta bancária, todo indivíduo recebe uma oferta considerável de produtos, opções de investimento, diferenciais na conta bancária etc. Mas todas essas opções se resumem, essencialmente, em guardar (investir) ou emprestar dinheiro (dar crédito). E é nesse sentido que essa etapa da aula está pensada.
O que propor?
Projete os seguintes vídeos para os estudantes.
Depois, proponha uma discussão entre os estudantes, partindo do seguinte questionamento:
- Quais são os principais serviços oferecidos pelos bancos como produtos de seu funcionamento?
Ouça as respostas e realize mediações. Esse não é um momento para que os estudantes tragam respostas completas, mas para que se aproximem, essencialmente, da ideia de que há dois produtos oferecidos pelos bancos: dar crédito ou fazer investimento com seu dinheiro. Ressalte que há diversos tipos de créditos e de investimentos, justamente pela diversidade de relações que foram apresentadas nos vídeos.
Sugestões de adequação
Na impossibilidade de assistir aos vídeos na escola, crie um texto resumindo as histórias dos vídeos e apresente aos estudantes.
Problematização
Tempo sugerido
33 minutos.
Orientações
Nesta etapa, a intenção é comparar escolhas de produtos bancários, usando a Matemática como suporte. Divida a turma em grupos de, no máximo, cinco estudantes antes de propor a atividade desta etapa. Também temos a intenção de mostrar como algumas tecnologias podem ajudar a realizar atividades aritméticas.
O que propor?
Apresente aos grupos o seguinte caso:
“João quer comprar um carro, pois a empresa em que ele quer trabalhar exige que ele tenha um, para se deslocar com rapidez. Sem carro, ele não pode trabalhar nesta empresa. Mas, com o carro em mãos, ele conseguiria trabalhar nessa empresa e guardar cerca de 1.300 reais de seu salário por mês, sem fazer falta para as contas pessoais e até para a diversão.
Joana quer comprar um carro, pois é um sonho de consumo que facilitaria seus passeios. E ela gosta muito de passear. Com o que ganha em seu trabalho, ela também tem a capacidade de economizar 1.300 reais por mês.
Os dois são amigos e decidiram abrir uma conta no mesmo banco e com as mesmas características. Logo, eles dispõem das mesmas opções de crédito e investimentos. Por exemplo:
- Crédito de 35mil reais para financiar um automóvel;
- Crédito pessoal de 35mil reais;
- Investimento na poupança, que normalmente é livre de imposto de renda;
- Investimento em outras modalidades como o Crédito de Depósito Bancário (CDB), em que incide imposto de renda.
Para conceder o crédito para financiar o carro ou para fins pessoais, o banco informa que cobra uma taxa de juros em torno de 1,42% ao mês. Se fizerem uso desse crédito, João e Joana têm o pensamento de quitar essa dívida em 3 anos. Para saber o valor de suas prestações, basta usar a [calculadora do cidadão] na modalidade de financiamento com prestações fixas.
O investimento na poupança rende ao correntista aproximadamente 0,5% ao mês. Já uma modalidade ligada ao CDB rende um pouco mais, cerca de 1% ao mês, mas há uma cobrança de imposto de renda em torno do rendimento final de 15%. Se resolverem fazer qualquer um desses investimentos, suas intenções é que durem 3 anos. E, para saber o valor que se terá ao final de 3 anos, use a [calculadora do cidadão_2] na modalidade de aplicação com depósitos regulares.
Com essas informações, João e Joana têm que tomar uma decisão acerca do que fazer.”
Informe que a tarefa de cada grupo é comparar as possibilidades de crédito e investimento por cálculos matemáticos – sabendo que se eles escolherem o CDB ainda devem ser diminuídos 15% do rendimento – para refletir sobre a melhor decisão de cada um. Aqui se espera que façam uso da calculadora do cidadão e lembrem-se de retirar por conta própria os 15% do valor final em relação ao CDB.
Sugestões de adequação
Na ausência de internet, pode fazer uso da [Planilha] de forma offline, projetando os resultados.
Se nem o uso de computador for possível, pode-se utilizar a calculadora como explicado no documento Exemplos de cálculos com a calculadora, com um resultado bem aproximado ao que é o praticado pelo banco, já que os bancos usam algumas fórmulas com aproximações próprias que contemplam as situações acima e, em termos de ideias e decisões a serem tomadas, ela é suficiente. E você pode imprimir ou reproduzir passo a passo com seus estudantes.
Sistematização
Tempo sugerido
6 minutos.
Orientações
Nesta etapa, a intenção é discutir os resultados a que os grupos chegaram.
O que propor?
Peça que os grupos compartilhem os resultados que encontraram e discutam sobre a melhor decisão de cada um, trazendo suas justificativas. Espera-se que as justificativas sejam no sentido de perceber que, nesse caso, para João é melhor fazer o financiamento do carro, para assim ter uma renda. Já para Joana o melhor é fazer um investimento como a poupança, que neste período, guardando o mesmo valor da prestação do financiamento de R$1.248,54, proporciona um valor de R$49.358,26 e não tem descontos de Imposto de Renda. Isto porque o CDB nesse período renderia R$54.321,04, mas com o desconto de 15% do Imposto de Renda o valor a receber seria de 54.321,04 x 0,85 = 46.172,88.
É importante que você registre as justificativas com a resolução das ideias no quadro, de forma que os grupos possam acompanhar o que cada um fez. É possível desenvolver um painel de soluções para que os estudantes possam conhecer outras estratégias de resolução para o que foi desenvolvido em aula.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
5 minutos.
Orientações
Nesta etapa, a intenção é provocar reflexões sobre como escolher um produto bancário.
O que propor?
Pergunte aos estudantes:
- O que se deve considerar na hora de escolher um produto bancário?
Peça que registrem suas respostas em frases curtas no próprio caderno.
Espera-se que percebam as necessidades e utilidades, que avaliem as condições financeiras de cada produto bancário e que tambémconsiderem a parte racional e emocional.
Esta aula pode ser aplicada no contexto remoto de aulas síncronas com a mesma estrutura. Para um contexto remoto assíncrono, pode-se fazer uma adaptação para o uso de uma sequência didática a ser seguida com a mesma dinâmica da metodologia de sala de aula invertida. Com os resultados sendo enviados pelo canal institucional conveniente, servindo para um feedback sobre as aprendizagens.
1- Peça para assistirem aos vídeos da seção Contexto.
2- Envie a história da seção Problematização e peça que respondam à tarefa usando os links da calculadora do cidadão.
3- Peça uma justificativa por escrito sobre a melhor escolha de cada um.
4- Faça a pergunta que consta na seção O que aprendemos?Peça as respostas por vídeos ou imagens.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.