Plano de Aula

Plano de aula: Crédito e principais produtos bancários

Descrição

Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos, contemplando a habilidade EF09MA05 do componente curricular Matemática. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre o relacionamento com uma instituição bancária, que dispõe de diversos produtos, como oferecer crédito e investimentos. A partir da comparação entre produtos e opções de investimento, os estudantes devem ser capazes de responder às perguntas: como escolher o melhor produto bancário? Por que escolhê-lo (ou não)? Quais os critérios utilizados para fazer essa escolha? Como comparar as possibilidades de investimentos?

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Cálculo de porcentagem utilizando a calculadora,
  • Potenciação.
  • Possibilidade do uso de planilhas.
  • Planejamento.

Objetivos de aprendizagem

  • Planejar, a partir de questões aritméticas ligadas à porcentagem, qual produto bancário escolher e quando e como usá-lo.
  • Comparar diferentes opções de investimentos bancários, selecionando o mais vantajoso.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Projeto de vida

7. Argumentação