Planilha Prestac?o?es fixas.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Crédito e principais produtos bancários
Por: Fabio Menezes
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos, contemplando a habilidade EF09MA05 do componente curricular Matemática. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre o relacionamento com uma instituição bancária, que dispõe de diversos produtos, como oferecer crédito e investimentos. A partir da comparação entre produtos e opções de investimento, os estudantes devem ser capazes de responder às perguntas: como escolher o melhor produto bancário? Por que escolhê-lo (ou não)? Quais os critérios utilizados para fazer essa escolha? Como comparar as possibilidades de investimentos?
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Cálculo de porcentagem utilizando a calculadora,
- Potenciação.
- Possibilidade do uso de planilhas.
- Planejamento.
Objetivos de aprendizagem
- Planejar, a partir de questões aritméticas ligadas à porcentagem, qual produto bancário escolher e quando e como usá-lo.
- Comparar diferentes opções de investimentos bancários, selecionando o mais vantajoso.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Projeto de vida
7. Argumentação
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para esta aula, é necessário que os estudantes conheçam gráficos e planilhas e compreendam os significados e os procedimentos aritméticos de números não-inteiros finitos como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, bem como a porcentagem enquanto partes de um todo. Isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100, ou um inteiro, bem como 10% equivale a 10/100 ou 0,1. Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que para aprender com um recurso é preciso ter aprendido o recurso antes. Caso considere necessário, para seu embasamento, faça uma revisão sobre o uso de calculadoras em cálculos percentuais.
Para se aprofundar:
- É possível ler sobre o uso da calculadora, acessando:
Como calcular porcentagens com calculadora. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/matematica/como-calcular-porcentagens-com-calculadora.htm. Acesso em 05 Jan. 2022.
Como calcular porcentagem na calculadora comum - Simples e rápido. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mEGqY2FuEX8. Acesso em 05 Jan. 2022.
- É possível que o plano “Jogando com porcentagens” seja útil como precursor desta aula. Disponível em: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/6ano/matematica/jogando-com-porcentagens/1364. Acesso em 05 Jan. 2022.
- Para saber mais sobre planilha digital, acesse:
Como usar o Google Planilhas. Disponível em: https://support.google.com/docs/answer/6000292?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop. Acesso em 05 Jan. 2022.
5 Dicas e truques do Planilhas Google que você precisa saber! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=16xckle0Vus. Acesso em 05 Jan. 2022.
- Para saber mais sobre a calculadora do cidadão, acesse:
Calculadora do cidadão. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/calculadoradocidadao. Acesso em 05 Jan. 2022.
- Para saber mais sobre como trabalhar em grupo, indicamos o livro Planejando o Trabalho em Grupo, de Elisabeth G. Cohen e Rachel A. Lotan.
- Para saber mais sobre painel de soluções, consulte o link do material do curso sobre Esforço Produtivo, produzido pela Nova Escola: https://novaescola.org.br/cursos/wp-content/uploads/2018/09/Pages-from-NE-cursos_resolucao-etapa4-1.pdf Acesso em 05 Fev. 2022.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Calculadora.
- Folhas de papel A4 com ou sem pauta.
- Computadores com internet ou apenas para projeção, se possível.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO