Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rebeca Xavier
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: O estrangeirismo no gênero vlog
Finalidade da aula: Identificar as marcas textuais do estrangeirismo na fala do brasileiro, levando em consideração o teor cultural e social desse fenômeno no gênero vlog.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Variação linguística
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF09LP12
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar o estrangeirismo no fala do brasileiro no gênero vlog como uma marca textual da influência cultural e social de outras realidades linguísticas.
Materiais necessários: Equipamento de multimídia (computador, caixa de som e retroprojetor/data-show), internet para acessar o vlog Chuva de likes no YouTube, cartolinas (ou material similar, como folhas A3) e canetinhas.
Dificuldades antecipadas:
- Não compreender o uso de termos estrangeiros como parte do repertório vocabular do brasileiro, uma vez que o vlog apresentado pode não estar refletindo a sua realidade.
- Inicialmente, compreender a influência estrangeira muito associada ao comportamento e às marcas de roupa e acessórios utilizadas;
- Compreender como marcas de cultura estrangeira na fala apenas termos que ainda não foram aportuguesados ou que não entraram para o vocabulário comum, como “like”.
- Sentir certa dificuldade em identificar palavras estrangeiras, quando estas já estiverem incorporadas à fala do brasileiro ou quando já estiverem com a ortografia “aportuguesada”.
- Sentir dificuldade em escrever as palavras estrangeiras faladas no vlog, por desconhecer a estrutura da língua de origem.
Referências sobre o assunto:
- ARCARI, V. D.; COLAÇO, S. F.. "Os estrangeirismos na linguagem do cotidiano". Disponível em: http://www.ufsm.br/gpforma/1senafe/bibliocon/osestrangeirismos.rtf
- CORUJA, P.. “Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário”. In: Comunicologia: Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília. V. 10, N. 1, JAN./JUN., 2017. Disponível em: https://bdtd.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8128
- FARACO, C. A. (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno das línguas. São Paulo: Parábola, 2001.
- FURTADO, S. R.. Léxico e identidade linguística: formação do vocabulário do português-brasileiro pelos estrangeirismos. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2008. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14502/1/Suzana%20Ramalho%20Furtado.pdf.
- LIMA, F.; LUNA, R.P. Pensando o vlog como gênero textual aplicado ao ensino. In: III Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais - III SINALGE, 2012, Campina Grande. Linguagens, gêneros e discursos. João Pessoa: Ideia, 2012. v. 1. p. 638-649.
- OLIVEIRA, A. M.. O estrangeirismo. Monografia disponível em: https://pt.slideshare.net/BPJCA/o-estrangeirismo
- SOUSA, G. M. R. de. "O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula". SINALGE - IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais. Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID25_14032017175639.pdf