Plano de aula: O estrangeirismo no gênero vlog

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Estrangeirismos

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar o estrangeirismo no fala do brasileiro no gênero vlog como uma marca textual da influência cultural e social de outras realidades linguísticas.

Materiais necessários: Equipamento de multimídia (computador, caixa de som e retroprojetor/data-show), internet para acessar o vlog Chuva de likes no YouTube, cartolinas (ou material similar, como folhas A3) e canetinhas.

Dificuldades antecipadas:

• Não compreender o uso de termos estrangeiros como parte do repertório vocabular do brasileiro, uma vez que o vlog apresentado pode não estar refletindo a sua realidade.
  • Inicialmente, compreender a influência estrangeira muito associada ao comportamento e às marcas de roupa e acessórios utilizadas;
  • Compreender como marcas de cultura estrangeira na fala apenas termos que ainda não foram aportuguesados ou que não entraram para o vocabulário comum, como “like”.
  • Sentir certa dificuldade em identificar palavras estrangeiras, quando estas já estiverem incorporadas à fala do brasileiro ou quando já estiverem com a ortografia “aportuguesada”.
  • Sentir dificuldade em escrever as palavras estrangeiras faladas no vlog, por desconhecer a estrutura da língua de origem.

Referências sobre o assunto:

Tema da Aula

Orientações:

• Fale para a turma a proposta da aula do dia: identificar as marcas da influência estrangeira na nossa fala.
  • Peça que os alunos se organizem em grupos de 4 alunos.
  • Informe que, nessa aula, será exibido para eles um vlog como corpus para a o desenvolvimento da atividade.